18 de setembro, de 2010 | 01:20

Negociação da rede Bretas agita mercado supermercadista

Maior supermercado de Minas e o sétimo maior do Brasil deverá ser incorporado por estrangeiro

Paulo Sérgio


BRETAS-VENDAS AOS DOMINGOS

DA REDAÇÃO – Após anos de especulações sobre a possibilidade de troca na direção da rede mineira de supermercados Irmãos Bretas, Filhos e Cia., a venda da organização voltou a ocupar ontem (17) espaço no noticiário do país.
Em sua edição desta sexta-feira, o jornal belo-horizontino Diário do Comércio informou que o maior supermercado de Minas Gerais e o sétimo do Brasil deverá ser incorporado por um grupo espanhol. O fato teria sido confirmado pelo advogado Vinício Kalid, que estaria intermediando as negociações.
Segundo o advogado, já existe um protocolo de intenções e a transação poderá ser fechada até o final deste mês. O grupo, contudo, nega as informações. Por telefone, um assessor da rede Bretas em Belo Horizonte informou ao DIÁRIO DO AÇO que a notícia é “pura especulação”.
“Já houve especulações dando conta de que o grupo estava sendo vendido para o Walmart. Depois, para o Carrefour. E, agora, para esse grupo espanhol”, disse.
Com sede administrativa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a rede compõe-se atualmente por 62 lojas — 45 pontos de vendas no Estado — e tem vendas brutas anuais de R$ 2,1 bilhões.
A expectativa do grupo, conforme o jornal Valor Econômico, era fechar 2010 com faturamento 20% superior ao do ano passado e chegar em dezembro com a marca de 71 lojas. Em Ipatinga, a rede possui três unidades; em Coronel Fabriciano, uma; e em Timóteo, duas.

Início
A história dos supermercados Bretas começou na década de 50, em Santa Maria de Itabira, região do Médio Espinhaço, quando um dos irmãos da família Bretas iniciou a comercialização de café. O grão era comprado em Santa Maria de Itabira e revendido em Belo Horizonte.
Com o sucesso do empreendimento, surgiu uma outra atividade comercial. O caminhão que transportava o café retornava com encomendas da capital para a população de Santa Maria de Itabira. Foi este o primeiro passo para a fundação de uma empresa que faria história.
Em 1954, da união de cinco irmãos, surgiu o primeiro armazém Bretas em Santa Maria de Itabira. Em 1987, a segunda geração da família começou a cuidar dos negócios. A época foi marcada pela diversificação da empresa, como a implantação da loja de autosserviço em Timóteo, no Vale do Aço. No final da década de 80 e início de 90, o Bretas começou a expansão das atividades para o interior de Minas Gerais e Goiás.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário