EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

12 de fevereiro, de 2020 | 07:06

Mau cheiro toma conta do ar no Vale do Aço

"Que fedor é esse que atingiu a região?" Perguntaram várias pessoas na noite de terça-feira para quarta-feira

Reprodução

Com atualização de dados às 12h40
Moradores de diversos bairros em todas as cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) reclamaram, no fim da noite de terça-feira (11), de um forte odor que tomou conta do ar na região, que para muitas pessoas ficou irrespirável.

Em mensagens publicadas, principalmente nas mídias sociais, pessoas relataram ardência nas narinas, dor de cabeça e náuseas.

A situação foi pior, segundo os relatos, para algumas crianças e pessoas idosas com alguma dificuldade respiratória. O funcionário de uma empresa localizada no Distrito Industrial de Santana do Paraíso, afirmou que no começo da madrugada a situação ficou insustentável e as atividades na filial de uma distribuidora tiveram que ser suspensas, por uma hora, porque funcionários passaram mal. O mau cheiro se espalhava por toda área do distrito.

Cidades vizinhas também foram atingidas

A área de abrangência do mau cheiro é maior do que se pensava inicialmente. Além de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso, as quadro da RMVA, leitores relatam que também sentiram-se sufocados pelo mau cheio em Ipaba, no distrito de Revés do Belém (Bom Jesus do Galho) e até Pingo D’Água. “Estamos a mais de 40 quilômetros da área urbana do Vale do Aço e também fomos atingidos. Isso precisa ser apurado com muita seriedade”, escreve uma leitora em Pingo D'Água.

Mistério

A origem do forte odor é um mistério e as pessoas pedem que os órgãos ambientais investiguem a fonte do mau cheiro. “É normal que em algumas horas do dia haja disseminação de mau cheiro, numa região marcada pela presença de indústrias, mas com tamanha intensidade e como nessa noite é uma situação anormal, apurem isso, por favor”, escreveu uma leitora do Diário do Aço.

Na manhã dessa quarta-feira foi encaminhado pedido de informações às grandes empresas e órgãos de controle ambiental, numa tentativa de apurar a fonte causadora da poluição. Veja, abaixo, as respostas.

Usiminas afirma que odor não tem relação com processo siderúrgico



Por meio de nota, enviada à imprensa regional na manhã dessa terça-feira, a Usiminas informa que recebeu questionamentos da comunidade no fim da noite de terça-feira (11), sobre o incômodo gerado por um mau cheiro em algumas cidades do Vale do Aço.

"Conforme procedimento acordado com a comunidade, imediatamente as equipes técnicas da empresa foram acionadas e realizaram a aferição no entorno da usina e não foi identificada a presença de nenhum tipo de gás. Em relação ao odor, a empresa esclarece que não é proveniente de nenhum processo siderúrgico. A Usiminas reitera seu compromisso de diálogo e transparência com a comunidade e permanece à disposição", conclui a nota.

O que diz a Aperam?

Em resposta ao questionamento acerca da origem de um forte odor que tomou conta do ar atmosférico na noite de terça-feira para quarta-feira, em cidades do Vale do Aço, a assessoria de comunicação da Aperam, em Timóteo, divulgou nota em que nega qualquer relação do mau cheiro com sua atividade industrial.

A nota diz o seguinte:

“A Aperam esclarece que, em relação ao mau cheiro percebido na noite desta terça-feira (11) pela comunidade do Vale do Aço, incluindo a região Centro Norte de Timóteo, não houve nenhuma emissão de gases e odor oriundos do seu processo padrão de produção. Portanto, a empresa ressalta que o ocorrido não tem relação com seu processo industrial em Timóteo. A Aperam se coloca à disposição da comunidade e reafirma o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, pautado no diálogo e transparência dos seus processos”.

Copasa

Também a Copasa informou na manhã de hoje que as unidades de tratamento de esgoto em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo operam dentro da normalidade, sem qualquer relação com o fato apresentado.

Cenibra também descarta relação com mau cheiro no Vale do Aço

Em nota divulgada por volta de 12h dessa quarta-feira (12), a Diretoria da Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra) esclarece à comunidade que o forte odor percebido na região do Vale do Aço na noite de terça-feira(11) não apresenta relação com o processo de produção de celulose. “A fábrica localizada em Belo Oriente encontrava-se em operação normal nessa data”, reforça a nota.

Conforme a nota, “a Cenibra monitora continuamente seus processos e sempre mantém um canal aberto com todas as comunidades onde atua. Por isso, reitera seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico, preservação ambiental e investimento social, garantindo a sustentabilidade do negócio”.

A indústria de Celulose é a última das grandes empresas a se pronunciar acerca do caso, que gerou grande repercussão na noite de ontem e madrugada de hoje.

Com a negativa das grandes empresas, o caso agora depende de apuração dos órgãos estaduais, de controle ambiental, que já foram acionados dada a repercussão do caso nessa quarta-feira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Patricia Ribeiro

01 de outubro, 2020 | 01:08

“Li toda sua reportagem eu estava buscando resposta sobre o mal cheiro que chegou em minha cidade e fora do normal já faz três semanas q está assim o cheiro e insuportável fede a coco de gato e de cachorro a cidade toda está assim com esse mal cheiro insuportável e uma coisa sem explicação ninguém conseguiu descobrir da onde que está vindo”

Martins

13 de fevereiro, 2020 | 22:06

“Esse odor terrível de podre não é novo por aqui, desde que a Cenibra entrou em operação, ele tem surgido por aqui. Só que dessa vez foi de arrebentar com uma população mais extensa e demorada. Juro que senti os primeiros sinais as 23:15 hs e fiquei com medo de dormir pois não era confiável. Ahhhhh.... tinha me esquecido, moro no bairro Amaro Lanari em Coronel Fabriciano MG.
Será que as negativas vão ficar como prova de que ninguém tem culpa. Ou vão dizer que tem a culpa e vai somente pedir desculpas?”

Larissa

13 de fevereiro, 2020 | 07:56

“Eu moro no bairro cidade nobre prox ao ideal e nao senti cheiro nenhum ai que fica a pergunta? Pq uns de determinados bairros sentiram e outros nao ?”

Caio

13 de fevereiro, 2020 | 07:56

“É aquele velho ditado.( Fi Fêi num tem pai)
Deve ter vindo do espaço, só a NASA pode explicar!”

Sand

13 de fevereiro, 2020 | 02:55

“No bairro Iguaçu é constante, mas ontem foi mil vezes pior. Parece cheiro de alcatrão...aw”

Neurieber

13 de fevereiro, 2020 | 01:04

“Quem tem filhos deve se lembrar em 1980 teve uma crise de pneumonia aqui em ipatinga meu filho estava com dois mesesficou internado sete dias no Márcio Cunha no quinto andar ficou lotado, tinha mãe que estava lá cuidando de um filho dois dias chegou outro foram muitos casos e antes disso teve um mal cheiro também.”

Clauida

12 de fevereiro, 2020 | 23:13

“boa noite Moro no alto do canaanzinho/ virada.para.vila militar, nao e a.primeira vez que tem o cheiro diferente no ar, ventos vindo do.sentido.de.GV, Santana do Paraíso, cheiro característico de.rede.de.esgo, porem.mais.forte que das outras.vezes.
Sentir o odor depois dos 23h.
Qual seria a possibilidade de ser barro da. Chuva, principalmente nos leitos do rio doce e Piracicaba? Mistério.....”

Estevão Vianna

12 de fevereiro, 2020 | 20:25

“Moro na Vila dos Técnicos em Acesita desde a década de sessenta.
Lembrando do mau cheiro quando do início da CENIBRA.
Pelo relato dos demais, este mau cheiro é semelhante.
Resta atuar junto as prefeituras de todo o Vale do Aço
O Brasil está sendo entregue para o estrangeiro desde o governo FHCC 5 e continuando a ser entregue por este governo do bozonauro.
Pelo andar da carruagem vai sobrar para os brazucas tupiniquins escravidão, espora, chicote cangalhas e mau cheiro.
O Brasil e MG entregues nas mãos de aves de rapina.”

Angela

12 de fevereiro, 2020 | 18:21

“Não é a primeira vez q ocorre esse odor,3 semanas atrás acordei antes das 5:00 h e senti este mesmo mau cheiro,porém mais fraco.”

Manguita

12 de fevereiro, 2020 | 16:49

“Gente pesquisem em 1984 em Bhopal na India morreu mais de 8 mil pessoas e 24 mil ficaram sequeladas por causa de um gas de uma industria que vazou, a população sentiu o cheiro forte por volta da meia noite as 4 da manha já tinha dizimado quase a cidade toda, foram 72 horas de terror, sobreviventes contam que primeiro sentiram um forte odor, tiveram ardencia nos olhos, vômitos, dor de cabeça, e anos depois sofreram de cancer, problemas renais cronicos e a geração futura sofreu raquitismo e problemas neurologicos. Isto não pode ficar assim”

Arthur

12 de fevereiro, 2020 | 16:01

“Não teria a ver com o aterro sanitário de Stna do Paraíso??? é uma hipótese...”

Ana Lucia

12 de fevereiro, 2020 | 14:03

“Eu moro da Cidade Nobre e o cheiro estava tão forte que me acordou, confesso que o cheiro é muito parecido com o da Cenibra”

Miriam

12 de fevereiro, 2020 | 13:38

“Cheguei na passar mal pela madrugada. Na verdade ninguém mais preocupa com o ser humano.Aqui próximo a padaria Premialy nós fundos da padaria, colocou uma Usina de resíduos, está na entrada o Nome. Rua Jacaraípe.Cel Fabriciano Imaginem que qdo vai fazer a tal ração e um mau cheiro , que dá dor de cabeça, náuseas...E com este novo odor está noite, só Deus!”

Manguita

12 de fevereiro, 2020 | 13:31

“Minha pergunta é: Como se proceder? A população do vale do aço nunca foi treinada em como agir diante de uma emergência desta, quais os cuidados que a população deveria tomar, é uma vergonha , como deveriam ser os primeiros socorros, tenho uma vizinha que normalmente ja usa balão de oxigênio , pois tem problemas respiratórios graves, ela sofre até com simples queimadas, e ai???? como socorre-la como ajuda-la? e as crianças com asmas, bronquites etc? Um tremendo descaso das autoridades locais em não orientar a população em como se proceder , diante de tal situação e eventos futuros piores... Aguardamos orientação, pois temos três grandes Usinas. que fazem usos de gases perigosos ao nosso redor.”

Barrabas

12 de fevereiro, 2020 | 13:28

“Todas empresa negam ser responsavel pelo mal cheiro a vale tambem negava que a barragem era insegura depois descobriram tinha ate laudo falso das barragem.mas como as coisas aqui e daquele geitinho ninguem e punido .”

Manguita

12 de fevereiro, 2020 | 13:17

“È assim que os nossos pecados chegam ate as narinas de Deus, um cheiro nada suave, mas sim insuportável, mas pelas misericórdias dele que não somos consumidos...è tempo de se arrepender e se achegar ate Deus.”

Juleimar Pechara

12 de fevereiro, 2020 | 13:08

“Não entendi nada achei que era o gás da minha casa que estava vazando, continuei verificando ao redor da casa foi horrível.vamos aguardar as respostas sobre este caso não pode ficar ser verificar as causas desse acidente”

Wilson Anselmo Filho

12 de fevereiro, 2020 | 12:49

“Boa tarde! Diante deste impasse estou acreditando que este cheiro pode ter vindo na atmosfera trazido de longe ou até de outros países o alcance foi muito longe ou seja cidades a 40km de distancia sentiu também este odor, é preciso uma investigação criteriosa vamos aguardar uma resposta.”

