02 de abril, de 2020 | 15:05

MP contribui com aquisição de kits para testes rápidos do coronavírus

Prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, destacou importância da contribuição

Wellington Fred
Após reunião na sede do MP, no bairro Cariru, doação foi formalizada Após reunião na sede do MP, no bairro Cariru, doação foi formalizada

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do promotor de Justiça Rafael Pureza, repassou ao prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (Cidadania) e à secretária municipal de Saúde, Érica Dias, uma doação para aquisição de 1.600 kits de testes rápidos, para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19). O ato ocorreu na manhã desta quinta-feira (2), na sede do MP, no bairro Cariru. Também participou da reunião o promotor Francisco Ângelo.

Cada teste tem valor estimado de R$ 124 e a previsão para a chegada em Ipatinga é no dia 12 deste mês. Rafael Pureza destacou que o MP entregou, de forma simbólica, uma colaboração para que o município possa adquirir os 1.600 kits de testes rápidos pra diagnóstico da Covid-19.

“Com isso, o Ministério Público está somando esforços aos do município e reconhecendo o grande esforço e sacrifício que tem sido feito para tomar as medidas necessárias nesse momento. O MP está amealhando esse recurso em diversas fontes: são oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta e outros projetos sociais, de forma que está sendo possível reverter e redirecionar uma parte dessa verba”, destacou.

O promotor acrescentou que é uma contribuição pequena perto da dimensão do problema, mas simbólica para que a sociedade possa entender que o MP deseja somar esforços aos do município, enquanto estiver seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e deliberações estaduais. “E também para servir de exemplo para que outras instituições possam somar seus esforços, que são muito necessários nesse momento”, pontuou.

Recentemente, o Ministério Público recomendou que os municípios do Vale do Aço e Polícia Militar devem seguir a deliberação do estado sobre alguns aspectos. “O estado está analisando a melhor forma de como deve proceder, de maneira uniforme, e informou para MP estadual que até o dia 13 o estado deve manter a deliberação número 17”, salientou.

O prefeito Nardyello Rocha classificou o ato do MP como emblemático e vem num momento de necessidade dos gestores, que é a condição de planejar e organizar. Ele disse ser praticamente impossível administrar uma cidade em um cenário como o atual, sem saber verdadeiramente o número de casos existentes.

“Todos nós gestores estamos trabalhando com o número de suspeitos, mas só pra se ter uma ideia, em Ipatinga 6% ou7% dos casos foram testados. A chegada desse material vai nos dar um norte, a partir do momento em que vamos ter casos testados, dando tranquilidade ao próprio paciente e população”, assegurou.

Questionado se os testes podem dar direcionamento e permitir a flexibilização do funcionamento do comércio, Nardyello ponderou que esse é um momento duro, difícil, mas que a vida tem de estar acima de tudo. “O MP vai ter uma reunião na tarde de hoje (quinta-feira), onde será estudado algo referente a chamar os municípios para uma flexibilização homogênea, onde possa ter um padrão, até mesmo para que um município não prejudique o trabalho do outro. Uma coisa é certa, vamos começar a ter nortes para tomar decisões, inclusive como a flexibilização do comércio”, vislumbrou.

Érica Dias informou que o município seguiu todos os padrões de licitação para aquisição dos kits. “Por mais que seja na forma de dispensa, avaliamos preço e prazo de entrega. Tivemos um fornecedor com preço menor, mas a entrega seria só no fim de abril e não seria interessante, pois precisamos trabalhar contra o tempo, o mais rápido possível. Elaboramos junto com a equipe de epidemiologia, montamos um protocolo, e entregamos também ao MP. Nas pessoas que já saíram da quarentena, não repetiremos o teste. Para maior efetividade tem e ser aplicado em pessoas que estejam, pelo menos, a partir do sétimo dia de sintomas. Vamos trabalhar com todas as pessoas que saíram da quarentena, que tenham os sete dias pelo menos e dar algumas prioridades, como pessoas acima de 60 anos”, detalhou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário