29 de outubro, de 2020 | 07:38

O Remixshake do Coletivo Aberto

Grupo ipatinguense fecha programação do ENARTCinho de vídeos para crianças

No próximo domingo (1/11), às 16h, vai ao ar pelos canais do Hibridus Dança e da Aperam no Brasil no Youtube o último vídeo da programação do ENARTCinho de vídeos para crianças. O trabalho chama-se ‘Remixshake’ e é da artista Barbara Pavione, do Coletivo Aberto, de Ipatinga.

O vídeo compilou cenas e experimentos explorados pelo Coletivo e também outras ideias que estavam engavetadas. Com uma estrutura fragmentada e ágil, é uma viagem por imagens e situações que dialoguem com um imaginário infantil atemporal, propondo discussões urgentes ao nosso tempo.

Leo Coessens/Divulgação/ACS GHD
Barbara Pavione é atriz, produtora e arte educadoraBarbara Pavione é atriz, produtora e arte educadora
Atriz, produtora e arte educadora, bacharel em Artes Cênicas pela UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, Barbara Pavione começou a trabalhar com grupos artísticos do Vale do Aço em 2003. Em 2014 fundou o Coletivo Aberto de Teatro.

Dirigiu o espetáculo As Aventuras do Super-Quixote (2014), produziu e atuou em Procurando Firme e Monstrxs e no média metragem “A Quinta História”.

O Coletivo Aberto pesquisa as artes cênicas para a infância, e investiga elementos da literatura e da música. No isolamento social, uma nova linguagem foi adotada, o audiovisual, uma nova e potente possibilidade de pesquisa estética.

“A nova criação do Coletivo Aberto é um experimento cênico-poético feito para as redes virtuais, que, ao juntar materiais, amplia canais lúdicos e sensoriais e coloca as imagens e memórias para dançar e criar histórias.

Parece desenho animado, programa de televisão, teatro de fantoches, show de música, arte de dobradura, revista de variedades, aula de filosofia, filme de ficção científica e tudo o nossa imaginação puder alcançar para o encanto não naufragar...”

A crítica é do performer Clóvis Domingos, doutor em Artes da Cena pela Escola de Belas Artes da UFMG. A análise está no link https://hibridus.com.br/critica-de-remixshake-por-clovis-domingos/.

O ENARTCi e a pandemia
O Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi) é uma plataforma de compartilhamento de arte contemporânea e discussão de políticas públicas para as artes.

A cada ano escolhe uma questão para pautar a sua programação, sem tentar responder ou resolver o problema, mas no intuito de potencializar processos de criação a partir do que apresenta. A 14ª edição, em plena pandemia, não foi diferente.

Leo Coessens/Divulgação/ACS GHD
A adoção das mídias eletrônicas foi um achado para o grupoA adoção das mídias eletrônicas foi um achado para o grupo
O Hibridus decidiu realizar as ações da forma habitual, como plataforma contemporânea atenta ao que acontece, e propôs a ocupação das redes sociais e plataformas digitais com uma programação de vídeos de vários artistas, favorecendo a região do Vale do Aço e, em seguida, através da ação ENARTCinho para as crianças, também agiu no Vale do Jequitinhonha.

O edital do ENARTCinho recebeu 81 propostas de vídeos para crianças e 12 delas foram selecionadas, com cada proponente recebendo uma ajuda de custo de R$800 para ocupar as tardes de domingo nos canais do Hibridus Dança e da Aperam no Youtube, sendo precedidos de uma live com os artistas, na sexta-feira anterior à exibição.

Assim, o ENARTCi deu continuidade a trabalho de formação de público levando trabalhos de qualidade à casa das pessoas neste momento em que estivemos impossibilitados de realizar atividades corriqueiras e eventos presenciais.

SERVIÇO:
O vídeo “Remixshake” será exibido no domingo (1/11), às 16h. Nesta sexta-feira (30), às 18h30, haverá uma live com Bárbara Pavione no Instagram do Hibridus Dança, falando da participação na Convocatória ENARTCinho 2020.

Para acompanhar a programação, inscreva-se nos canais:
https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg
https://www.youtube.com/user/aperambrmais. A Aperam no Brasil patrocina este projeto via de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário