EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

29 de outubro, de 2020 | 15:17

Três em cada 10 pequenos negócios mineiros conseguiram acessar crédito

Divulgação
Levantamento do Sebrae e FGV mostra aumento no número de empresários que conseguiram financiamento em setembro Levantamento do Sebrae e FGV mostra aumento no número de empresários que conseguiram financiamento em setembro

Os pequenos negócios mineiros conseguiram mais acesso ao crédito em setembro, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Entre os empresários que buscaram empréstimo, 30% conseguiram acessar e 14% aguardavam uma resposta. Em agosto, essa proporção era de 26% e 18%, respectivamente. A pesquisa ouviu 489 empreendedores do estado, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro.

“Esse aumento gradual do número de pequenos negócios que estão conseguindo crédito é reflexo das medidas de apoio ao segmento, como a ampliação das garantias oferecidas pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, o Fampe, gerido pelo Sebrae”, avalia o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha.

Até meados de outubro, as operações com o Fampe em todo o país ultrapassavam R$ 2,3 bilhões contratados. O fundo de aval viabiliza garantia complementar aos pequenos negócios nas operações de crédito, atendendo às exigências das instituições financeiras.

A ampliação das instituições financeiras que operam o Fampe também é um fator positivo na expansão do atendimento aos pequenos negócios do estado. Além da Caixa, o BDMG e o Sicoob operam o Fampe em Minas Gerais.

Crédito Assistido

O número de pequenos negócios do estado que estão em dia com os empréstimos também aumentou em setembro. O percentual de empresários nesta condição saltou de 33% em agosto para 36% em setembro. O percentual de inadimplentes se manteve estável: 28% dos entrevistados.

“Temos feito um esforço enorme para facilitar não só o acesso dos pequenos negócios ao crédito, mas de oferecer a eles condições de aplicar os recursos de forma correta, com planejamento e gestão”, destaca Rocha.

O Sebrae destaca que está oferecendo acompanhamento aos empreendedores que conseguiram empréstimo com garantia complementar do Fampe. No programa Crédito Assistido, os empresários recebem orientação, participam de cursos e têm acesso a consultorias personalizadas para melhorar a gestão financeira dos negócios. Até o início de outubro, 7.343 empresas conseguiram acessar crédito com garantia do Fampe em Minas Gerais, totalizando 10.698 operações de financiamento utilizando o fundo de aval do Sebrae.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário