28 de agosto, de 2020 | 10:06

Um livro que entrou na história

A primeira circum-navegação brasileira e primeira missão do Brasil à China

Já está disponível o livro sobre a primeira volta ao mundo feita por um navio e uma tripulação brasileira e os bastidores da primeira missão diplomática brasileira à China, fatos ocorridos entre 1879 e 1883.

O feito de tão arriscada viagem coube à Marinha do Brasil com 197 homens, 22 oficiais, 126 marinheiros imperiais, 15 foguistas e 21 soldados navais.

Muitos marinheiros acabaram ceifados por enfermidades graves, como o beribéri. Alguns desertaram e outros não puderam voltar com a guarnição, pois foram hospitalizados.

Divulgação
A viagem de volta ao mundo durou 430 dias, sendo 268 de viagem e 162 nos portos, e foi comandada pelo capitão de fragata Júlio César de Noronha.

O navio carregou também a primeira missão diplomática brasileira que por três anos buscou um acordo para trazer ao Brasil mão de obra chinesa. A missão, cercada de polêmica no Brasil e no mundo, teve como enviados extraordinários o diplomata Eduardo Callado e o contra-almirante Arthur Silveira da Motta, futuro barão de Jaceguai.

Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco, coautores das obras A Caminho do Ouro – norte-americanos na Ilha de Santa Catarina (2015) e de História Natural da Ilha de Santa Catarina: o códice de Noronha (2017), pesquisaram em vários arquivos brasileiros e de outros países para coletar documentos, fotografias e ilustrações para o livro, que aborda um tema inédito.

“Recuperamos uma aventura heroica de marinheiros anônimos, alguns dos quais morreram. A viagem é um episódio oculto da história brasileira. Escrevemos o livro com entusiasmo, por recuperar uma parte interessante da memória nacional e ser uma história repleta de curiosidades”.

FICHA TÉCNICA:
Autores: Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco
Editora Dois Por Quatro
360 páginas - Formato: 18 x 24 cm
ISBN: 978-85-69609-43-8
O livro pode ser adquirido em https://www.doisporquatro.com/primeira-circum-navegacao-brasileira-e-primeira-missao-do-brasil-a-china-1879.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário