Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de maio, de 2024 | 09:30

Coordenadora de imunização orienta população de Coronel Fabriciano a se vacinar contra gripe

Divulgação
Patrícia Hermógenes é coordenadora de imunização do município Patrícia Hermógenes é coordenadora de imunização do município

Os residentes de Coronel Fabriciano, de todas as idades, já podem se vacinar contra a influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A população acima de seis meses de idade deve ficar atenta à importância da imunização.

A vacina impede o agravamento dos efeitos da gripe na população em geral nos períodos mais frios do ano. Além disso, aqueles que não procuram as UBSs para se imunizar com antecedência também correm o risco de terem o quadro de saúde agravado com a infecção e depois enfrentar filas e contribuir para a lotação das unidades.

Em entrevista ao Diário do Aço, a coordenadora de imunização do município, Patrícia Hermógenes, destacou o quanto a prevenção da gripe é fundamental. “A vacina evita os principais tipos de vírus contra a gripe que estão circulando em nosso meio e, assim, traz a prevenção da saúde pública, diminuindo a taxa de contágio, reduzindo a probabilidade de endemias e prevenindo doenças respiratórias graves”, pontuou.

Doenças respiratórias no período frio
Patrícia esclareceu que Coronel Fabriciano já se prepara devido às baixas temperaturas para atender todos os casos de doenças respiratórias. “Doenças como bronquiolite, bronquite e pneumonia são muito comuns. E com essa diminuição das temperaturas, umidade do ar, esses números de doenças respiratórias aumentam muito”, relatou.

“Devido a essa alteração climática, o Ministério de Saúde lançou neste ano a campanha da vacina contra a influenza antecipadamente. Essa é uma campanha muito importante, porque a única maneira de prevenção da forma grave dessas doenças é a vacina, que é muito segura e protege a população contra o agravamento, podendo evitar até mesmo o óbito”, detalhou a infectologista.

Tipos de vacina
A coordenadora também explica a diferença entre as vacinas disponibilizadas, na rede privada e na rede pública: “Nós temos dois tipos de vacina que previnem contra o vírus da gripe, a trivalente e a quadrivalente. A quadrivalente é disponibilizada na rede privada e a rede pública disponibiliza a vacina trivalente. Essa vacina previne contra o vírus da gripe causadas pelo tipo A e B do vírus da influenza”, contou a coordenadora de imunização que atua na Prefeitura de Fabriciano.

A vacina trivalente confere proteção contra três tipos de vírus e a quadrivalente, ou tetravalente, protege contra quatro tipos de vírus.

Prevenção
Patrícia Hermógenes orientou que os munícipes compareçam à unidade de saúde mais próxima. “Como a vacina já está disponível para a população acima de seis meses, orientamos que procurem as UBSs. Se proteja, proteja quem você ama, proteja a saúde como um todo. Assim, podemos evitar epidemias, complicações, internações”, concluiu.

Para se vacinar, é recomendado procurar a UBS mais próxima e conferir o horário da sala de vacina. Além de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo também abriram a vacinação contra a gripe para a toda a população. Inicialmente, somente o público prioritário, pessoas abaixo de seis meses, trabalhadores de serviços de saúde e pessoas dos grupos de risco tinham acesso.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário