05 de agosto, de 2016 | 15:06

A medicina do futuro chegando

José Valdaí de Souza

A Medicina Molecular é aquela que atua na prevenção e no tratamento das doenças, utilizando todos os recursos e procedimentos disponíveis na medicina contemporânea, incorporando os últimos avanços científicos da química e da genética molecular.

O paciente é visto de uma forma holística, integrada, todos os seus órgãos equilibrados para que os processos metabólicos possam ocorrer com a eficiência máxima, prevenindo o aparecimento de doenças e auxiliando no combate das já existentes. Para que isso ocorra, é preciso oferecer às células todos os elementos necessários ao seu funcionamento e retirar as substâncias tóxicas que prejudicam o metabolismo.

O pesquisador Roger Williams, em 1971, concluiu que: "O micro ambiente nutricional de nossas células possui importância crucial a nossa saúde, e as deficiências nesse ambiente se constituem na principal causa das doenças".

O nosso organismo necessita, para o seu funcionamento ideal, de inúmeras substâncias que são utilizadas nas células na produção de energia e de novas moléculas. Embora as células sejam capazes de sintetizar centenas de substâncias diferentes, existem 45 que são absolutamente necessárias e que o organismo não consegue sintetizar - são os nutrientes essenciais: vitaminas, alguns minerais, aminoácidos e ácidos graxos que precisam ser ingeridos através da dieta ou de uma suplementação.

A indústria alimentícia e as agroindústrias espoliam os alimentos de diversos tipos de nutrientes e a eles adicionam substâncias estranhas ao ambiente fisiológico celular (conservantes, acidulantes, aditivos, edulcorantes e metais que são muitas vezes tóxicos) que prejudicam o metabolismo.

A colheita, o armazenamento e o transporte de legumes, verduras e frutas reduzem drasticamente a quantidade de vitaminas e sais minerais neles contidos. Por outro lado, e agravando a situação, está a pobreza do nosso solo em vários micronutrientes como o selênio, cromo, zinco e manganês.

Estudos científicos mostram que uma grande porcentagem de indivíduos de todas as faixas etárias, e de níveis sócioeconômico elevados, não ingerem a quantidade de nutrientes essenciais necessária ao bom funcionamento do organismo.

Além disso, somos constantemente submetidos a situações de estresse metabólico, como: cigarro, drogas, álcool, doenças: infecções, asma, diabetes, etc., exercício intenso em pessoas sem condicionamento físico (atleta de fim de semana), estresse profissional ou familiar, alimentação inadequada, poluição ambiental, contaminação por metais tóxicos (alumínio, chumbo, cádmio, mercúrio, etc.) radiações solares ou nucleares.

Nessa situação, além do consumo NÃO ADEQUADO dos nutrientes essenciais, temos a formação excessiva de radicais livres que ultrapassam a capacidade de defesa do organismo, causando lesão dos componentes celulares e consequentemente envelhecimento precoce e doenças degenerativas como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Em 1968, Linus Pauling, cientista norte americano ganhador do dois prêmios Nobe (química e da PAZ) e por diferenças de poucas horas não ganhou o terceiro, que foi outorgado a Watson e Crike, com a descoberta da dupla hélice de DNA. Com mais essa premiação teria se tornado o pai único da Medicina Molecular. Pauling empregou pela primeira vez o termo medicina ortomolecular (do grego orthos = correção).

Desde então, inúmeras pesquisas vieram corroborar a necessidade de se propiciar à célula um ambiente nutricional adequado. Hoje com a evolução científica e com a biologia molecular, que estuda a bioengenharia celular - genes, o termo mais correto seria MEDICINA MOLECULAR, pois incorpora a correção do equilíbrio químico com os erros do DNA intracelular. Esse termo é o que nós preconizamos como o correto e assim também vem sendo usado pela Sociedade de Medicina Molecular da Johns Hopkins University - USA.

A Medicina Molecular tem por objetivo fazer a prevenção, empregando exames laboratoriais de ponta, avaliando DNA e Intoxicações e o tratamento das doenças degenerativas e o câncer, proporcionando ao organismo: a concentração ideal de substâncias normalmente presentes no corpo e que possuam atividade fisiológica (minerais, vitaminas, aminoácidos e lipídeos), a eliminação de substâncias nocivas, combate ao excesso de radicais livres, as condições celulares adequadas à produção de energia, síntese de substâncias vitais e capacidade de agir nos mecanismos de reparo e vigilância imunológica.

O estudo e o entendimento na aplicação da Medicina Molecular é o caminho racional para a manutenção de uma vida mais saudável e mais longa, plena de vigor físico e intelectual.

Dr. Jose Valdai de Souza – CREMERS 6701 – Av. Carlos Gomes, 328/ 501 Porto Alegre. [email protected] site www.clinicavaldai.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário