09 de novembro, de 2020 | 18:40

Município de Ipatinga notifica a Copasa por acidente sanitário no Vale do Sol

Acionada pela comunidade, no início desta semana, diante de relatos sobre um forte odor percebido na água potável que abastece parte dos domicílios do bairro Vale do Sol, a administração municipal de Ipatinga designou equipes da Vigilância Sanitária e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente a comparecerem ao núcleo habitacional, a fim de averiguar a situação e determinar a tomada de providências urgentes pela concessionária dos serviços de água e esgoto no município.

"A ocorrência foi gerada por ação de responsabilidade exclusiva da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), enquanto realizava trabalho de reparo em rede de esgoto no local, que resultou na intercomunicação do material sanitário com a rede de água", afirma o governo municipal em nota enviada à imprensa no começo da noite dessa segunda-feira (10).

Diante do ocorrido, a administração informa que o município expediu oficialmente, por meio do Departamento de Energia e Saneamento da Sesuma, ainda nesta segunda-feira, uma notificação à concessionária dos serviços de água e esgoto por Descumprimento Contratual.

A empresa foi advertida de que “a continuidade e a qualidade dos serviços públicos são quesitos essenciais para a prestação dos serviços concedidos, em especial os de água e esgoto”, ressaltando que “o fato narrado constitui falta grave na condução do contrato de concessão”.

Foi exigido o urgente restabelecimento da situação, assim como efetivas medidas reparadoras em favor das famílias atingidas, informa o governo.

Análise

Conforme a assessoria de imprensa do governo municipal, paralelamente, a equipe de Vigilância Sanitária realizou coletas de amostras de água em três pontos distintos, para análise de turbidez, nível de concentração de cloro e verificação de percentual de coliformes fecais. Os resultados vão determinar o grau das sanções administrativas a serem tomadas.

Após a rigorosa notificação, a empresa informou que fez manobra de esgotamento de todas as redes abaixo da rua Maçarico. Sob acompanhamento da fiscalização da prefeitura, técnicos da Copasa desenvolviam, na tarde desta segunda-feira, um trabalho de mobilização e orientação junto às residências atingidas.

Abastecimento regular foi retomado, informa a Copasa

Em resposta a questionamentos do Diário do Aço, sobre o ocorrido no Vale do Sol, a Copasa informou nesta terça-feira (10), por meio de nota, que “ocorreram vazamentos em redes de água e de esgoto no bairro Vila Celeste, em Ipatinga. Assim que o incidente foi identificado, equipes da empresa iniciaram os trabalhos de manutenção e correção necessários. Imediatamente, a Companhia promoveu limpeza nas redes de distribuição e ramais prediais de água, e também inspeção, limpeza e desinfecção de caixas d'água dos imóveis afetados. Técnicos continuam fazendo coletas e análises da água dos imóveis desta região e tomando as providências necessárias”.

A companhia detalhou ainda que o abastecimento com água tratada, dentro dos padrões de qualidade, foi restabelecido às 15h da segunda-feira, em todo o bairro.

Por fim, a Copasa disse que está “prestando todo o suporte necessário aos moradores do bairro Vila Celeste, inclusive com disponibilidade de caminhão-pipa e equipes de mobilização social, porta a porta, sanando eventuais dúvidas dos clientes, reafirmando, assim, seu compromisso com a população de Ipatinga”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Helena

05 de janeiro, 2021 | 11:13

“Aqui no Vista Alegre está tendo muitos casos de diarreia e vômito. Será possível ser por conta da contaminação ainda ?”

José Márcio de Souza

10 de novembro, 2020 | 23:42

“A Copasa tem responsabilidade de indenização .
Para os moradores do bairro .”

Doraci Maria Batista Pereira

10 de novembro, 2020 | 08:43

“Bom dia, com essa notícia fico em alerta, aqui em casa a água sai na torneira direto da rua da cor de leite, coloquei a água no pode visível e a água demora a ficar cristalina, penso que a água está com excesso de cloro. Deveriam tmb averiguar isso?”

Envie seu Comentário