14 de novembro, de 2020 | 08:16

Festival Takorama vai até o dia 30

Evento internacional de cinema exibe curtas-metragens infantis gratuitos

Educadores, crianças e jovens em todo o país têm até o dia 30 de novembro para participar do Takorama Brasil - Festival Internacional de Cinema, que integra a programação do Salão do Livro do Vale do Aço.

Divulgação/ACS SLVA
IguaisIguais
Com mais de 30 mil acessos, o evento leva entretenimento, arte e diversão grátis, exibindo filmes de animação do mundo todo para jovens e crianças pela internet, abordando a tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania. Os filmes já tiveram mais de 55 mil visualizações e estão disponíveis pelo site www.takorama.com.br.

Usando recursos do Fundo de Apoio à Aprendizagem, da Fundação Lemann e Imaginable Futures, o Takorama Brasil é uma iniciativa da Associação Internacional Films pour Enfants (filmes para crianças), proposto pela produtora 3emeio no Brasil.

Tem como parceiros internacionais a Comissão Nacional Francesa da Unesco, Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL), United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) e grupo Growing up & understanding digital tools 3-6-9-12.

Divulgação/ACS SLVA
O empregoO emprego
Ipatinga, Belo Horizonte, São Paulo e Recife estão entre as cidades que mais tem participado do Festival Takorama. Em Minas Gerais, o festival chega às escolas das redes públicas e privadas de 23 municípios mineiros.

Reforço para aulas remotas
O Takorama traz atividades lúdicas relacionadas a cada filme e alinhadas às competências da BNCC, levando momentos de interação aos participantes, possibilitando desenvolver atividades pedagógicas, conversas, brincadeiras e aprendizagem após assistirem as animações.

A Escola Estadual Escola Estadual Herbert José de Souza ‘Betinho’, de Santana do Paraíso, usou o conteúdo para apoio às aulas remotas. Segundo a supervisora pedagógica Andrelane Maria do Nascimento Randow, as atividades do festival de cinema foram usadas como complemento do Plano de Estudos Tutorados (PET), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Divulgação/ACS SLVA
Você parece assustadorVocê parece assustador
“Os vídeos e as atividades foram muito bem-recebidos pelas professoras, alunos e familiares do 1º ao 5º ano da escola. As crianças assistiram aos filmes, fizeram atividades sobre os temas referentes aos curtas e votaram nos filmes que mais gostaram. A parceria da família foi fundamental para o retorno positivo da iniciativa”, detalha Andrelane.

Os educadores que utilizam os filmes do festival nas aulas remotas, nas atividades pedagógicas, recebem certificado de participação do evento emitido pela Associação Internacional Films pour Enfants, que comprova a experiência do educador com o festival de cinema internacional.

Júri
No Takorama, as crianças e adolescentes se tornam jurados de cinema. Os filmes já receberam mais de oito mil votos dos participantes de todo o país. Depois de assistir a programação gratuita do festival, é possível eleger as melhores animações e ainda concorrer a diversos prêmios.

A diretora da América Latina da Associação Internacional Films pour Enfants, Liana Vila Nova, diz que o festival incentiva o desenvolvimento do senso crítico das crianças e jovens quando elas descobrem novas histórias e novos universos visuais.

“Elas assistem as animações, opinam e fazem as atividades, compreendem melhor e tem um aprendizado através de uma metodologia lúdica. E assim têm acesso a educação visual e midiática, como espectadores ativos", enfatiza.

Divulgação/ACS SLVA
O macacoO macaco
Para participar, basta criar um vídeo, desenho ou texto falando do filme favorito, compartilhar a opinião nas redes sociais, inserindo a hashtag #jurimirimtakorama, e enviar ao e-mail: [email protected] até o dia 25 de novembro. Os mais criativos terão suas obras expostas nas plataformas do festival e da Associação Internacional Films pour Enfants.

Filmes grátis
A programação do Takorama traz 15 filmes de diversos países, com duração média de cinco minutos, sem publicidade, com abordagens sobre tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania, selecionados pela Associação Internacional Films pour enfants.

O programa é dividido em cinco categorias, para crianças e adolescentes de três a 17 anos. O público pode opinar e votar no seu filme favorito, dando voz às crianças, como jurados mirins.

A plataforma do festival oferece material pedagógico a cada filme, para famílias e educadores desenvolverem atividades educativas com as crianças. Os professores podem participar do festival com sua turma, como uma experiência lúdica e inovadora.

SERVIÇO:
Takorama Brasil - Festival Internacional de Cinema
Até 30 de novembro – filmes gratuitos
Acesso ilimitado pelo site www.takorama.com.br
Informações: (81) 99263-1616 e e-mail: [email protected]
Classificação indicativa: três a 17 anos
O 13º Salão do Livro Vale do Aço tem patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas (Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário