14 de outubro, de 2020 | 16:51
Políticos que divulgarem notícias falsas na internet serão investigados e pena pode chegar a oito anos de prisão
Divulgação
PC atua no combate à disseminação de notícias falsas pela internet e homem foi preso em Carmo do Cajuru
PC atua no combate à disseminação de notícias falsas pela internet e homem foi preso em Carmo do Cajuru
A disseminação de fake news eleitoral será combatida pela Polícia Civil e os responsáveis punidos. E os casos já demandam a atuação policial. A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu, nesta quarta-feira (14), mandado de busca e apreensão na residência de um homem, de 60 anos, investigado por disseminação de fake news eleitoral, na cidade de Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste mineiro.
Na ocasião, foram apreendidos um aparelho celular e um pendrive. As investigações se iniciaram quando a PCMG recebeu uma notícia-crime de que o investigado teria editado e depois divulgado, em redes sociais, um vídeo com imagem da vítima e trecho de áudio de uma reunião da Câmara Municipal denotando que um político local teria os direitos políticos cassados e se tornaria inelegível neste pleito.
De posse do vídeo original, constatou-se que, de fato, diversas partes dos áudios da reunião foram suprimidas e montadas, bem como foram obtidas imagens e áudios de distintas redes sociais, nas quais o investigado alvo da operação e outros envolvidos disseminavam as informações.
O delegado Weslley Castro, responsável pelo inquérito policial, informou que a Câmara Municipal informou à PCMG, por meio de ofício, a inexistência de processo de impeachment em detrimento da vítima, bem como manifestou ser atribuição do Tribunal Regional Eleitoral a cassação de direitos políticos e determinação de inelegibilidade. Com isso, ao fim do inquérito, os investigados poderão responder pelo crime de denunciação caluniosa, com pena prevista de dois a oito anos de prisão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Na Lata
16 de outubro, 2020 | 12:39Contem outra, porque essa não cola, se roubo e corrupção não tá dando cadeia, imagine mentira.”
Observador
15 de outubro, 2020 | 08:42E quem determina o que é verdadeiro ou falso ? O que pode ser considerado verdade e o que pode ser considerado mentira ?
Além do mais, prisão de até 8 anos ? nem por homicídio doloso a pessoa fica presa por esse tempo !”
Curto e Franco
14 de outubro, 2020 | 19:57Inventao outra piada , pois os vereadores que tava roubando na camara de ipatinga estao todos soltos e gozando impunidade , isso dai e conversa pra boi dormir .”