31 de outubro, de 2020 | 07:45

Dicas de boa leitura

Obras que ajudam a passar o tempo num feriadão em tempos de pandemia

1 - O abrigo de Kulê
O ano é 1940. A cidade é uma dessas onde os velhos espiam pelas janelas com seus olhos cheios de memórias, as crianças brincam pelas ruas, com os pés nus, e meninas sem luxo se enfeitam para ver a festa na praça. Maria, uma moça que ama os livros e sonha em ver o mundo, encontra Gabriel, um caixeiro-viajante vendedor de brinquedos.

Divulgação/GB Imagem
O que eles ainda não sabiam, na beleza inocente da juventude, é que o destino tem seus caprichos, e que a liberdade é o bem mais precioso de quem vive. E é por ela que se luta, todos os dias! A autora, Juliana Valentim convida todos a embarcarem nessa narrativa fluida, que enaltece a juventude e mostra que a liberdade é um direito pelo qual se deve lutar, sempre. O livro tem 204 páginas e é da Editora All Print.

2 - O monge e o pastor
Durante maio de 2020, o monge Marcelo Barros e o pastor Henrique Vieira trocaram uma série de mensagens. O pano de fundo da conversa são questões que afligem a todos nós. Como viver em tempos tão difíceis sem desanimar? É possível encontrar paz interior em meio à agitação e à angústia de uma situação extrema como a pandemia? A experiência pode nos tornar melhores e mais humanos?

Ao compartilhar diferentes vivências da espiritualidade, eles mostram que o diálogo é elemento essencial da caminhada humana. Essas cartas de amizade levantam reflexões e clamam por atitude: está em nossas mãos superar a cultura da competição e do individualismo e nos educarmos para formas de convivência mais amorosas e justas. Com 176 páginas, o livro é da Editora Objetiva.

3 - O Brasil dobrou à direita
Qual o perfil dos eleitores de Jair Bolsonaro? De que segmento social eles fazem parte? Qual sua escolaridade, idade, gênero e religião? Em suma: Quem votou em Bolsonaro? Usando gráficos e dados comparativos, o cientista político Jairo Nicolau faz uma radiografia do desempenho de Jair Bolsonaro e do PSL nas eleições de 2018, que levaram o país a uma guinada à direita.

Divulgação/GB Imagem
Estudioso do processo eleitoral, Nicolau exibe e analisa os números que elegeram um nome inexpressivo no cenário mais amplo da política. É uma contribuição decisiva para o debate desapaixonado sobre o fenômeno do bolsonarismo nas urnas e as transformações que mudaram o rumo do Brasil. Um livro fundamental para entender o que aconteceu e o que pode acontecer nas próximas eleições. Com 144 páginas, o livro é da Editora Zahar.

4 - No Labirinto do Cérebro
Em “No Labirinto do Cérebro”, o médico Paulo Niemeyer Filho divide com o leitor sua experiência como neurocirurgião e, de forma clara e acessível, descreve o funcionamento do cérebro e as mais recentes descobertas nessa área, explorando temas como a formação da memória, os mistérios da dor ou os efeitos por vezes inusitados de um distúrbio cerebral.

A essa narrativa somam-se histórias fascinantes e às vezes surpreendentes, de casos que acompanhou e também os que ouviu de seu pai, Paulo Niemeyer, considerado o maior nome da neurocirurgia brasileira. Seguindo a melhor tradição dos livros de divulgação científica, Niemeyer Filho discorre sobre as grandes descobertas e a evolução da medicina, apontando também seus caminhos e possibilidades. Com 264 páginas, o livro é da Editora Objetiva.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário