06 de novembro, de 2020 | 13:44

Quer trabalhar melhor? Não fique sem dormir bem!

Augusto Ruiiz *

“A qualidade de seu sono pode impactar severamente sua saúde e disposição para o trabalho”

Atualmente, poucas pessoas têm uma boa noite de sono. A agitação diária, o estresse e um estilo de vida sedentário são os principais motivos. No entanto, um bom sono é essencial para a qualidade de vida, saúde e até mesmo para você conseguir trabalhar bem. Passamos cerca de um terço do nosso tempo diário dormindo e isso tem um propósito muito importante. Uma boa noite de sono é essencial para várias funções do corpo humano (incluindo funções físicas e mentais) e fortalecimento do nosso sistema imunológico. Além disso, vários hormônios são formados no estágio REM, o estágio mais profundo do sono. Portanto, você precisa dormir bem. Se isso não acontece, provavelmente sua disposição será afetada, assim como seu rendimento no trabalho.

O sono é essencial para a manutenção do corpo humano. Isso porque quando dormimos bem, além do nosso sistema imunológico ser fortalecido, também liberamos importantes hormônios. Outros benefícios de um sono de boa qualidade são o aumento da memória, relaxamento muscular e descanso. Uma boa noite de sono pode ajudar a controlar as emoções, colaborar na tomada de decisões, melhorar a criatividade e ajudar você a trabalhar melhor, ficando muito mais eficiente em seus processos e rotinas.

É importante lembrar que a medicina preventiva é tão – ou até mais - importante do que a medicina de cura. Nesse sentido, um bom sono pode ajudar a prevenir diversas doenças. O Mal de Alzheimer é uma doença incurável que piora com o tempo, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode ser prevenida e uma das maneiras é dormir bem. Manter um sono de qualidade também pode prevenir a doença de Parkinson, entre outras doenças degenerativas. Além disso, uma boa noite de sono também pode prevenir doenças como ansiedade e depressão. Isso porque a redução da melatonina é uma das causas dessas doenças e precisa ser controlada. A melatonina regula o relógio do corpo humano, para que você possa dormir. Assim, a falta de sono pode exacerbar ainda mais quadros de ansiedade e depressão.

Luzes que atrapalham o sono - outro importante fator de atenção: luzes e aparelhos eletrônicos podem atrapalhar a qualidade do sono. Um hábito, muito comum hoje em dia, que afeta a qualidade do sono, é o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, principalmente antes de ir para a cama. Pesquisas mostram que o ideal é não usar esses aparelhos por pelo menos 30 minutos antes de dormir. E não é só isso. Outro hábito prejudicial é acender as luzes para dormir. Essa atitude dificulta o processo de adormecimento. É preciso dormir no escuro, porque o sono mais profundo não pode ser alcançado sob a luz humana. E é esse o sono que realmente proporciona descanso e estimula o corpo a produzir hormônios.

Atividades físicas e o sono - O exercício físico é essencial para um sono de alta qualidade. É importante ressaltar que pessoas sedentárias apresentam má qualidade do sono e, portanto, estão mais sujeitas a diversas doenças.

* Estudante de Medicina, digital influencer, coach e possui diversos cursos internacionais na área da saúde mental e estética. Ele é o idealizador da Ruiiz Health Academy, que produz cursos e e-books sobre medicina do estilo de vida e muito mais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Prof Dr Paulo Coelho

07 de novembro, 2020 | 22:44

“Muito bom este post, Parabéns !!! - Prof Paulo Coelho | https://www.drpaulocoelho.com.br/”

Tião Aranha

06 de novembro, 2020 | 17:25

“Bom texto para reflexão, realmente pelo sono conseguimos repor as energias perdidas. A qualidade do sono é muito importante; tem muitos que dependem de soníferos para dormir, mesmo assim, é importante respeitar o relógio biológico do corpo humano. E noite foi feita somente para dormir. Para os humanos, todos os riscos e o tempo, dúvidas, essa é ainda a nossa convicção. Até por uma questão de sobrevivência, é muito importante preservar a qualidade de vida. A danação toda consiste em afastar-se de Deus nesta caminhada da vida, inclusive, até na morte. Cristo cobrou muito essa presença de amor preferencial quando passou pela Terra, ou melhor, pela vida. "Tomai conta de minha vida, de modo que tudo seja vosso, e nada me possa separar de vós. Amém?. ?Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente?.”

Envie seu Comentário