24 de maio, de 2020 | 16:00

Timóteo deve arcar com cirurgia ocular

Mulher com descolamento de retina aguarda a quase um ano por procedimento

Foto ilustrativa
A sentença do juiz Rodrigo Lage, de Timóteo, foi mantida pela 8ª Câmara CívelA sentença do juiz Rodrigo Lage, de Timóteo, foi mantida pela 8ª Câmara Cível
(TJMG)
Uma moradora da cidade de Timóteo obteve na Justiça o direito de realizar, pela rede de saúde do Município, uma cirurgia ocular. A decisão é da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerias (TJMG) que manteve a sentença da comarca, liberando a realização do procedimento.

A mulher, que é portadora de descolamento de retina em seu olho esquerdo, é beneficiária do auxílio-doença do INSS, uma vez que seu quadro clínico a incapacita para o trabalho.

Ela entrou na Justiça com um Mandado de Segurança contra o secretário municipal de saúde, alegando que não dispõe de condições financeiras para custear a intervenção cirúrgica, e que está sob o risco de cegueira total de seu olho esquerdo.

A mulher narra que se dirigiu à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Timóteo, com o objetivo de se submeter ao procedimento cirúrgico, sendo efetuada a solicitação de atendimento. Seu protocolo de exames e consultas possui a data de 18/07/2019, sendo que até o momento não havia sido agendado o procedimento.

Sentença

O juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Timóteo, Rodrigo Antunes Lage, concedeu o pedido, determinando que o Município de Timóteo forneça à paciente o procedimento cirúrgico de “vitrectomia via pars plana em olho esquerdo”, na rede pública ou particular de saúde.

Decisão

A relatora do processo no TJMG, desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, manteve a sentença da Primeira Instância. O desembargador Alexandre Santiago acompanhou o voto da magistrada, apontando o procedimento cirúrgico indicado por laudo médico como urgente. Teve também o mesmo entendimento a desembargadora Ângela De Lourdes Rodrigues.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcio Verteiro Bessa

25 de maio, 2020 | 22:32

“Causa espanto o secretário de saúde indeferir um pedido de direito do cidadão que paga seus impostos. Será se fosse um ente querido ou familiar ele indeferia o protocolo de autorização? Tenho minhas dúvidas com certeza autorizava o empenho com maior urgência por ex ofício.”

Tarcizio Vieira de Carvalho

25 de maio, 2020 | 13:08

“É sério como as pessoas estão sendo tratadas com relação a saúde na cidade de Timóteo. Eu estou com pedido de exame de sangue (PSA)desde janeiro deste ano, quando foi protocolado. Foi no.posto do Timotinho cobrar o atendimento fui informado que devido ao corvid19, os exames estão suspensos. Ora foi no início de janeiro que dei entrada, cidade com prefeito fantoche.”

Envie seu Comentário