12 de novembro, de 2020 | 15:15

Semana Global de Empreendedorismo começa dia 16 de novembro

Fábio Jr. Severo
Marcos Piangers irá comandar uma palestra sobre empreendedorismoMarcos Piangers irá comandar uma palestra sobre empreendedorismo

O Brasil tem a quarta maior taxa de empreendedorismo inicial do mundo. São 25,6 milhões de pessoas à frente de um empreendimento formal ou informal, com até 3,5 anos, no país, segundo o IBGE. Minas Gerais responde por cerca de 10% desse contingente (2,6 milhões), boa parte dele envolvida na criação ou condução de um pequeno negócio. Para inspirar, capacitar, fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no estado, o Sebrae Minas promove várias atividades, entre elas a Semana Global de Empreendedorismo (SGE).

A 13ª edição da SGE será realizada entre os dias 16 e 22 de novembro, mas a programação de capacitações oferecidas pelo Sebrae Minas se estende ao longo de todo o mês, em vários municípios. O tema deste ano é “A retomada da economia e o papel do empreendedorismo”. Serão ofertadas diversas atividades digitais e presenciais, muitas delas gratuitas, sobre temas variados e para diferentes públicos. Segundo dados da pesquisa GEM 2019, as mulheres já são metade dos empreendedores em estágio inicial do país e, por isso, grande parte da programação é dedicada a elas.

SGE no Vale do Aço

Como parte da SGE na Rio Doce e no Vale do Aço, o Sebrae Minas, realiza virtualmente, entre os dias 16 a 19 de novembro, na microrregião de Ipatinga, uma programação com atividades gratuitas. Serão quatro dias de capacitação. Uma das atividades, uma palestra sobre empreendedorismo, será comandada por Marcos Piangers.

Todas as atividades serão gratuitas. Podem ser inscrever micro e pequenos empreendedores de Ipatinga e região. As inscrições estão disponíveis na plataforma do Sympla.

Pequenos negócios puxam a retomada

Apenas nos nove primeiros meses de 2020, 269.557 pequenos negócios foram registrados em Minas Gerais, um aumento de 4,93% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, considera o somatório de registros de microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa (MPE).

O resultado positivo é puxado pela formalização dos MEI, que teve um aumento superior a 7% no período. Minas Gerais já reúne 1.232.139 microempreendedores individuais (MEI), cerca de 11% do total de formalizados em todo o país. Entre janeiro e setembro de 2020, foram registrados 158.973 MEI no estado, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário