13 de maio, de 2020 | 16:19

De forma não presencial, aulas da rede estadual serão retomadas no dia 18

Estudos serão feitos por meio de apostilas, aulas transmitidas pela Rede Minas e por um aplicativo

Arquivo DA
As aulas da rede estadual estão suspensas desde o dia 18 de março, por causa da pandemia de covid-19As aulas da rede estadual estão suspensas desde o dia 18 de março, por causa da pandemia de covid-19

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (13), a secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna, deu os detalhes da retomada das aulas na rede de ensino em Minas Gerais. O Regime de Estudo não Presencial foi lançado na terça-feira (12) e passa a valer na próxima segunda-feira, dia 18 de maio.

O conjunto de ferramentas foi pensado e desenvolvido pela equipe da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) com o apoio das redes municipais. A medida pretende minimizar os efeitos da necessidade de suspensão das aulas presenciais, determinada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para proteger vidas, evitando a aglomeração e circulação de pessoas.

Como vai funcionar

A SEE destaca que foram desenvolvidas três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas a distância. A primeira delas já está disponível: os Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas com o conteúdo das disciplinas que será desenvolvido ao longo do período. O material trará o conteúdo teórico e atividades para serem feitas ao longo das semanas e deverá ser baixado no site: estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

O material foi elaborado por ano de escolaridade, considerando o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A distribuição aos alunos também pode ser pelos meios virtuais via site, e-mail e WhatsApp.

Já os alunos que não têm acesso à internet, receberão o material impresso. A organização do processo de entrega do PET impresso aos estudantes deverá ser feita pela escola em diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, por meio do aproveitamento dos trabalhadores em deslocamento das prefeituras, dos segmentos representativos das respectivas comunidades, entre outras possibilidades que sejam adequadas a cada comunidade escolar.

Programa de TV

Na segunda-feira (18), estreia o programa “Se Liga na Educação”, que vai exibir aulas que serão transmitidas pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. As aulas vão priorizar os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades e, além disso, uma hora da programação será transmitida ao vivo, permitindo que os estudantes possam interagir e tirar dúvidas.

Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça-feira o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática será estudada na quarta-feira. Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Rede Minas está presente em 186 municípios, e a expectativa da Secretaria é que a programação chegue a cerca de 1 milhão de alunos da rede. Além disso, a emissora destaca que existem hoje no Brasil cerca de 20.000.000 antenas parabólicas que podem receber o sinal da Rede Minas via satélite. Assinantes da Net e da Oi TV também têm o sinal da Rede Minas.

Conexão Escola

Já a partir da segunda-feira (18), será disponibilizada a terceira ferramenta: o aplicativo para dispositivo móvel Conexão Escola. Na plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs e ainda poderão encontrar as aulas já exibidas no programa “Se Liga na Educação”. O aplicativo está disponível na loja Google Play Store e, em breve, estará também da Apple Store.

A navegação no Conexão Escola será paga pelo estado, não descontando do plano de dados do aluno ou do professor enquanto estiver conectado no aplicativo. A partir do dia 25 de maio, o aplicativo ficará ainda mais incrementado, passando a disponibilizar a função de chat, que vai possibilitar a interação entre alunos e seus professores de sala de aula, informa o governo.

A ferramenta ainda possibilitará que alunos e professores interajam em salas virtuais para facilitar o entendimento do conteúdo e também solucionar dúvidas sobre as disciplinas e as atividades de fixação.

Além disso, todos os materiais e o guia prático de como acessar os PETs, o programa “Se Liga na Educação” e o “Conexão Escola” estarão no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também nas mídias sociais e no site da Secretaria de Estado de Educação: educacao.mg.gov.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário