27 de outubro, de 2020 | 10:59

Na pauta, dramaturgia e infância

Atores e diretores trocam ideias no Oficinas Culturais – Trocas Coletivas

Na live desta semana do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas, o dramaturgo, ator e professor de teatro Raysner de Paula vai conversar com Claudinei de Souza, diretor de produção do projeto, e com os atores Barbara Pavione e Leo Coessens, do grupo Coletivo Aberto, de Ipatinga.

Dramaturgias e infância, diálogos e narrativas da contemporaneidade é o tema do bate papo que começa às 20h desta quarta-feira (28) e que poderá ser assistido no canal do projeto Oficinas Culturais Ipatinga no YouTube, com direito a envio de perguntas pelo chat.

Divulgação/ACS OCTC
Raysner de Paula é dramaturgo, ator e professor de teatro com ampla atuaçãoRaysner de Paula é dramaturgo, ator e professor de teatro com ampla atuação
Graduado em Teatro pela UFMG, Raysner de Paula desenvolve trabalhos como pesquisador, dramaturgo, ator e professor de teatro de crianças e jovens. É um dos fundadores do grupo Mamãe tá na Plateia e participa de outros coletivos em trabalhos artísticos como o texto do espetáculo “Remundados”, para o grupo Boca de Cena/SE.

Também fez “Quem é você?”, para o grupo Toda Deseo/MG; “Danação”, solo de Eduardo Moreira, do grupo Galpão; atuação e texto da “Ópera de Sabão”, do grupo Maria Cutia. Também trabalhou como ator na peça “Dente de Leão”, do grupo Espanca.

A curadoria do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas é dividida com grupos e entidades do Vale do Aço, que indicam os participantes de cada edição. Raysner foi indicado pelo Coletivo Aberto, grupo de Ipatinga que desenvolve trabalhos para crianças e adolescentes.

A atriz Bárbara Pavione, do Coletivo Aberto, explica que o grupo vem pesquisando as dramaturgias voltadas para a infância, e encontrou dois textos do Raysner: Trumaré, um solo publicado no livro Por quê? Coleção Teatro Contemporâneo, da editora Javali; e Quem é você?, escrito para o grupo Toda Deseo/MG.

“Ficamos entusiasmados com a escrita dramatúrgica dele, que é poética, valoriza o espectador e a criança enquanto agente ativa no espetáculo, está ligada à experiência como arte-educador, em que gera um trabalho de experimentação de novas linguagens e valorização de fala desse público”, destaca Bárbara.

Tati Motta/Divulgação/ACS OCTC
Grupo Maria Cutia em Ópera de Sabão, um dos trabalhos de Raysner de PaulaGrupo Maria Cutia em Ópera de Sabão, um dos trabalhos de Raysner de Paula
Criando oportunidades
Para o ator Léo Coessens, do Coletivo Aberto, pensar as formas de se comunicar e criar oportunidades de troca de experiência com o público infantil é urgente e necessário nestes tempos em que crianças ou adultos são atravessados por informações e bombardeados por imagens o tempo todo.

“É preciso discutir a dramaturgia como potência crítica e estética, em um contexto que geralmente associa a arte para a infância só ao didatismo, moralismo e recreação, subestimando o público e esgotando possibilidades da experiência artística. Devemos olhar para a infância como um território amplo, múltiplo, político, poroso e fértil”, destaca Coessens.

O Oficinas Culturais – Trocas Coletivas seguirá em novembro, recebendo ícones das artes cênicas da cena mineira e nacional, incluindo Grace Passô, Ana Botafogo, Márcio Abreu, Michel Melamed e Bia Lessa.

O projeto é do dramaturgo, ator e diretor Claudinei de Souza, e é realizado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Informações pelos telefones (31) 98883–3142, 99966–4166 e 98662–4085.

SERVIÇO:
Oficinas Culturais – Trocas Coletivas 20 anos
Canal do Youtube do Oficinas Culturais Ipatinga
Quarta-feira (28) - 20h
Live com Raysner de Paulo, participação de Barbara Pavione e Leo Coessens.
Dramaturgias e Infância: Diálogos e Narrativas da Contemporaneidade
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário