02 de abril, de 2020 | 12:39

Como superar dificuldades em disciplinas exatas

Matemática, química e física deixam de ser o terror dos estudantes quando eles passam a conhecer ferramentas que simplificam o ensino, como o Responde Aí

As famosas e complicadas disciplinas de exatas. Quem nunca se assustou com elas? Quem nunca teve medo? Seja na escola, nos cursinhos ou na faculdade, essas matérias, geralmente são as mais temidas pelos estudantes.

Resolver as elaboradas equações matemáticas, destrinchar os números, conhecer a tabela periódica na aula de química ou mesmo explicar, numa aula de física, do que se trata o efeito fotoelétrico, por exemplo.

Pode ser complicado para a maioria dos alunos, mas é fato que as disciplinas de exatas são bem importantes, não só nos estudos como também no dia a dia. Então por que existe todo este medo? Uma explicação pode estar na complexidade das questões.

As matérias nem sempre são tão simples quanto parecem e exigem um alto grau de esforço e concentração para serem compreendidas.

Os exercícios passados pelos professores também assustam, mas são uma boa maneira para que tudo seja assimilado. Às vezes, é necessário fazer um desses exercícios repetidas vezes para acertar a resposta e entender melhor as fórmulas.
Mas não pense que essas dificuldades estão presentes apenas no ensino fundamental e médio.

Universitários matriculados em cursos superiores de exatas chegam a perder o sono por conta dos cálculos e outras demandas da faculdade.
Como não tem como fugir disto, o conselho é encarar de frente e tentar se aproximar, sem medo, de tantos números, equações e fórmulas.
Exatas podem ser atraentes?

Do mesmo modo que as disciplinas de exatas tendem a criar uma certa resistência entre os estudantes, elas também são capazes de fascinar uma outra parcela de alunos.

Nestes casos, cabe ao professor tentar estimular esse interesse mostrando como a física, a matemática e a química, por exemplo, são importantes e fundamentais para a vida das pessoas, de modo a quebrar essa barreira e atrair mais adeptos.
Que tal pegar um exemplo de uma cena de um filme?

Ou de um seriado que os jovens adoram para ajudar o estudante a entender o que está sendo ensinado? Dessa forma, a atenção para a disciplina pode aumentar de forma gradativa.

O aluno, por sua vez, não pode ter medo de errar. Não há nenhum motivo para desistir após o primeiro exercício complicado. Erre uma, duas, três vezes que seja, e aprenda com estes erros.

Entender onde estava o erro inicial, e o que foi feito para chegar à resposta correta, é um dos grandes passos para o aprendizado, sobretudo nas matérias de exatas.

Não deixe pra trás um assunto que ficou mal compreendido. É comum, na pressa, acabar ignorando algo dito pelo professor ou mesmo não entender parte da lição, mas isto pode ter um preço lá na frente.

Pode ser também a diferença entre acertar ou não uma questão na prova. Por isso, se pintar dúvida, pergunte na hora.

Aproveite também para criar uma rotina de estudos em casa, não ficando apenas restrito à sala de aula. É um jeito mais rápido para assimilar todo o conteúdo. Faça os exercícios diversas vezes, releia a matéria, veja vídeos indicados pelo professor, tente se aproximar da disciplina.

Mais uma dica: converse com o seu professor, exponha seus medos e dúvidas, peça ajuda e mostre interesse em aprender.
Quanto mais você estudar, mais fácil será encarar as exatas. Se for o caso, reúna com os colegas de sala, faça grupos de estudo, troquem dúvidas e experiências. Uma força-tarefa para ajuda de todos.

Efeito fotoelétrico

Para quem ficou curioso sobre o efeito fotoelétrico, citado no primeiro parágrafo, segue uma explicação: este efeito nada mais é que a retirada de elétrons de um material exposto a uma determinada frequência de radiação eletromagnética.

Os pacotes de luz (um tipo de radiação eletromagnética), chamados de fótons, transferem energia para os elétrons. Geralmente, esse efeito é produzido em materiais metálicos ao serem expostos a uma radiação eletromagnética.
Quando isso acontece, essa radiação arranca os elétrons da superfície. Dessa maneira, as ondas eletromagnéticas envolvidas com esse fenômeno transferem energia aos elétrons.

Quem precisa de uma forcinha para estudar este e outros assuntos de exatas pode se beneficiar das plataformas online como a do Responde Aí. O site foi criado para auxiliar os seus estudos em casa ou de qualquer lugar, visto que é possível estudar de modo off-line por meio de um aplicativo. É possível encontrar guias de estudos com vídeo-aulas, exercícios resolvidos passo a passo e o melhor, com uma linguagem que o aluno de fato compreende.

Ferramentas como esta podem ser decisivas para que o estudante perca o medo das matérias de exatas.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário