31 de outubro, de 2020 | 10:00

Um compromisso por dia

Ana Zattar *

Você sente vontade de mudar seu estilo de vida e não sabe nem por onde começar? Rotina, estresse, excesso de trabalho, ansiedade, falta de momentos para cuidar de si, muitas vezes acabam se tornando companheiros dos nossos dias, e nós, por vezes acabamos achando normal viver dentro desse turbilhão. A velocidade dos acontecimentos nos cegam e faz parecer que a vida é mesmo assim, uma correria, como costumamos responder aos que perguntam como estamos. Que tal assumir um compromisso e se desafiar dia após dia experimentando mudanças que envolvam uma ação de cada vez? Vamos lá.

Dia 1 – procure não reclamar de nada, mas absolutamente nada, nem do tempo, se está muito frio ou muito quente, se está chovendo ou mudou repentinamente. Às vezes reclamamos no piloto automático, para puxar assunto no elevador, na fila da padaria, quando na verdade nem estamos tão incomodados assim - é uma reclamação socializadora. Que tal escolher um outro assunto para socializar?

Dia 2 - estreite seus laços com a natureza. Aproxime-se da mãe Terra realizando pelo menos uma ação concreta, como por exemplo, andar descalço na grama, agradar um cachorro, apreciar um pôr do sol ou ainda, se tiver oportunidade, tome o melhor banho de mar da sua vida. Esteja inteiro nesse momento e guarde a energia que ele nos presenteia.

Dia 3 - substitua, em seu local de trabalho, os copinhos plásticos por uma caneca ou copo reutilizável. Se você ainda não tem o seu, escolha um bem bonito e use para tudo: água, café, chá, sucos, “refri”, ou "whatever"... com essa atitude, cada um de nós deixará de utilizar em média 700 copinhos plásticos por ano.

Dia 4 - aprenda pelo menos uma palavra nova e incorpore-a em seu vocabulário. Eu aprendi a palavra plogging, preciclagem e upcycling.

Dia 5 - conheça um programa de trabalho voluntário e pondere a possibilidade de participar de um (pesquise no Google, pergunte para alguém ou procure mais informações sobre algo que já tenha lhe chamado a atenção).

Dia 6 - recuse sacolas plásticas, canudos ou qualquer item que não seja assim tão necessário - saia de casa com sua ecobag na bolsa ou no carro e com aqueles canudos de inox, bambu ou silicone que talvez você já tenha até comprado, mas sempre esquece de usar.

Dia 7 - ouça uma música que traga boas recordações. Ouça mil vezes essa música. Ou outra música... inunde-se de boas lembranças e se souber, faça uma playlist!

Dia 8 – mande uma mensagem para alguém importante de sua vida.

Dia 9 - experimente uma comida diferente. Permita-se novos sabores. Vá por outros caminhos: prove um prato vegetariano ou vegano, uma fruta que nunca se atreveu a saborear, um suco, ou algo tradicional que todo mundo come menos você!

Dia 10 - escolha uma pessoa que você não fala há muito tempo e dê um telefonema a ela.

Dia 11 - conheça um programa socioambiental que você possa atuar efetivamente e adote essa prática.

Dia 12 - valorize o hábito da leitura! Conte para alguém sobre o livro que você está lendo, ou caso não esteja lendo nenhum, escolha um e mãos à obra. Deleite-se no universo da leitura! Eu estou lendo "O jeito Harvard de ser feliz".

Dia 13 - doe produtos, roupas e calçados que você não usa mais. Pesquise onde com amigos ou busque na internet a melhor opção. Faça a energia circular!

Dia 14 - fotos, vídeos, arquivos de seu computador ou celular (aqueles que não tem mais serventia e que estão lá só ocupando espaço). Fique com aquilo que te serve. Lembre-se da sua caixa de e-mail também.

Dia 15 - organize pelo menos uma gaveta do seu trabalho ou de casa. Livre-se do que está ali só ocupando espaço.

Dia 16 - saiba uma coisa nova de um amigo ou colega. Converse. Interesse-se pela história das pessoas. Aproveite também para contar algo sobre você.

Dia 17 - crie o hábito de agradecer. Que tal adotar o pote da gratidão? Você só vai precisar de um vidro, pedacinhos de papel e caneta ao alcance. Pelo menos uma vez por dia você escreve no papelzinho algo bom que te aconteceu, dobra e coloca no vidro.

Dia 18 - cante no chuveiro! Sabe aquela música que você ama? Cante-a no chuveiro! Simples assim! E se der vontade, dance também...

Dia 19 - dedique se à prática de exercícios físicos. Se já o faz, perfeito, faça o melhor treino da sua vida. Se não o faz, comece as movimentações para isso: busque opções de atividades, locais, companhias. Mexa-se!

Dia 20 - aprenda algo novo. Pode ser qualquer assunto, como por exemplo, investir seu dinheiro, uma receita nova, uma ferramenta tecnológica, um App novo... enfim, o que você quiser.

Dia 21 - tenha contato com as plantas, árvores, flores. Vá passear no parque (se possível), abrace uma árvore, plante uma semente, faça compostagem, faça uma trilha.

Dia 22 - beba pelo menos oito copos de água por dia. Lembre-se de que nosso corpo necessita de 30ml de água por quilo, aproximadamente. Faça as contas e "bora lá" manter o corpo bem hidratado.

Dia 23 - observe os desenhos das nuvens e exercite a sua criatividade. Se possível, fotografe.

Dia 24 - não julgue nada nem ninguém. Pratique a empatia.

Dia 25 - sorria para alguém que não conhece e se for possível, conheça essa pessoa. Não é paquera, viu?! É uma ação despretensiosa.

Dia 26 - faça alguma coisa que você gosta muito e que te faça muito feliz.

Dia 27 - assista a um filme. Aproveite o momento e depois reflita sobre.

Dia 28 – conheça um lugar novo na sua cidade. Se não puder sair de casa faça um tour virtual.

Dia 29 - comece algo novo. Pode ser uma dieta, academia, namoro, curso, novos hábitos ou o que você já está planejando começar há tempo e não o faz.

Dia 30 - faça listas! Lista é genial. Lista organiza. Lista direciona. Lista é vida. Use lista para tudo.

Dia 31 – escolha um dos compromissos listados prossiga repetindo todos os dias de sua vida. No dia seguinte escolha outro e assim sucessivamente.

* Graduada em Educação Física e pós graduada em Gestão e Liderança Educacional. É professora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

31 de outubro, 2020 | 10:32

“Se cuide, a borderlaine já está aí, brincadeira!”

Envie seu Comentário