11 de novembro, de 2020 | 17:37

Pacientes devem procurar UBS's aos primeiros sintomas de covid-19

Tiago Araújo
O primeiro atendimento deverá ser feito nas Unidades Básicas de SaúdeO primeiro atendimento deverá ser feito nas Unidades Básicas de Saúde

Os sintomas mais comuns da covid-19 são tosse seca, febre, cansaço, dor no corpo e dor de cabeça de forte intensidade. E a Secretaria de Saúde de Ipatinga orienta o público sobre onde buscar ajuda aos primeiros sinais da doença: se em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em hospitais de referência contra o coronavírus.

A porta de entrada para atendimento na rede pública de saúde são as 21 Unidades Básicas de Saúde existentes no município, que oferecem acolhimento ao paciente com suspeita de covid-19. Os casos mais leves são atendidos nessas unidades e, havendo necessidade, as equipes podem encaminhar os pacientes para os hospitais, destaca a Secretaria.

Caso não precise do encaminhamento, o paciente segue com a orientação de isolamento em casa, onde deverá permanecer em quarentena por 14 dias. As UBS’s também disponibilizam os testes rápidos e RT-PCR (swab nasal e oral). “Se a pessoa procurar o atendimento no início dos sintomas, a probabilidade de agravamento é menor. Hoje, já é possível realizar o RT-PCR em qualquer Unidade Básica, desde que a pessoa esteja dentro dos critérios para a coleta. A partir do 14° dia de sintomas, é realizado o teste rápido. Então, o que pedimos é que procurem a UPA somente em casos de urgência e emergência”, orienta a secretária municipal de Saúde, Érica Dias.

Emergência

Os casos de urgência e emergência podem apresentar sintomas mais graves como falta de ar, dor de cabeça forte e febre persistente por mais de 48 horas. Caso o paciente seja considerado de risco e precise de internação, ele permanece na área de isolamento até ser referenciado para o Hospital Municipal ou Hospital Márcio Cunha.

Devido à alta possibilidade de contaminação, essas unidades têm leitos reservados para atender exclusivamente os pacientes com a covid-19.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Thiago

13 de novembro, 2020 | 09:16

“Para qual finalidade? Meu pai foi vítima do covid por incompetência da equipe médica da UBS onde ele procurou o posto em 3 dias seguidos de sintomas e com piora dos mesmos e os médicos alegaram se tratar de crise alérgica e dengue, não iniciando nenhum tratamento e nem solicitando isolamento e nem os testes, sendo que o mesmo era grupo de risco.”

Envie seu Comentário