10 de novembro, de 2020 | 14:25

Marcas mineiras lançam franquias próprias

Divulgação
Apoiadas pelo Programa Minas Franquia, empresas de Governador Valadares e do Vale do Aço serão apresentadas ao mercado no dia 12 de novembro Apoiadas pelo Programa Minas Franquia, empresas de Governador Valadares e do Vale do Aço serão apresentadas ao mercado no dia 12 de novembro

Na contramão da crise, 20 pequenas empresas mineiras planejam expandir seus negócios e se organizam para lançar suas próprias franquias no mercado. Elas integram o Programa Minas Franquia, iniciativa do Sebrae Minas e da Associação Brasileira de Franquias (ABF), que oferece suporte na estruturação de pequenos negócios que desejam se tornar franqueadores. O lançamento das marcas será realizado no dia 12 de novembro, às 19h, e terá transmissão on-line.

As novas franquias são dos segmentos de educação, alimentação, energia solar, comércio de roupas e celulares, compra e aluguel de motos, academia, confecção, acessórios femininos e produtos naturais. Entre elas, cinco – Team NL, Home Trainer, Viver Bem Nutrição e Aorta – Culinária Saudável, Motoshop – estão localizadas na Regional Rio Doce e Vale do Aço e a Tudo de Moto – em Governador Valadares.

Caito Maia, fundador da Chillie Beans e um dos investidores do programa Shark Tank, da Sony, será o palestrante convidado do evento e irá abordar a sua experiência no mercado de franquias e as possibilidades disponíveis aos interessados. Podem participar do lançamento empresários e empreendedores que buscam novas oportunidades. As inscrições serão feitas até o dia 11 de novembro pela plataforma Sympla ou pelo telefone (31) 3830-3300.

Para o consultor do Sebrae Minas Francismar Valadares, a aplicação do programa na Regional Rio Doce e Vale do Aço potencializa a criação de empreendimentos na região. "O setor de franquias vem crescendo no Brasil e acreditamos que esses negócios terão melhor desempenho com a recuperação econômica, por se tratarem de modelos já testados e bem avaliados pelos clientes”, avalia.

Culinária saudável

Janaína Yamagata é proprietária de uma das novas franqueadoras do Vale do Aço, a Aorta Culinária. Ela e o marido Maurício Yamagata iniciaram o empreendimento há oito anos, com o objetivo de oferecer aos clientes opções de culinária saudável.

“Desde o início, priorizamos estabelecer um padrão em tudo que produzimos, por meio de uma metodologia de trabalho própria. A decisão de tornar a Aorta uma franqueadora se baseou na possibilidade de, por meio do sistema de franquia, expandirmos a marca para além do espaço físico que ocupamos atualmente”, destaca Janaína.

O programa

O Minas Franquia oferece consultoria para que os empresários cumpram todos os procedimentos exigidos de um franqueador, desde a circulação de oferta de franquia, elaboração do modelo de contrato com franqueados e criação do plano de viabilidade econômica.

Em um ano, as empresas participantes do Programa Minas Franquia concluíram as seguintes etapas: identificação do nível de maturidade do negócio, pesquisa sobre o registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), análise do perfil do empresário, levantamento dos números do mercado de atuação, padronização do atendimento e do modelo de negócio.

Resultados

Em dez anos, o Minas Franquia lançou no mercado 134 franqueadoras em todo o estado. Ao todo, foram cerca de 200 unidades franqueadas vendidas, em transações que somam cerca R$ 12 milhões.

As empresas mineiras interessadas em participar do programa devem procurar uma Agência de Atendimento do Sebrae Minas mais próxima da sua cidade. Informações: www.sebraemg.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário