03 de novembro, de 2020 | 17:03

Cirurgia auditiva pioneira é realizada no Vale do Aço

Divulgação
Otorrinolaringologista Rodrigo Sousa Magalhães explicou como funciona a cirurgia em pacientes portadores de perda auditiva uni ou bilateral Otorrinolaringologista Rodrigo Sousa Magalhães explicou como funciona a cirurgia em pacientes portadores de perda auditiva uni ou bilateral

No Brasil, uma técnica inovadora tem sido usada para ajudar pacientes portadores de perda auditiva uni ou bilateral, incapazes de usar o aparelho de audição convencional. O método, realizado por meio da fixação de um implante de titânio no osso do crânio, sobre o qual se conecta um aparelho capaz de captar e processar os sons, transmitindo diretamente, por condução óssea para o ouvido interno, promove resultados relevantes na recuperação da audição dos pacientes. A equipe de otorrinolaringologia da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) foi responsável, em outubro, pelo uso dessa técnica em um paciente que sofria de perda auditiva devido à infecção crônica e alterações da anatomia do ouvido provocadas por cirurgias prévias para controlar essa infecção.

Segundo o otorrinolaringologista Rodrigo Sousa Magalhães, esse método é consagrado em todo o mundo e é adotado nos grandes hospitais brasileiros. “Foi a primeira vez que realizamos esse tipo de procedimento no Vale do Aço, e a possibilidade de realização no Hospital e Maternidade Vital Brazil se deu graças à expertise da equipe da FSFX e estrutura adequada da unidade. Ficamos muito satisfeitos com a possibilidade de aplicação da técnica, assim como a efetividade do tratamento, os resultados alcançados e os benefícios proporcionados ao paciente. A cirurgia transcorreu da melhor forma, o paciente está bem, se recupera em casa e terá o seu aparelho ativado dentro de 30 dias, após o período de cicatrização”, afirma.

O caso do paciente Ozéias Silva de Oliveira, 52 anos, aposentado, virou referência no Vale do Aço, na área de otorrino, por ser o primeiro procedimento realizado na região. “A técnica é simples e não me causou nenhum desconforto. A falta de audição me trouxe prejuízos na escola e principalmente no trabalho. Daqui pra frente é só alegria, não vou sofrer mais prejuízo social. Já dá para notar uma qualidade de vida totalmente diferente”, afirma o Ozéias.

“É um grande avanço na medicina. Os benefícios para o paciente são inúmeros: menor tempo de recuperação e menor dor no pós-operatório”, enfatiza o médico.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antonio Kontizas

21 de novembro, 2020 | 21:03

“Dr Rodrigo Sousa Magalhães.
Boa Noite.
Como faço, para o Sr me consultar, porque só assim, que vai poder verificar a gravidade das perdas de audição que tenho .
Que é severa de 50%, de ambas as orelhas.
Faço uso de aparelhos auditivos, des de 1988.
Aparelho Auditivo Phonak Cassia 312 wireless
Gostaria saber se tenho recurso.
O que eu sinto, e zumbido nos dois ouvidos.”

Gilberto Geraldo

09 de novembro, 2020 | 21:09

“Olá Dr. RODRIGO,
Sou de BH, tenho 73 anos, já fiz implante coclear ( ouvifo direitor há uns 30 anos com o Dr. IVAN COTA BARBOSA de BH.
Funcionou maravilhosamente. Mas nos últimos 10 anos caiu bastante minha audição, pois o outro ouvido também é muito deficitário.
Posso saber o preço médio desta operação com o pino de titânio?
Antes de operar, usei um aparelho auditivo que vibrava no osso anterior ao ouvido, era da Vienatone. Mas acabou estragando e era importado.
Sei que está operação sua e que vai resolver meu problema.”

Luciene Gomes Brito

06 de novembro, 2020 | 21:12

“Olá eu não ouço do ouvido esquerdo desde criança agora a quase um ano tive perfuração do tipano no ouvido direito
Tou usando aparelho
Mais tem como eu fazer essa cirurgia???
É muito caro??”

Eváldo Freire Cavalcantes.

06 de novembro, 2020 | 11:20

“Olá bom dia pessoal eu sou o Evaldo eu tenho 54 anos e desde de criança que eu tenho problemas de audição só se sabe o quanto é difícil quem sofre é eu sempre óro a Deus pra pra me abençoá tanto a mim como as pessoas que sofre com esse problems e acredito que foi por Deus que encontrei esse anúncio na internet. Como eu faço pra saber quanto custa a cirurgia como faço pra marcar uma consulta com vocês é se o meu caso tem solução. Desde já agradeço fico no aguardo da resposta.”

Paulo Marcos Andreotti

06 de novembro, 2020 | 08:03

“BOM dia ,essa cirurgia,fica alguma prótese visível,ou o aparelho fica oculto,essa cirurgia,o doutor rodrigo faz pela unimed,por favor quero informação.”

Geraldo

05 de novembro, 2020 | 18:59

“Sou deficiente auditivo desde nascença congênita profunda neurossensorial bilateral. Por gentileza preciso conseguir fazer a cirurgia em implante coclear.”

Geraldo

05 de novembro, 2020 | 18:57

“Sou deficiente auditivo desde nascença congênita profunda neurossensorial bilateral. Por gentileza preciso conseguir fazer o implante coclear!!!”

Consolação Santos

05 de novembro, 2020 | 09:11

“Gostaria de saber mais sobre está cirurgia pois sou surda desde os 13 anos e nunca descobre a causa eu falo muito bem só não escuto nada nada”

Claudineia Ferreira de Souza

05 de novembro, 2020 | 01:00

“Gostaria de saber mais sobre esse procedimento tenho uma irmã que não ouve nada É precisa fazer a cirurgia”

Marli Raimunda Nascimento

04 de novembro, 2020 | 23:10

“Como fico triste pobre de minha mãe viveu mtos a sem ouvi de um ouvido zumbido barulho na cabeça cansou de tanto um médico e outro. Coitada tinha a esperança de voltar a ouvir. Mas morreu sem realizar este como me entristece agora vem esta notícia. Minha vnt é chorar desesperadamente. Mimha mae foi uma guerreira. Me perdoa mamãe hj onde a senhora está ñ sente mais nd.”

Vania Sutil Guarezi

04 de novembro, 2020 | 22:34

“Na verdade pela reportagem não dá para saber se é uma prótese vibrotatil ou um Implante Coclear.
De qualquer forma uma reportagem mais detalhada, deveria estreita.”

Vania Sutil Guarezi

04 de novembro, 2020 | 21:57

“Essa cirurgia não é pioneira no Brasil uma vez que já é realizada há aproximadamente 30 anos. Ela é sim pouco divulgada. Se chama Implante Coclear e também não é tão milagrosa como a notícia sugere, se o paciente não for submetido a terapias de fonoaudiologia após a cirurgia os resultados podem não ser tão satisfatórios assim.
Fga Vania Sutil Guarezi”

Irani Toillier

04 de novembro, 2020 | 21:17

“Gostaria muito saber mais sobre essa cirurgia, como é o procedimento”

Leila Dornelas da Silva

04 de novembro, 2020 | 20:05

“Confio plenamente na experiência e formação profissional do Dr. Rodrigo Magalhães pois já tive diversos amigos, vizinhos e parentes atendidos por ele, já fizeram cirurgias e foram muito bem sucedidas. Deus continue te abençoando Dr. Rodrigo e capacitando suas mãos.”

Julio Cesar da Silva

04 de novembro, 2020 | 13:57

“A MUITOS ANOS ATRAS EU IA FASER UUMA CIRURGIA COM O DR RODRIGO DE DESVIO DE SEPTO NASAL MAS NA HORA Q ESTAVA NO BLOCO CIRÚRGICO NAO CONSEGUIRAM ME INTUBAR POIS SO COM FIBRA ÓTICA Q CONSEGUIRAM NA UNIMED ESTOU BEM MAS ESTOU C PERFURAÇÃO NO TÍMPANO DO OUVIDO DIREITO E JA FIZ CIRURGIA A MUITOS ANOS ATRAS E AGORA ESTOU SOFRENDO MUITO COM UM ZUMBIDO Q ME MATA FUI NE UM OTORRINO E FICOU C MEDO DE OPERAR QUERIA SABER SE TEM JEITO NO MEU CASO”

José Pereira da Silva

04 de novembro, 2020 | 10:45

“Como fazer essa Cirurgia.Quero ter mais informações???”

Salete Fernandes Rodrigues Borges

04 de novembro, 2020 | 09:31

“Tenho perda auditiva bilateral neurosensorial. No ouvido esquerdo ja nao ouço nem com aparelho e no direito ja moderada/profunda por Otosclerose. Gostaria de conseguir essa cirurgia. Cada dia estou mais isolada e deprimida. Obrigada”

Glaucia Rosa Dias Castro

04 de novembro, 2020 | 09:20

“Gostaria de parabenizar o Dr Rodrigo pela competencia e profissionalismo..Ano passado minha irma e eu tivemos a alegria de sermos operadas por ele pq sofriamos de otosclerose..pra mim é o melhor otorrino de Minas Gerais.”

Sidney Cruz

04 de novembro, 2020 | 06:57

“Já tive a oportunidade de ser operado pelo Dr. Rodrigo e tenho certeza do sucesso desse procedimento feito por ele. O Vale do Aço só ganha com profissionais assim. Parabéns!”

Claudemir José de Resende

03 de novembro, 2020 | 21:37

“Gostaria de saber sobre procedimentos para fazer está cirurgia...”

Envie seu Comentário