EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

21 de novembro, de 2019 | 06:19

Estado fecha quase 400 vagas no Ensino Fundamental em Ipatinga

Plano de Atendimento tem corte de mais de quinze turmas de primeiro ano na rede estadual de Ensino; município diz que não tem condições de absorver a demanda

Divulgação
Desde o mês de outubro, trabalhadores em educação têm discutido a redução de turmas do ensino fundamental, pelo Estado de Minas Gerais Desde o mês de outubro, trabalhadores em educação têm discutido a redução de turmas do ensino fundamental, pelo Estado de Minas Gerais

O Governo do Estado de Minas Gerais cortou quase 400 vagas nas escolas da rede estadual de ensino, fechando turmas de 1° ano em pelo menos oito escolas em Ipatinga. O corte de turmas ocorreu em escolas como Chico Mendes, Almirante Toyoda, Haydée Maria Imaculada, entre outras.

Por outro lado, o município de Ipatinga já afirmou que não tem como absorver a demanda na rede municipal, conforme noticiado no começo do mês. A informação é da diretoria da subsede do Sindicato Único dos
Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte).

Conforme a entidade que representa os trabalhadores do setor, “com a mobilização das comunidades, dos trabalhadores em Educação e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, em todo o Estado, houve alguns recuos da Secretaria Estadual de Educação, a partir da primeira proposta do Plano de Atendimento.

Ainda assim, os cortes evidenciam de forma inequívoca a política de desmonte do Estado em relação à educação. Cumpre pontuar que a supressão das vagas não correspondeu a abertura de vagas suficientes em outras unidades escolares”, informa nota enviada à imprensa pelo Sind-Ute.

Conforme o sindicato, em razão do corte nas vagas, o Sind-Ute irá protocolar uma denúncia no Ministério Público, detalhando a situação. O encaminhamento foi definido em audiência pública, realizada em outubro, na Câmara Municipal de Ipatinga, com a participação da presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira.

O que já foi pulicado pelo Diário do Aço:
Estado ''força'' a municipalização do ensino, diz prefeito ipatinguense
Ensino passará por reorganização do atendimento, afirma superintendente

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcos Souza

22 de novembro, 2019 | 08:07

“O sr. governador do estado Romeu Zema, quer retirar recursos da educação para equilibrar as contas publicas, mas até agora não ouvi falar em redução no funcionalismo, em venda de patrimônio ocioso, sempre querem tirar da educação e saúde e ainda quer acabar com as melhores escolas do vale do aço, mostrando total desconhecimento do assunto.”

Transportes Pegemar Ltda

21 de novembro, 2019 | 13:29

“é só parar um pouco com a roubalheira que da senhores ladroes.”

Guima

21 de novembro, 2019 | 10:59

“A única boa notícia é que o Ex Governador Pimentel do PT, foi condenado a dez anos de prisão hoje. Ele é o responsável da situação que o estado vive hoje.”

Alcione Keila

21 de novembro, 2019 | 10:13

“É muito triste saber que o governo quer formar ladrões ....”

Marcelo Toledo

21 de novembro, 2019 | 09:05

“Fico triste quando vejo uma notícia dessas. Escolas e Hospitais, não podem "fechar". Independente de quem esteja no poder, é preciso muito cuidado com atitudes desta natureza, os efeitos colaterais são inevitáveis e catastróficos.”

Envie seu Comentário