11 de novembro, de 2020 | 09:00

Sequência numérica de candidatos segue critérios como facilidade e herança política

Arquivo DA
A escolha dos cinco números pode ocorrer durante a convenção ou não, dependendo do estatuto de cada partidoA escolha dos cinco números pode ocorrer durante a convenção ou não, dependendo do estatuto de cada partido

Você sabe como são definidos os cinco números utilizada por candidatos a vereador? A sequência é definida por sorteio e, em alguns casos, até mesmo por superstição. Porém, para ser lembrado na hora da votação, Leonardo Patrick, que é graduado em Políticas Públicas e também pesquisador em Sociologia Política, assegura que a fórmula passa por ter números fáceis de memorizar, ou mesmo os sequenciais. Os candidatos concorrerão com o número identificador do partido político ao qual estiverem filiados, acrescido de três algarismos à direita.

Leonardo explica que a resolução 23.609/2019 trata da escolha do número dos candidatos em seu artigo 15, em que diz que a identificação numérica será determinada por sorteio, ressalvado o direito de preferência dos candidatos que concorrem ao mesmo cargo, pelo mesmo partido da eleição anterior, a manter os números que lhe foram conferidos anteriormente. “Se utilizei 13.123 a preferência será minha em ter essa sequência novamente. E também o direito dos detentores de mandatos, se concorrer pelo mesmo partido, é isso o que a lei diz”, detalha.

A escolha dos cinco números pode ocorrer durante a convenção ou não, dependendo do estatuto de cada partido, segundo Leonardo Patrick. “A legislação não menciona isso, mas na convenção já precisa estar definido. Na ausência da preferência, e na ausência da prerrogativa, e se houver mais de um interessado pelo número, é realizado um sorteio. Mas na maioria das vezes são realizadas conversas e acordos para se evitar isso”, pontua.

Arquivo DA
Alguns candidatos escolhem sua sequência por superstição, alguns fazem jogos de números, tomando como base o teclado numérico da urna. De modo a visualizar a facilidade de o eleitor digitar o número, conscientemente ou mesmo votando errado, digitando sem querer.

“A receita, na realidade, acredito e tenho visto isso, é de utilizar números sequenciais, iniciais e finais, como 15.123, 10.123 ou 45.789 45.678. Números sequenciais geralmente são fáceis. A dica é que seja fácil de memorizar e de visualizar no teclado numérico da urna. Porque apesar de a campanha cumprir o papel de massificar o número e a identidade do candidato e fazer com que o eleitor chegue com esse número decorado, na maioria das vezes eles têm dificuldade, tanto no manuseio do equipamento quanto para realizar a transferência do voto da cola para a urna”, pondera.

Herança

Além dos pontos mencionados, existe a questão de herança política, em que os candidatos a vereador apoiaram, dois anos antes, candidatos a deputado. “É natural que agora esses postulantes ao cargo no Legislativo municipal queiram a mesma sequência, para associar sua imagem. Um herdeiro político”, destaca.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário