09 de novembro, de 2020 | 09:42

Ana Botafogo no Oficinas Culturais

Salette Olguin e Claudinei Souza participam de conversa no Trocas Coletivas

Nesta quarta-feira (11), às 20h, o projeto cultural Oficinas Culturais Trocas Coletivas vai receber a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, para um bate-papo bem descontraído com participação da artista da dança Salette Olguin, representando a Associação Cultural Zélia Olguin r Academia Olguin.

Claudinei de Souza, idealizador do projeto, vai mediar a conversa, que será transmitida pelo canal Oficinas Culturais Ipatinga no Youtube.

CDCJ/Divulgação
Ana Botafogo, em apresentação com o dançarino Carlinhos de JesusAna Botafogo, em apresentação com o dançarino Carlinhos de Jesus
Uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos, Ana Botafogo nasceu no Rio de Janeiro, onde começou a aprender balé. Ainda adolescente, foi estudar na França e participou de uma seleção para o elenco do Ballet National de Marseille, de Roland Petit, iniciando a carreira profissional.

Participou de Festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e ainda no Gala Ibero-americana de La Danza de Madri (Espanha), além de vários países da Europa e das três Américas.

Voltando ao Brasil, foi convidada a participar do Balé do Teatro Guaíra, de Porto Alegre (RS), como bailarina principal. Em 1981, retornou ao Rio de Janeiro como 1ª bailarina do Balé do Teatro Municipal. Como artista convidada, dançou com companhias como Saddler's Wells Royal Ballet, Ballet Nacional de Cuba e Ballet da Ópera de Roma, entre outras.

Apresentou-se em quase todo o Brasil, com o corpo de dança do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de atuar em espetáculos de outras companhias artísticas e academias de balé.

Durante três anos foi curadora do Festival de Dança de Joinville (SC), um dos mais importantes festivais do gênero no país. Para ela, a divulgação e popularização da dança é uma preocupação constante.

Além da dança, Ana Botafogo também ministra palestras e oficinas com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão.

Divulgação/ACS OCTC
Ana Botafogo é uma das mais importantes bailarinas brasileirasAna Botafogo é uma das mais importantes bailarinas brasileiras
A presença de Ana Botafogo na programação comemorativa dos 20 anos do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas foi uma indicação de Salette Olguin, parte da curadoria compartilhada que o projeto promove com grupos e entidades do Vale do Aço.

Ana Botafogo esteve em Ipatinga na 12ª edição do Encontro de Dança do Vale do Aço (Endança), realizado pela Academia Olguin em 1995. Ela é um mito e popularizou a dança clássica, colocando em destaque o nome do Brasil.

“Eu fazia aulas em 1981, em um curso de férias na Academia da Dalal Achcar, no Rio de Janeiro, quando a conheci. Desde então, procurei assistir sempre que possível os espetáculos de dança protagonizados por ela, seguindo e admirando sua brilhante carreira”, declara Salette Olguin.

O projeto Oficinas Culturais Trocas Coletivas é realizado pelo dramaturgo, ator e diretor Claudinei de Souza, com recursos obtidos por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A produção é de Marilda Lyra e Rodolfo Bello. Mais informações pelos telefones (31) 98883–3142, 99966–4166 e 98662–4085.

SERVIÇO:
Oficinas Culturais – Trocas Coletivas 20 anos
Live com Ana Botafogo
Participação de Salette Olguin e Claudinei de Souza
Canal do Oficinas Culturais Ipatinga no Youtube
Quarta (11) - 20h
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário