Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de novembro, de 2020 | 10:00

Perícia médica já funciona nas agências do INSS de Ipatinga e Timóteo

Arquivo DA
O Instituto Nacional do Seguro Social promoveu a reabertura gradual de suas unidades a partir do dia 14 de setembroO Instituto Nacional do Seguro Social promoveu a reabertura gradual de suas unidades a partir do dia 14 de setembro

O limite do prazo para pedido das antecipações do auxílio-doença foi prorrogado até 30 de novembro, de acordo com decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 28. O prazo se encerrava no sábado (31). Vale ressaltar que as antecipações do auxílio-doença foram permitidas devido ao fechamento das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no começo da pandemia, impossibilitando a prestação da perícia médica. No entanto, atualmente, esse tipo de serviço já é oferecido em boa parte das agências no país, dentre elas, em Ipatinga e Timóteo.

Em nota enviada ao Diário do Aço, a Superintendência Regional Sudeste II do INSS informou que desde que o INSS promoveu a reabertura gradual de suas unidades, em 14 de setembro, as agências vêm retomando alguns dos serviços presenciais. “Na região do Vale do Aço, a agência de Ipatinga reabriu com os serviços de Justificação Administrativa; Cumprimento de exigência (nos casos em que o segurado precisa complementar documentação pendente para análise de requerimento); Serviços para entrega de documentos solicitados pelo Monitoramento Operacional de Benefícios. Já a perícia médica foi retomada no fim de setembro e os atendimentos de Serviço Social e Reabilitação Profissional no início de outubro”, explicou a nota.

Situação em Timóteo

A Superintendência Regional também comunica que a “unidade de Timóteo, além dos serviços administrativos, está funcionando com perícia médica, Serviço Social e Reabilitação Profissional desde o fim de setembro”.

Coronel Fabriciano

Já em Coronel Fabriciano, a agência conta com o serviço de Exigência Expressa, para receber a documentação pendente para concluir a análise de requerimentos dos segurados, a partir de agendamento prévio pelos canais remotos – MEU INSS e Central 135. “Por esse serviço, os segurados depositam, em urnas disponíveis na entrada da agência, cópia simples das comprovações solicitadas pelo INSS. A Exigência Expressa também está disponível nas unidades de Timóteo e Ipatinga. Os segurados podem conferir quais Unidades do INSS estão abertas no Portal covid.inss.gov.br. Para pesquisar, é necessário digitar o nome da cidade onde se encontra a agência”, detalhou a nota do INSS.

Outras informações

Ainda conforme a Superintendência Regional do INSS, os segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências. “Os serviços devem ser agendados pelos canais remotos: o MEU INSS, disponível no portal meu.inss.gov.br e também em aplicativo para celular; e a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O segurado que não for atendido deve reagendar seu atendimento pelos canais remotos. Os serviços que não estão disponíveis de forma presencial continuam disponíveis por meio desses canais remotos”, pontuou a nota.

Objetivo

Com a antecipação, o beneficiário recebe até um salário mínimo (R$ 1.045) sem perícia médica, bastando anexar um atestado médico legível ao requerimento com declaração de responsabilidade pelo documento no portal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou do aplicativo Meu INSS. Essa alternativa só foi possível devido ao fechamento das agências durante a pandemia.

Após a perícia médica, o segurado recebe a diferença em uma parcela, caso o valor do auxílio-doença supere um salário mínimo. Instituída em abril, a antecipação do auxílio-doença e do BPC inicialmente valeria até o fim de julho e havia sido prorrogada até o fim deste mês.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário