Expo Usipa 2024 02 - 728x90

06 de novembro, de 2020 | 13:57

Dois países unidos pela música

Artistas polonesas residentes no Brasil executam peça de compositor maranhense

O Sesc Brasil disponibilizou recentemente, em seu canal no YouTube, um vídeo concerto das musicistas polonesas Kamila Druzd (violino) e Mariola Druzd (piano), que residem atualmente em Belo Horizonte (MG).

Com um repertório erudito e brasileiríssimo, incluindo obras de Luiz Garcia, Dmitri Cervo e Henrique Oswald, o espetáculo tem como destaque final a peça Romance Opus 27 para violino e piano, do jovem compositor maranhense Willame Belfort, que desponta com brilhantismo no cenário artístico e musical nacional.

Divulgação/Arquivo pessoal
As musicistas polonesas Kamila Druzd (violino) e Mariola Druzd (piano)As musicistas polonesas Kamila Druzd (violino) e Mariola Druzd (piano)
A performance foi possível através da seleção e aprovação no Edital Sesc Cultural ConVida, que contemplou 470 propostas educativas e de fruição artística que pudessem ser transmitidas e distribuídas digitalmente devido o contexto de mudanças de comportamento social causadas pela pandemia de Covid-19.

A iniciativa do Sesc é decisiva no fomento e difusão da economia criativa, executada por meio do incentivo à pesquisa e à produção nas mais diversas manifestações artísticas, além de valorizar sobremaneira o patrimônio cultural brasileiro, reafirmando o papel inovador e propositivo da instituição na promoção de ações para o desenvolvimento humano e social.

Para o jovem compositor Willame Belfort, que já desfruta de um precoce reconhecimento na aérea musical e também literária, é uma honra estar ao lado de grandes nomes da composição erudita brasileira, como é o caso de Henrique Oswald, além de, mais uma vez, poder representar o seu estado de nascimento e residência, o Maranhão.

Willame Belfort é um pianista e compositor erudito, e suas músicas já foram executadas em outros estados e países.

Também é escritor independente, com textos literários divulgados em publicações de âmbito nacional, autor de dois livros solos de poesia – ‘O intenso por extenso’ e ‘Cartas, haicais e outros poemas: escritos sob a saudade’, ambos inspirados por seu namoro com a jovem Louryellen Costa.

Divulgação/Arquivo pessoal
O jovem escritor, pianista e compositor maranhense, Willame BelfortO jovem escritor, pianista e compositor maranhense, Willame Belfort
É docente no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta e cursa Letras Português/Inglês na Unicesumar EAD (polo São Luís/MA).

Também é “imortal” pela Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACcilbras). O jovem está ainda no Hall dos compositores do acervo digital do Sesc Partituras, entidade pela qual foi homenageado em outubro do ano passado, em Porto Velho, Rondônia.

As intérpretes
Kamila Druzd é natural de Byton, na Polônia. Entre 1995 e 2007, estudou música no Fryderyk Chopin Gymnasium. Em 2013 concluiu graduação e mestrado com especialização em instrumento de cordas friccionadas na Academia de Música Karol Szymanowski, em Katowice (PL).

Participou de importantes masterclasses, concursos e festivais na Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Desde 2014 é membro da Orquestra Ouro Preto.

Mãe de Kamila, Mariola Druzd é formada em piano pela Academia de Música Karol Szymanowski, de Katowice (PL).

Foi professora de piano na Escola de Música Fryderyk Chopin Gymnasium, em Byton, uma vila situada no condado de Radziejów, na voivodia (província) de Kuyavian-Pomeranian, na região centro-norte da Polônia, e participa de vários grupos de Câmara na Polônia, na Irlanda e no Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário