14 de dezembro, de 2019 | 18:00

Deepfakes: O futuro que nos espera e enganará

Marli Gonçalves *

“Essa de acreditar só no que se vê está indo por terra e em toda a Terra”

Apavorante. Em deepfakes eles podem tirar sua roupa, fazer você falar o que quiserem, colocar você em qualquer lugar do mundo, ou até participando de um animado vídeo pornô. Muito mais. Pior: dependendo do que possam pretender, nem precisam de você. Podem criar as pessoas que quiserem com as características e pensamentos que bem entenderem.

São Tomé? Já era. Essa de acreditar só no que se vê está indo por terra e em toda a Terra. Estamos em perigo real, de vermos criados mundos paralelos completos, como a própria Criação, como religiosamente acreditamos que foi. Sete dias, descanso, costelas, ceias – tudo ultrapassado. Sairão de máquinas potentes, hardwares, guiados por mentes com domínio tecnológico, e nos serão apresentados em vídeos tão perfeitos que não será possível perceber sua manipulação. Com eles, facilmente o sentimento coletivo poderá ser manipulado.

São deepfakes, vídeos criados por softwares de inteligência artificial, que conseguem utilizar fotos e gravações da voz de alguém para criar um vídeo falso dela, mostrando não apenas ela fazendo algo que nunca fez como ainda dizendo algo que nunca disse. Ou criar essas pessoas, totalmente virtuais, com idades, raças, credos, ideologias, gêneros. Que surgirão buscando nos influenciar, domesticar, pensar como elas, até nos fazer ter raiva de outras que sejam reais. Distopia total.

Lembram daquele vídeo tosco do agora Governador de São Paulo João Doria, e que surgiu pouco antes das eleições? Ele, numa suruba. Como o conheço pessoalmente e fui capaz de jurar que por vários motivos não era ele naquela cena – ambiente sujo, etcs, principalmente os etceteras... – não me toquei à época do perigo, nem do que se tratava exatamente. E é mais, muito mais, do que mera manipulação de imagens. É infernal. Aquela era bem tosca, assim como grande parte do que está sendo feito ainda é rudimentar, produzido por nerds digitais e por pura diversão, humor, gracinhas.

Mas a tecnologia, e em pouquíssimo tempo, está ficando a cada dia mais apurada. E perigosa. E a gente aqui ainda preocupado com as fake news, que já abalam muitas estruturas e poderes, elegendo líderes desconcertantes, trazendo riscos inclusive à vida humana quando trata de saúde, como no caso das vacinas, ou causando linchamentos, que também já ocorreram. Para você entender: com deepfakes até o Drauzio Varella, em carne e osso, pode aparecer em vídeo condenando a imunização. Claro que não será ele, mas poderá ser tão perfeita a produção do falso, que você bateria o pé que, sim, você viu, você recebeu o vídeo, era ele, falando, a voz, os movimentos, os tiques. A técnica é a síntese de imagens, vídeos e sons, combinados e sobrepostos cuidadosamente.

Inacreditável é que o assunto perturbador ainda não está com a devida atenção dos governos e nações. Os deepfakes representam a mais nova ameaça à cyber segurança, sem que ainda se saiba como combatê-los. Não há regulação, normatização, legislação ética sobre a sua má utilização com os geradores de textos falsos, imagens falsas, vídeos falsos, clonagem de vozes e, o máximo, clonagem de personas. Se hoje nem as fake news conseguem ser combatidas, imaginem se esses novos monstros o serão em curto espaço de tempo. A inteligência artificial aprimorada aprendendo, sendo nutrida por informações, a criar um mundo falso em algoritmos.

Apavorante, repito. Discursos de ódio, manipulação nas eleições, ataques aos movimentos sociais, as relações humanas, tudo poderá ser afetado de forma ainda mais violenta do que o que já vem ocorrendo celeremente em todo o mundo. Tudo virtual, não haverá como prender o autor de calúnias, difamações, informações falsas que aparecem nas imagens, porque ele simplesmente não existirá. E o mundo ainda não está preparado para capturar os jovens, em geral, muito jovens, que já detêm essa tecnologia, a operam cada vez melhor, e estão gostando muito, orgulhosos dessa brincadeira que inventaram. Sem limites, farão nascer exércitos que hipoteticamente podem ser maiores do que os chineses, com a fidelidade dos soldados norte-coreanos, e com a loucura dos radicais.

Fica a dúvida: como agirão quando tiverem noção do poder que essa poção mágica poderá lhes proporcionar? Devemos temê-los? Afinal, estarão criando uma nova civilização. Como se deuses fossem. De mentira. Mas o que é verdade, ultimamente?

* Jornalista, consultora de comunicação, editora do Site Chumbo Gordo.
[email protected] / [email protected]
https://www.youtube.com/c/marligonçalvesjornalista
https://www.facebook.com/BlogMarliGoncalves/
https://www.instagram.com/marligo/
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Viuva Negra

20 de dezembro, 2019 | 09:40

“Tião Aranha seu comentário altamente partidário e sem isenção vem a provar claramente o texto muito bem explanado da jornalista, mesmo vendo a tragédia e o roubo a claras vistas ( se antes era oculto agora não mais o é ) ainda assim acredita que as criticas são apenas para "denegrir o presidente", nos poupe, a matrix já pegou você camarada. Se ligue !”

Tião Aranha

14 de dezembro, 2019 | 10:22

“Estamos já na era do artificial, dos algorítimos, e é por isso que as grandes empresas pagam caro, e cada vez mais valorizam ao extremo profissionais mais experientes da área de TI, não importa a idade, vale a perspicácia da experiência vivida no manuseio da arte da segurança de técnicas na preservação ou defesa dos ataques invasores sem precedentes desses hackers inescrupulosos que trabalham diuturnamente pra roubar arquivos patrimoniais das grandes empresas / principalmente aqueles de ordem natureza comercial: onde se mantém o segredo da evolução dos processos de demandas empresarias, de dentro ou de fora da Empresa. Sobre a crise no geral que o país atravessa, e eu comentava outrossim num dos principais blogs políticos deste país, Balaio do Kotscho, ex-assessor de imprensa do ex-presidente Lula; que, esta colunista deve conhecer, ela que tb é jornalista-,eu dizia que a origem substancial de todos os nossos problemas não é de ordem econômica, já que este país vive quase que, exclusivamente, das rendas minerais pra entender o papel das verdadeira instituições, e, nem tanto, aos de ordem exclusivamente política como afirmado equivocadamente neste texto ora postado. Argumento que a partir do ano que vem serão os presidentes da Câmara e do Senado que hão de sinalizar o destino das verbas do orçamento da União. A mídia está cada vez mais desorientada, de fim único, só querendo denegrir o presidente, pois até a Globo já bate de frente com líder da Record, como nesta semana, o próprio Bonner atacando o Crivela que deixa a saúde do Rio a desejar. Saúde é problema em todos os rincões deste país. Não só no RJ. Deve ser motivo no fundo, no fundo, a disputa ferrenha por verbas publicitárias que saem do Planalto com destino garantido à emissora do líder religioso da Universal. Disputa perdida. Logo, como se vê, - a crise que assola o país é mais de ordem estritamente ética e moral. Por exemplo: - onde já se viu até um ex-presidente preso por corrupção? Isso não afeta a imagem do país lá fora? Que culpa tem um mandatário que está apenas um ano no poder? Ele precisa primeiro aprovar todas as reformas prementes, precisa é de mais tempo para arrumar a casa - pra só depois poder governar. Tempo é a solução de todo e qualquer problema, inclusive, o da nação.”

Envie seu Comentário