Patrícia

12 de fevereiro, 2020 | 12:45

“Moro em Timóteo no Bairro Alto Serenata! Confesso que estou com dor de cabeça até agora devido ao mal cheiro, estava insuportável. A população precisa de uma resposta sobre o que está causando esta poluição tão anormal. Não sabemos quais consequências teremos em nossa saúde!”

Eneida Maria Araujo Neto

12 de fevereiro, 2020 | 10:58

“No meu bairro que o Novo Horizonte, na madrugada de hoje o mau cheiro foi insuportável, me atingiu, meu esposo e meu filho, na respiração e nos olhos. E até agora estamos sentindo.”

Verli

12 de fevereiro, 2020 | 10:54

“Gente na minha visão e um cheiro bem semelhante ao processo de cozimento da indústria celulose . Mas chegaria ate aqui?”

Naty

12 de fevereiro, 2020 | 10:49

“Sinceramente achei que iria morrer. Com tanta falta de ar que fiquei meu filho tbm não estava aguentando ele atépensou que fosse o carro da dengue.”

Tarcísio Mario da Silva

12 de fevereiro, 2020 | 10:45

“Esse cheiro é constate onde eu moro aqui no cidade nova/Paraíso.
Eu moro no alto próximo à caixa d'água e é rota de ventos e tenho observado que esse cheiro é mais frequente quando o vento está vindo do noroeste ou seja, quando vem de GV pra cá.
Isso dá a entender que esse cheiro vem da cenibra, esse cheiro é bem característico do cheiro que sai do BIODIGESTOR.”

Luciana

12 de fevereiro, 2020 | 10:33

“No Veneza dois está insuportável fechei a casa toda e consegui respirar mais hoje estou com a cabeça doendo. Parece cheiro da cenibra antes dava esse cheiro menos toxicante dessa vez foi insuportável parecia no início xixi forte as narinas arderam achei que era rede no início mais cada minuto foi ficando mais forte tem que averiguar o que aconteceu não tem lógica pra mim e na cenibra. Credo!”

Andreia

12 de fevereiro, 2020 | 10:21

“Sou de Timóteo, e tbm senti em minha residência, após às 22h. Cheguei a pensar ser da Copasa, às vezes os meus vizinhos chegam a tampar os bueiros devido ao mau cheiro qdo o tempo está quente, apesar que ontem estava chuvoso, e o cheiro parecia ser semelhante a inseticida, lembrou sim aquele fumacê pra dengue. Estranho mesmo, principalmente pela tamanha abrangência do ocorrido.”

Magda

12 de fevereiro, 2020 | 10:16

“Pessoal é o fim dos tempos. Misericórdia ??”

Jorge Ailton Vieira

12 de fevereiro, 2020 | 10:14

“Quando tava chegando nas proximidades da Lagoa Silvana tava cheirando a esgoto e próximo do bairro Castelo até no centro de Ipatinga cheirava a comida azeda, acho que depois acostumei com o cheiro, porque quando cheguei em Coronel Fabriciano, num senti mais nada.”

Elton

12 de fevereiro, 2020 | 10:07

“Esse mau cheiro vem do aterro sanitário da vital próximo ao bairro águas claras”

Deilson

12 de fevereiro, 2020 | 10:03

“Não sei se alguém vai concordar cmg!
Mais era parecido com o odor daquele produto
Que o carro da dengue passa jogando pro lado das casas.”

Raquel Dias

12 de fevereiro, 2020 | 09:59

“Tem que ter um Responsável por isso. Moro em Timóteo e estava insuportável o mal cheiro. Fui conseguir cochilar já era 4:00 da manhã. Temos que comprar uma investigação sobre essa situação. Ficamos a mercê sem saber se é tóxico ou não. Não sabemos nem de onde vem , que dirá o que é. É um absurdo o que está acontecendo. Fico sem palavras diante de tanto descaso com a população.”

Gece

12 de fevereiro, 2020 | 09:52

“O gás é da Usiminas ou da Cenibra?”

Deisiane

12 de fevereiro, 2020 | 09:30

“Aqui em Timóteo estava insuportável respirar sensação de sufoco,o cheiro estava com gás forte.Eu não consegui dormi porque estava com dificuldades para respirar,mas imagino as crianças,os idosos que são mais sensíveis.So acho que o ser humano com toda sua ganância por crescimento financeiro está matando a natureza.E que o culpado não vai bater no peito e assumir que está liberando lixo no ar.Mas se hoje tá tudo bem, imagine com será daqui mais uns anos.Precisa ser apurado com seriedade porque se trata do ar que respiramos ??”

Eliane

12 de fevereiro, 2020 | 09:29

“É inaceitável essa ocorrência. Não pode passar despercebido ou impune. Um evento dessa proporção tem um responsável e consequências.
Vamos aguardar a manifestação dos órgãos competentes e que isso não se repita.”

Clarisse

12 de fevereiro, 2020 | 09:22

“Aqui no caravelas estava insuportável, levantei as 23:30 É não conseguia respirar direito quase não dormi de noite com medo e falta de ar já q estou grávida e o olfato parece q fica mais apurado, entrei nas redes sociais e jornais da região procurando saber o motivo daquele odor e nada. Providências precisarão ser tomadas pelo ministério público, policia ambiental e civil e o poder executivo da região. Tenho .edo dessa cidade desde a explosão na usina q se fosse pra matar tinha matado todo mundo por não ter nenhuma sirene pra avisar a população pra evacuar a cidade.”

Carlos Roberto da Silva

12 de fevereiro, 2020 | 09:06

“Bom dia. Moro no bairro alvorada em Timoteo. Achei que era esgoto retornando.
O cheiro estava insuportavel. As autoridades competentes tem que apurar isso rapidamente. Temos que ter qualidade de vida pelo menos na natureza e ar puro Deus sempre nos da. O homem sempre complicando as coisas!!!”

Ermeny

12 de fevereiro, 2020 | 08:54

“Esse mau cheiro invadiu minha casa eu e meu esposo preocupamos depous da chuva parou moro no bairro iguaçu”

Alves

12 de fevereiro, 2020 | 08:42

“Passei a noite em claro, não consegui dormir,dor de cabeça, ardência nos olhos, nariz, garganta ficou irritada,tontura. De vez enquando surge um odor parecido mas passa rápido e não tão intenso quanto esse,estava muito forte.”

Puff

12 de fevereiro, 2020 | 08:31

“Nossa vida é tão frágil! Imagina se fosse algo tóxico? O cheiro se alastrou por todo o Vale do Aço e redondezas, se fosse perigoso como estaríamos agora? Me lembrei do estouro que teve na Usiminas em 2018. É preciso averiguar o que de fato aconteceu.”

Palhaço

12 de fevereiro, 2020 | 08:23

“O povo exagera demais, kkkkkkkkkkkkkkkk o outro deu ate dor no estomago, kkkkkkkkkkkkk pega atestado amanha, e não vai trabalhar nao, kkkkkkkkkkk daqui a pouco aparece menina gravida e a culpa e do mau cheiro kkkkkkkkkkk”

Robert

12 de fevereiro, 2020 | 08:23

“não senti nada, estou em guarapa. kkkkk”

Brendad

12 de fevereiro, 2020 | 08:15

“Chegou em Marliéria no distrito de Cava Grande, um cheiro INSUPORTÁVEL durante a madrugada...”

Vieira

12 de fevereiro, 2020 | 08:08

“E na região tem autoridade competente???? É na madrugada que o pó é descartado! Quantos anos a fio esta prática é realizada e só fica na conversa!!!”

Luis Fernando.

12 de fevereiro, 2020 | 08:05

“Moro em Timoteo ..acordei de madrugada era uma hora e pouca...vou confessar fiquei com tanto medo parecia o fim dos tempos..o ar quase não dava pra respirar....eu só sei uma coisa esse cheiro veio do lado de ipatinga ..porque antes de me deitar la pra dez horas eu vi pessoas já reclamando do cheiro..e aqui em Timoteo não havia chegado ainda...”

Vieira

12 de fevereiro, 2020 | 08:04

“E na região tem autoridade competente???? É na madrugada que o pó é descartado! Quantos anos a fio esta prática é realizada e só fica na conversa!!!”

Gerci

12 de fevereiro, 2020 | 07:53

“Este cheiro que invadiu o vale do aço na noite de terça-feira e proveniente da Cenibra celulose quando vem o vento sul vindo do litoral do Espírito Santo ele traz e odor da celulase!!”

Vera

12 de fevereiro, 2020 | 07:50

“"Bom dia! O cheiro forte parecia de comida azeda, depois passou a cheirar gás mesmo."”

Shirley Costa

12 de fevereiro, 2020 | 07:46

“O povo faz uma tempestade em um copo d,água. Só esclarecer e pronto. Da nada”

Maria Aparecida das Dores

12 de fevereiro, 2020 | 07:46

“Sou moradora de Revez do Belem e aqui tbm setimos esse cheiro horrivel passei mal dor de cabeça e nausea”

Deiziane

12 de fevereiro, 2020 | 07:43

“Tem que ter uma resposta sim.Esse cheiro horrível atingiu outras cidades vizinhas a Ipatinga. Aqui em Pingo Dagua estava insuportável. Se para nós que estamos há algum quilômetros de distância de Ipatinga foi horrível estava difícil até pra respirar imagina pra quem estava mais nas proximidades. Seja de onde for a população merece uma explicação,Seja das indústrias ou não.”

José Carlos da Silva

12 de fevereiro, 2020 | 07:42

“Sou morador do Veneza 2,aqui o mau cheiro está muito forte também,eu até achei que fosse aquele remédio jogado para os mosquitos da dengue, deverá sim ser tomada uma providência para que a população possa saber se esse cheiro e prejudicial a nossa saúde.”

Elaine

12 de fevereiro, 2020 | 07:31

“O mau cheiro chegou em Cachoeira do Vale/ Timóteo. Acordei sufocada de madrugada. Isso é um absurdo não se sabe se isso pode causar algum dano a saúde. Tem que ser averiguado com extrema urgência. A saúde das pessoas esta em jogo.”

Yolanda

12 de fevereiro, 2020 | 07:29

“Nossa,o cheiro parecia uma mistura de gás e comida azeda! Realmente ficou insuportável o mal cheiro!”

Mara

12 de fevereiro, 2020 | 07:29

“Bom dia!
Acordei com um mau cheiro e não soube distinguir.
Ao ver mensagens dos moradores do Alto Serenata, muitos sentiram o mesmo mau odor.
Parece estar impregnado em minha casa, pois ainda o sinto.”

Elaine

12 de fevereiro, 2020 | 07:29

“O mau cheiro chegou em Cachoeira do Vale/ Timóteo. Acordei sufocada de madrugada. Isso é um absurdo não se sabe se isso pode causar algum dano a saúde. Tem que ser averiguado com extrema urgência. A saúde das pessoas esta em jogo.”

Wemerson

12 de fevereiro, 2020 | 07:14

“Bom dia. O cheiro estava muito forte parecia cheiro de gás. Queremos uma resposta das autoridades competentes da nossa região pois isto não pode acontecer mais, e um desrespeito a população de Ipatinga.”

Envie seu Comentário