10 de maio, de 2024 | 10:00

Minas Gerais pode ganhar mais um feriado

Guilherme Bergamini
Deputado quer que 15 de setembro, Dia de Nossa Senhora da Piedade, seja feriado no estadoDeputado quer que 15 de setembro, Dia de Nossa Senhora da Piedade, seja feriado no estado

Um projeto de lei (PL) vem sendo debatido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para instituir como feriado estadual o dia 15 de setembro, data na qual se comemora o Dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado. A matéria aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça.

Na última quarta-feira (8), a Comissão de Cultura da ALMG promoveu uma audiência pública para debater o projeto de lei.

O PL é de autoria do deputado estadual Leleco Pimentel (PT). Conforme o parlamentar, na justificativa do projeto de lei, a iniciativa é para reverenciar a padroeira. E ainda uma maneira de destacar o Santuário Nossa Senhora da Piedade.

No local está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, do século XVIII, de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Nossa Senhora da Piedade foi instituída padroeira de Minas Gerais por decreto do Papa João XXIII em 1958.

Posteriormente, em 2022, a Arquidiocese de Belo Horizonte, uma das maiores do estado com 28 municípios, também a tornou oficialmente sua padroeira.

Patrimônio histórico e artístico
O Santuário Nossa Senhora da Piedade é considerado um cenário de riquíssima beleza natural. Foi erguido no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. São 360 graus de panorama.

Do topo da Serra da Piedade se avista nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Todo o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do santuário foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Elton

12 de maio, 2024 | 10:07

“Mais atraso e maldição pra MG. Só podia sera do PT!”

Gildázio Garcia Vitor

11 de maio, 2024 | 07:20

“Sr. Jota, o pior é ser coisa de Petista, que, em geral, prega as teorias Marxistas. Este negócio de "Deus, Pátria e Família" e liberdade(?) é das Direitas, especialmente da extrema-direita.”

Jota

10 de maio, 2024 | 23:24

“Só podia ser coisa de Petista.
O Brasil precisa é de trabalho. Produção.”

Atenta

10 de maio, 2024 | 19:42

“Porquê nao votam o 14° salário dos aposentados.”

Envie seu Comentário