04 de novembro, de 2020 | 14:19

Novo normal na educação

Solange Liége dos Santos Prado *

“Estamos prontos para receber nossos alunos, assim que os órgãos legais que regulamentam a educação liberarem o retorno às aulas presenciais”

Desde o início da pandemia, o retorno à normalidade tem sido esperado por todos. Esses últimos dias, em especial, diante da possibilidade do retorno das aulas presenciais da Educação Básica e Superior, nos setores público e privado, a sociedade tem se mobilizado em um amplo debate sobre a adequação ou não à retomada. Aqui no nosso ambiente interno não tem sido diferente. A Fundação Educacional São Francisco Xavier sempre pautou a atuação dela pelo respeito, acolhida, sinergia, pela empatia e dedicação. Somos uma grande família, e, nós, instituição que tem como foco a educação e a saúde, temos como prioridade o cuidado com a nossa comunidade escolar, nossos alunos, professores, colaboradores e familiares. Acreditamos que a decisão de cada família deve ser avaliada no contexto de suas necessidades e possibilidades. Percebemos, porém, que a educação aponta para um novo rumo: um sistema híbrido, o qual, favorece a opção aos que desejam e podem ou não retornar ao ensino presencial. Mesmo antes desse novo contexto, já nos preparávamos, por entender que a inovação e a tecnologia já se firmavam como um pilar importante na educação.

Temos nos preparado e buscado o que há de melhor em segurança e ferramentas tecnológicas para possibilitar o retorno às aulas. Além de todas as orientações das autoridades públicas do setor, contamos com a parceria da nossa Instituidora Usiminas e de uma equipe pautada por evidências científicas, que nos apoiou nas ações e nos protocolos de retomada. Sob o comando de uma equipe médica e um Consultor Técnico na área de Biossegurança, um Comitê formado por representantes de todos os segmentos da Fundação Educacional São Francisco Xavier e área médica foi organizado para elaborar ações envolvendo infraestrutura, procedimentos sanitários, comportamentos e, principalmente, comunicação clara.

O retorno às aulas presenciais em um ambiente seguro é fundamental para a saúde de crianças e adolescentes. E, para atingir este objetivo, há exigências estruturais, higiênicas, sanitárias e comportamentais que necessitam ser planejadas e implantadas nas escolas. Assim, nosso Plano de Retomada Gradativa às Aulas Presenciais seguiu e cumpriu as exigências e os requisitos dos principais órgãos de saúde, como Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Órgãos estaduais e federais da Educação e do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19.

Para o retorno presencial, será utilizado o escalonamento e seguiremos todas as orientações e medidas de segurança definidas pelos órgãos responsáveis desde a recepção dos alunos, até – o retorno dele para casa. Ou seja, durante o momento da aula e todo o tempo que ele permanecer nas nossas dependências internas. Ofereceremos os equipamentos de proteção adequados, adaptamos nossa estrutura e ofertaremos ainda o exame de testagem quinzenal para todos os envolvidos no processo, dentre outras ações importantes para garantir ainda mais segurança para todos.

Acreditamos que no “novo normal”, ambos os sistemas, presencial e remoto, terão sua importância. Por isso nos preparamos em todos os âmbitos. Estamos prontos para receber nossos alunos, assim que os órgãos legais que regulamentam a educação liberarem o retorno às aulas presenciais. Mas preservaremos o direito de acesso ao ensino à distância para os alunos integrantes de grupos de maior risco e vulnerabilidade, assim como àqueles que optarem por permanecer em casa por se sentirem inseguros com a retomada, tendo garantida a mesma qualidade e do mesmo conteúdo, ao mesmo tempo.

Antes da pandemia, o uso da tecnologia aplicada à educação já era significativo nas escolas dos países desenvolvidos e, nossas unidades já dispunham de ferramentas tecnológicas relevantes. Nossos professores não se limitavam mais ao uso de materiais analógicos e físicos e estáticos em suas aulas. Ao contrário, já faziam uso e tinham conhecimento da riqueza de oportunidades que a tecnologia oferece às aulas.

A grande diferença, é que tudo isso era feito dentro da escola e no horário das aulas. O novo normal passou do interno para o externo, e todos, professores e alunos, passaram a interagir com fones, cabos, câmeras, internet e microfones, mas agora em suas casas.

Continuaremos a nos beneficiar da capilaridade que a tecnologia oferece para crescer em abrangência e qualidade. Continuaremos a oferecer segurança para a saúde dos nossos alunos, professores, colaboradores e para as famílias. Manteremos o acompanhamento pedagógico e emocional necessário, em especial para quando chegar o momento da retomada. Nossa prioridade é o cuidado com a nossa comunidade escolar, e estamos prontos para o novo normal! Nós estamos preparados para o agora, e para o futuro! Bem-vindos à nossa escola!!! Esperamos vocês com muita alegria e determinação para recebê-los com o coração aberto e vigilante.

* Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

04 de novembro, 2020 | 20:12

“Muita cerimônia e pouca solenidade: o ensino precisa mesmo é de uma nova reestruturação. Os desafios: trabalhar on line, além da falta de socialização entre alunos. Neste 'novo normal', sendo desestruturada, a escola pública será a mais prejudicada. Na particular ocorrerá a diminuição de empregados. E mais uma vez, confirma, que é a sociedade que deveria mesmo escolher na escola o tipo de ensino a ser ministrado para os filhos da nação - no que tange à conteúdo e tipo de aprendizagem - preparando o cidadão ora de maneira acadêmica; ou simplesmente, preparando-o para a vida.”

Envie seu Comentário