04 de novembro, de 2020 | 19:00

Vale do Aço e Leste regridem à onda Amarela

Por decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, reabertura de atividades que geram aglomeração tem novo revés até 14 de novembro, quando será feita nova avaliação

As macrorregiões de saúde Leste e Vale do Aço devem retroceder na abertura de atividades econômicas. Elas deixam a chamada onda verde, que permite o funcionamento de serviços não essenciais de maior risco, e voltam à onda amarela, mais restritiva. A macrorregião Nordeste faz o caminho contrário e pode avançar na reabertura.

As novas classificações de fase estão na Deliberação 100 do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada no Diário do Executivo desta quinta-feira (5). Elas vigoram entre o dia 7 e o dia 14 de novembro.

O monitoramento semanal é parte do plano Minas Consciente, que busca orientar e apoiar os municípios na abertura gradual e segura das atividades durante a pandemia. Mas a decisão final cabe às prefeituras.

Nas demais regiões do Estado, a situação não se altera. Leste-Sul e Triângulo-Norte estão na fase amarela e todas as outras na onda verde. Nesse momento, nenhum região do Estado está na onda vermelha, a mais restritiva, que permite a abertura apenas de serviços essenciais.



Cautela

"Apesar dos índices controlados da doença na maior parte do Estado, as macrorregiões Leste e Vale do Aço tiveram aumento no número de casos e, por isso, precisarão retornar para a onda amarela, restringindo algumas atividades", divulgou a Secretaria Estadual de Saúde. As decisões do Comitê passam a valer no próximo sábado (7/11), após publicação das mudanças no Diário Oficial.

O governador Romeu Zema comentou as mudanças e fez um apelo para que a população não se descuide. “No geral, os números estão melhorando, mas, infelizmente, tivemos duas regressões nesta semana. Duas regiões que estavam na onda verde precisarão retornar para a onda amarela porque a situação piorou. Fica muito claro que é necessário continuarmos com todos os cuidados. Estamos vendo, inclusive, em países em que a pandemia estava praticamente eliminada, o retorno de uma segunda onda. Fica o meu alerta de que não podemos baixar a guarda”, disse.



O que pode funcionar na onda amarela?

As macrorregiões Vale do Aço e Leste precisaram retornar para a onda amarela, juntando-se às regiões Triângulo do Norte e Leste do Sul. A fase permite a abertura de serviços não essenciais, como:

- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agências de viagem;
- Clubes.

Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde de Ipatinga esclarece que, na quinta-feira (5), apenas 27% de todos os 120 leitos reservados para pacientes covid-19, incluindo Enfermaria e UTI, são ocupados por pessoas do próprio município, que se mantém com taxa de transmissibilidade entre as mais baixas do Estado, abaixo de 1%, há várias semanas.

Mesmo considerados todos os pacientes de sua Microrregião, Ipatinga atinge 47% da taxa de ocupação e, acrescentados pacientes de outras Microrregiões também atendidos no município, a ocupação local não passa de 51%.

“A decisão do Comitê Extraordinário da Covid-19 do Governo do Estado, segundo critérios do programa Minas Consciente, de fazer municípios recuarem da Onda Verde para a Onda Amarela, leva em conta números de macrorregiões. O mesmo critério foi adotado para as macrorregiões do Vale do Aço (composta por 35 municípios) e Leste. Ambas se juntaram às macrorregiões Leste do Sul e Triângulo do Norte, que já se encontravam na Onda Amarela”, esclarece a pasta.

Em função dessa decisão, o principal impacto é a suspensão de eventos que haviam sido temporariamente autorizados dentro da Onda Verde, detalha a Secretaria Municipal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário