20 de março, de 2019 | 12:53

'Anos Dourados’: um sucesso que resiste ao tempo

A minissérie se passava na década de 1950; foi a estreia de Felipe Camargo na Globo

Anos Dourados’ foi uma minissérie exibida de 5 a 30 de maio de 1986, escrita por Gilberto Braga e dirigida por Roberto Talma (supervisão de Daniel Filho), e teve 20 capítulos, exibidos às 22h na TV Globo.

No bairro carioca da Tijuca, no fim da década de 1950, o amor dos jovens Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo) teve que enfrentar vários obstáculos, principalmente os de ordem moral advindos dos conservadores pais de Lurdinha, Dr. Carneiro (Cláudio Corrêa e Castro) e Dona Celeste (Yara Amaral).

Felipe Camargo e Malu Mader viveram o casal Marcos e Lurdinha em Anos Dourados
Arquivo GB ImagemArquivo GB Imagem
A trama contava também o romance da mãe de Marcos, a desquitada Glória (Betty Faria), com um homem casado, o Major Dornelles (José de Abreu), casado com Beatriz (Nívea Maria), com quem vivia um casamento só de aparências. A minissérie também traçou um painel do momento político, histórico e cultural daquele período.

O título ‘Anos Dourados’ foi ideia de Daniel Filho. Ele conta que havia um projeto da ‘Casa de Criação Janete Clair’ para produzir minisséries sobre diferentes épocas da história do Brasil. Criado em 1985, o projeto tinha o objetivo de elaborar e selecionar roteiros para as produções da emissora.

A partir dessa ideia, decidiu-se que a década de 1950 ficaria com Gilberto Braga. Para a trama sobre os anos de 1960, Gianfrancesco Guarnieri foi o nome sugerido. No entanto, Guarnieri acabou se envolvendo em outros projetos da emissora e depois a ‘Casa de Criação Janete Clair’ fechou.

Anos depois Gilberto Braga escreveu a minissérie ‘Anos Rebeldes’, em que retratou o duro período de repressão do regime militar vivido no Brasil a partir do golpe militar de 1964.

“Anos Dourados” marcou a estreia do ator Felipe Camargo em um papel de destaque na Rede Globo, e ele recebeu inúmeros elogios pelo seu trabalho como o doce e apaixonado Marcos. O desempenho como Lurdinha também rendeu elogios à atriz Malu Mader.

A minissérie foi reapresentada duas vezes: em outubro de 1988 e em agosto de 1990, no ‘Festival 25 Anos da Rede Globo’. Em 1990, a minissérie foi compactada e lançada em vídeo e, em 2003, ganhou uma versão em DVD, editada pelo próprio Gilberto Braga.

‘Anos Dourados’ foi vendida para mais de 20 países, entre eles Albânia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Turquia, Uruguai e Venezuela. A trama também já foi exibida com sucesso no canal pago Viva.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário