12 de novembro, de 2020 | 18:41

12ª Região de Polícia Militar recebe reforço para pleito eleitoral

Divulgação
O lançamento do efetivo que irá reforçar o policiamento das eleições no interior do Estado aconteceu ontem, em solenidade em Belo HorizonteO lançamento do efetivo que irá reforçar o policiamento das eleições no interior do Estado aconteceu ontem, em solenidade em Belo Horizonte

O Comando da 12ª Região de Polícia Militar (RPM) divulgou que está com todo o esquema de segurança pronto para o pleito eleitoral de domingo (15). “Todo o efetivo estará disponível para atuação nos 97 municípios que são de responsabilidade da RPM. Em um primeiro momento, assim que teve início o período eleitoral, a tropa já passou por um treinamento abordando o que está previsto na legislação. Além disso, foram realizadas reuniões com os juízes eleitorais de 27 comarcas, no que se refere à questão da fiscalização”, informa a 12ª RPM.

O comandante da RPM, Coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, informou que, como ocorreu em anos anteriores, os militares farão a condução das urnas até as seções de votação. “Em Ipatinga, por exemplo, as urnas serão colocadas em ônibus com o itinerário previamente estabelecido. No domingo, esses coletivos seguirão para os locais de votação sob a escolta da PM. No final do processo, lembrando que a votação começa uma hora mais cedo, às 7h, os militares também escoltarão as urnas para o local de apuração”, explicou.

Nesse ano, a novidade é o aporte logístico e de recursos humanos que o comando da corporação destinou para o interior. De acordo com o coronel Sérvio, a 12ª RPM recebeu nessa quinta-feira (12) um total de 86 militares da Região Metropolitana de Belo Horizonte; deste total, 20 compõem um pelotão de choque que ficará à disposição para atuar em uma eventual necessidade. Os demais serão distribuídos nos locais de maior demanda, no âmbito da RPM.

“A área da Região compreende 97 municípios; mesmo assim, daremos suporte a todos os locais de votação. Caso não ocorra o policiamento de forma fixa, será disponibilizado o itinerante fiscalizando mais de um local. Todo o contingente operacional será empregado nas eleições. Ninguém estará de férias ou folga nesse dia”, afirmou o coronel.

É importante lembrar que as prisões durante esse período só podem ocorrer em flagrante ou via mandado judicial expedido antes do período de suspensão das detenções pela Justiça Eleitoral. Os militares irão coibir quaisquer aglomerações, tanto nos locais de votação, quanto nos percursos até as seções eleitorais. Os policiais militares foram orientados a cumprir o procedimento operacional padrão, com as devidas medidas de prevenção à transmissão da covid-19.

O coronel chamou a atenção para o período de pandemia, ressaltando a necessidade do eleitor usar máscara e manter a distância de segurança nos locais de votação. Lembrando que o presidente da seção eleitoral pode solicitar a presença de um policial militar, caso algum cidadão desrespeite as regras sanitárias ou eleitorais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário