Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de novembro, de 2020 | 08:00

Centro Cultural Usiminas reabre galeria

Exposição “Olha Pra Mim” traz fotos de olhares de pessoas em grandes escalas

O Instituto Usiminas está em contagem regressiva para a reabertura de mais um de seus espaços: a Galeria Hideo Kobayashi, que fica no Centro Cultural Usiminas, que voltará a receber o público na próxima terça-feira (10), com a exposição “Olha Pra Mim”, do fotógrafo pernambucano Thiago Santos.

A mostra apresenta fotografias em preto e branco de olhares de pessoas de Ipatinga e outras partes do Brasil e do mundo. As imagens são expostas em grande escala, em lambe-lambes, infláveis iluminados e displays. A mostra é realizada pelo Instituto Usiminas e patrocinada pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Divulgação/ACS CCU
O fotógrafo Thiago Santos em um dos pontos onde coletou imagensO fotógrafo Thiago Santos em um dos pontos onde coletou imagens
Ipatinga é a segunda cidade a receber a exposição “Olha Pra Mim”, projeto realizado desde 2014, quando teve início em São Paulo. Além da galeria do Centro Cultural Usiminas, a mostra também vai ocupar outros pontos da cidade, como a área da entrada do teatro Zélia Olguin.
 
Nesta mostra, Thiago Santos retrata “O Olhar de Ipatinga” e também olhares captados em várias cidades. Com a proposta de evidenciar a diversidade, o artista estimula a sensação de uma maior identidade entre as pessoas, e propõe ao espectador perceber a sua importância do outro.

Olhares
O fotógrafo percorreu diversos pontos de Ipatinga para captar olhares que poderão ser reconhecidos na exposição. “Fomos a lugares onde vão pessoas que precisam ser vistas.

As fotos quadradas, em preto e branco, colocam todos os participantes no mesmo parâmetro de igualdade social e criam uma relação do olho no olho. Este momento em que todos precisam usar máscara também potencializa a necessidade das pessoas se olharem. Mas será que estamos mesmo olhando nos olhos das pessoas que passam por nós?”, questiona o artista.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, diz que a exposição é mais uma importante etapa do retorno gradativo das atividades do Instituto Usiminas.

“Reabrir a Galeria do Centro Cultural com uma exposição que valoriza a diversidade, destaca a comunidade e promove empatia com fotos tão expressivas, no momento em que voltamos aos poucos ao convívio social, torna a retomada das nossas atividades ainda mais significativa. Sem dúvida, a obra do Thiago nos leva a refletir sobre o momento atual de forma humanizada e, ao mesmo tempo, contundente”, afirma Penélope.

Thiago Santos/Divulgação/ACS CCU
A força dos olhares, mostrados em grande escala e em preto e brancoA força dos olhares, mostrados em grande escala e em preto e branco


Visita
A exposição poderá ser vista de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 13h às 19h. Para visita aos espaços do Instituto Usiminas, seguindo recomendações do Programa Minas Consciente, os visitantes devem usar máscaras, manterem o distanciamento de dois metros e higienizarem as mãos.

Todas as pessoas que entrarem nos espaços vão passar pela aferição de temperatura, além de cumprir as normas de segurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.

Reencontro IU
O Instituto Usiminas reabriu o Centro Cultural Usiminas em outubro, com a retomada de parte das atividades presenciais. A Biblioteca Central de Ideias foi o primeiro espaço a ser retomado.

Ao mesmo tempo, os cursos permanentes de Ioga e Dança de Salão voltaram a ocorrer presencialmente no Centro Cultural Usiminas. Mais informações em www.institutousiminas.com.

Os teatros do Centro Cultural Usiminas e Zélia Olguin permanecem fechados para espetáculos com a presença de público, uma vez que Ipatinga continua na chamada “onda amarela” do plano Minas Consciente.

Assim, as atrações do Instituto Usiminas serão retomadas de forma gradativa, seguindo protocolos de segurança e prevenção à Covid-19, incluindo a limitação de pessoas nos espaços da instituição.

SERVIÇO:
Exposição Olha pra mim - Thiago Santos (SP)
Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas - Ipatinga (MG)
10 de novembro 2020 a 31 de janeiro de 2021
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h
Aos sábados, das 13h às 19h
Entrada gratuita. Informações: (31) 3824-3731.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário