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06 de novembro, de 2020 | 10:00

São Paulo Fashion Week virtual

Wagner Penna e as mais recentes novidades do mundo fashion

MODA SOB A LUPA
Nesta semana foi realizada mais uma São Paulo Fashion Week. Desta vez, edição comemorativa dos 25 anos do evento. E como pede o momento, foi em versão virtual. E como também pede o momento, foi na hora exata de se indagar sobre a importância dos eventos de lançamentos de moda.

Reprodução
O estilo Lenny Niemeyer na SPFW 25\AO estilo Lenny Niemeyer na SPFW 25\A
A própria SPFW começou num momento em que a moda brasileira precisava de um impulso, algum ordenamento e valorização das marcas. O ultimo item foi alcançado em sua plenitude, tanto assim que as versões regionais da semana paulistana se replicaram pais afora.

A chegada do coronavírus e todas as suas restrições colocaram uma grande interrogação sobre o assunto. Tanto aqui, quanto nos EUA, Europa, Oriente, no mundo todo. A versão virtual sinalizou que os lançamentos poderiam ser feitos de modo diferenciado.

Os vídeos, filmes e poucos desfiles presenciais indicam boa convivência. Mas mostram, principalmente, ser absolutamente desnecessárias as horas de tédio na espera entre um desfile e outro para quem cobre esses eventos.

Isso evita que eles sejam apenas palco para os personagens-satélites da moda, como influencers, fashion victims & afins, valorizam o essencial, que é o produto, minimizam o risco da moda deixar de ser protagonista e o assunto perder seu propósito maior, como já vinha ocorrendo.

Quanto às vendas, todos acreditam que oo novo formato oferece ferramentas ainda mais eficientes, modernas e ricas em criatividade para informar e estimular o mercado consumidor.

VAIVÉM
* O circuito da moda de Beagá vai se movimentar nos próximos dias com o lançamento de coleções-cápsula de várias grifes. Além das mostras no showroom das marcas, também haverá o Minas Showroom e o Casa Skazi. Já o salão Novo Showroom em São Paulo, com marcas mineiras, passou de novembro para janeiro de 2021. ***

* A Associação dos Consultores em Negócios de Moda (ACNM) criou mais uma ferramenta de trabalho para seus associados, implantando uma plataforma de negócios virtuais para a clientela. A iniciativa do presidente Paulo Lopes tem parceria com a ComLook (especializada no e-commerce fashion) e permite interação entre os consultores e os lojistas. Atualmente, cerca de 30% dos negócios já são feitos via on-line. ***

Divulgação
Cris Guerra: como multiplicar sem gastasCris Guerra: como multiplicar sem gastas
* A querida Cris Guerra está cada vez melhor no seu Instagram, mostrando como usar uma mesma peça de roupas de mil maneiras diferentes. Isso é tudo o que a mulher bacana e moderna precisa: multiplicar sem gastar. Para saber mais, entre no @eucrisguerra e confira o assunto. ***

PONTO FINAL - Já falamos aqui sobre o sumiço das matérias-primas para as confecções fabricarem as suas coleções. A demanda represada no primeiro semestre desaguou no consumo alto agora e, óbvio, aceleração da produção.

Com isso, acabou faltando tecidos, zíperes e até botões. Para completar o quadro, agora também estão faltando costureiras em alguns polos de moda de Minas. Os cursos muito longos, salário não competitivo e desinteresse da nova geração em enfrentar uma máquina de costura agravam o quadro.
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