Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de novembro, de 2020 | 10:00

Urnas eletrônicas na Comarca Eleitoral de Ipatinga estão preparadas

Tiago Araújo
Neste sábado (14), será montada uma operação para transportar as urnas ao 14º Batalhão da Polícia Militar, onde irão pernoitarNeste sábado (14), será montada uma operação para transportar as urnas ao 14º Batalhão da Polícia Militar, onde irão pernoitar

As urnas eletrônicas que serão utilizadas na Comarca Eleitoral de Ipatinga, nesse domingo (15), já estão prontas para o pleito. Os equipamentos já tiveram a data e hora conferidas, além de serem lacrados para as eleições. A informação é do chefe da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza.

No total, serão 677 equipamentos na Comarca de Ipatinga, incluindo as de contingências, para o caso de substituição por alguma falha ou defeito nos aparelhos. O envio das urnas por parte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG) teve início no dia 14 de setembro, quando o tribunal destinou aos cartórios e postos de atendimento as urnas que serão utilizadas nos 853 municípios mineiros.

Conforme Leonardo Souza, neste sábado (14), será montada uma operação para transportar as urnas ao 14º Batalhão da Polícia Militar, onde irão pernoitar em ônibus lacrados. Já por volta das 4h15 de domingo (15), começarão a ser distribuídas dentro da Comarca Eleitoral de Ipatinga, que compreende os municípios de Santana do Paraíso, Bugre, Ipaba e Ipatinga.

Timóteo e Coronel Fabriciano

Conforme apurado pelo Diário do Aço junto ao Cartório Eleitoral de Timóteo, as urnas eletrônicas de tal comarca também já estão preparadas para o pleito. Já na Comarca de Coronel Fabriciano, os equipamentos ainda estavam em fase de preparação, até o fechamento desta edição.

Preparação

A primeira etapa de preparação de urnas de seção, de justificativa e de contingência se completa após a instalação de sistema operacional, programas, bibliotecas e dados eleitorais. A segunda e última etapa é concluída com a realização de vários testes para comprovar o correto funcionamento da urna.

Carga

Os cartões de memória de carga, conhecidos como flash de carga, são usados na primeira parte da preparação da urna para a eleição. Na última parte, a urna usa conjuntamente os cartões de memória de votação, conhecidas com flash de votação, e as memórias de resultado.

Lacre

Após a preparação das urnas, os compartimentos delas são lacrados fisicamente com lacres especiais produzidos pela Casa da Moeda, cujas propriedades químicas impedem qualquer tentativa de violação: ao ser retirado, aparece imediatamente a inscrição de que foi violado. Todas as portas de acesso físico à urna são lacradas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário