Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de julho, de 2020 | 17:15

Cai a transmissão da covid-19 em Ipatinga

Município registra o menor indicador de transmissibilidade da covid-19 entre cidades da regional de saúde no Vale do Aço, informa SES

Divulgação
Em pouco mais de 30 dias, a cidade reduziu o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo novo coronavírus Em pouco mais de 30 dias, a cidade reduziu o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo novo coronavírus

As ações que o município de Ipatinga tem executado desde o início da pandemia da covid-19 têm surtido efeito positivo na saúde pública, destaca a administração municipal. Em pouco mais de 30 dias, a cidade reduziu o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo novo coronavírus. No início do mês de junho, o índice estava em 1,99 (considerado o pior do Estado naquele período), e ele foi achatado, neste momento, para 1,09. As informações foram anunciadas em entrevista virtual à imprensa nesta segunda-feira (13), na Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Além dessa redução, a microrregião de Ipatinga também apresenta a menor taxa de transmissibilidade entre todas do Vale do Rio Doce. Caratinga está com índice de 1,25, enquanto na microrregião de Coronel Fabriciano ele é de 1,19.

A secretária Municipal de Saúde, Érica Dias, explica que “o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) do novo coronavírus em Ipatinga está estável. Ou seja, para cada doente, registramos menos de um caso secundário. Isso é uma notícia que muito nos alegra, mas não significa que temos que baixar a guarda, a luta continua”, explica.

Ações

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, recebeu a notícia “com muita gratidão e serenidade”, e frisou as inúmeras ações que o município tem realizado e que contribuem para o abrandamento da taxa de infecção na cidade. Ele também aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho dos servidores da Prefeitura de Ipatinga, principalmente os da área da saúde, “pelo trabalho incansável e comprometido na luta contra o coronavírus”.

“Quando recebemos a notícia que Ipatinga estava com o indicador de transmissibilidade de 1,99, considerado um índice de alto risco, se fez necessário o fechamento do comércio por um ciclo de 15 dias. Assim o fizemos, com a visão de uma nova avaliação dos números dentro deste período, enquanto uma série de outras providências era tomada. Em seguida fortalecemos a saúde pública da nossa cidade com a ampliação dos leitos de UTI e Enfermaria, além da testagem em larga escala que estamos realizando. Ao mesmo tempo, retomamos a economia da nossa cidade de uma forma gradual e com responsabilidade, visando exatamente reduzir a taxa de contaminação. Esse resultado é um indicativo de que o governo municipal tem se pautado por decisões corretas que visam principalmente a vida humana, mas sem esquecer das atividades econômicas que são de extrema importância”, pontuou Nardyello.

Testagem

O chefe do Executivo reforça que Ipatinga, atualmente, é a cidade do Estado de Minas Gerais que mais realiza testes para diagnóstico da Covid-19. “Seja teste rápido, RT-PCR ou outro tipo de exame, a cidade de Ipatinga já realizou até o momento mais de 13 mil testes para checagem de casos de covid-19. Isso significa que hoje o município vem conseguindo trabalhar com um mapa real dos números de infectados. Ipatinga já realizou 32 vezes mais testagem para cada cem mil habitantes do que o Estado de Minas Gerais. Não me canso de falar que a cidade de Ipatinga não irá pecar por omissão. Vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para o combate do vírus”, disse o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fabio

21 de julho, 2020 | 17:50

“O prefeito fez tudo direito,se vocês consideram leigos ou especialistas e contestam os números,vejam que a cidade é a que mais testou,é manteve o comércio funcionando parcialmente e pôr uma liminar do Tribunal de Justiça manteve o segundo.msior gerador de empregos e principal centro comercial que é o shopping fechado.Se ele tivesse relaxado o comércio e aberto o shopping,os números serão 6 vezes maiores.Lembrem-se disso nas eleições,somando o quesito que o SUS em Ipatinga está funcionando perfeitamente”

Joanas

14 de julho, 2020 | 19:33

“So hoje ipatinga mais 195 casos e uma morte e assustador a situacao de ipatinga.”

Adriano

14 de julho, 2020 | 16:48

“Cidade bem administrada faz toda a diferença.
Parabéns prefeito.”

Juca

14 de julho, 2020 | 15:25

“Ipatinga e o vale do aco nao tem nada a comemorar os numeros sao altissimo em ipatinga e uma das cidades mais infectada de minas tem muita coisa pra ser feito nao hora de dizer em numeros menores de covid19.quase todo esta morrendo gente e novos casos aparecendo.tem uma luta dura pela frente nao se iluda com numeros que aparece em papel a realidade e outra.”

Stam

14 de julho, 2020 | 14:08

“Aff... é pra acreditar? 8 funcionários do alto forno afastados, um monte que fez o teste e teve Covid19 assintomática... fala a vdd pro povo. Parabéns????? Se fosse vdd, ainda assim, NÃO fez mais que a obrigação dele.
.”

Patrícia

14 de julho, 2020 | 13:45

“Muitas pessoas usaram e usam protocolos de prevenção. A ivermectina foi amplamente usada por grande parte da população. Pode também ser um grande indício de diminuição da contaminação.”

Wilson

14 de julho, 2020 | 06:07

“Não dava muito crédito no Nardyelo, no entanto tem demonstrado ser um excelente gestor, agindo com responsabilidade, enquanto alguns vereadores pensam apenas em se promover durante está pandemia. Parabéns prefeito.”

Zenaide

14 de julho, 2020 | 06:04

“Minha opinião de leiga, mas mt preocupada com esta nova realidade. Para diminuir transmissão o essencial é evitar aglomeração, manter o distanciamento social, usar máscara e álcool gel, correto? É o que temos para hoje.
Portanto no lugar de comércio funcionando 3 dias por semana, o que tem gerado aglomeração. Comércio funcionando todos os dias, com aumento do horário de funcionamento e mais rigor na fiscalização qto a aglomeração e cuidados de higiene. Multa para logistas e clientes.”

Maria

13 de julho, 2020 | 22:52

“Tomara que seja verdadeira essa notícia, porque os dados assustam, uma cidade que tem muitos mais casos de positivo que uma capital como exemplo Florianópolis, todos os dias pessoas morrendo e com mais de 65 mortes não acho que estamos estabilizando nado pelo contrário. População de Ipatinga acha que mascara é queixeira quando usam máscara né. No Cariru acho que os moradores devem ser um pessoal diferenciado talvez imune, porque ninguém usa máscara para caminhar, fiquei assustada hoje com a falta de senso. E pelo que ando vendo pelo desleixo da população e estabelecimentos a situação não vai melhorar!”

Erre

13 de julho, 2020 | 21:40

“Tenho que admitir que não esperava muito do Nardyello como prefeito de Ipatinga mas estou gostando do trabalho realizado, tanto nas ações contra o Covid-19 como realizações de melhorias na cidade. Que continue assim!”

Terror dos Noiados

13 de julho, 2020 | 21:07

“Parabéns prefeito, não fez mais que sua obrigação.”

Zulma

13 de julho, 2020 | 21:05

“Boa noite!
Os números divulgados no instagran tem aumentado o número de contaminados confirmados.
Como vocês calculam o grau de transmissibilidade?

Aguardo retorno”

Silveira

13 de julho, 2020 | 20:27

“Parabéns pela boa condução da crise à administração municipal. Apesar dos solavancos e tropeços no começo, somado ao oportunismo dos abutres políticos de plantão, a administração se saiu muito bem no final das contas.”

Joanas

13 de julho, 2020 | 18:35

“Nao se iluda com estes numeros de declino o virus esta por todo lado se o povo nao se proteger nao ha nada a comemorar.”

Adriano

13 de julho, 2020 | 17:41

“Parabéns prefeito! ....Colhendo os frutos de uma gestão seria e responsável”

Envie seu Comentário