05/12/2017 14:23:00

Fim de papo



Divulgação

Chegamos ao fim do campeonato brasileiro da série A. O Corinthians, com toda justiça, foi o campeão da temporada, a equipe que melhor se estruturou para conquistar o título.

E com um detalhe importante, com um investimento razoável, dentro de suas possibilidades, sem contrair grandes dívidas, ao contrário de Atlético, Flamengo e Palmeiras, que fizeram grandes investimentos que não deram o resultado esperado, ou seja, a conquista de um título. E esta experiência, serve de parâmetro para a próxima temporada, que começará em fevereiro com os campeonatos estaduais.

Em 2018, quatro clubes estarão de volta a série B: Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético Goianiense, que terão uma nova batalha para tentar retornar a elite em 2019.

O Cruzeiro, também com um elenco mais enxuto, conquistou a Copa do Brasil e garantiu a sua participação na Libertadores da América, onde vai se juntar a Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Santos, Grêmio, Vasco e Chapecoense.

O Atlético ainda terá que torcer para o Flamengo vencer a Copa Sul-Americana para entrar na fase pré-competição, tentando passar à fase de grupos. Mesmo com grandes investimentos, o time do Galo não rendeu o suficiente para somar pontos importantes, perdidos dentro de casa, tirando do time as chances de ir à Libertadores sem depender de outros.

De qualquer maneira, a situação é um alerta para que o time alcance melhores objetivos na próxima temporada.

COPA DO MUNDO
A Copa do Mundo começou de fato esta semana, com o sorteio das chaves definindo os adversários da fase inicial e trazendo muitas discussões sobre os favoritos do torneio. É muito difícil, em uma Copa do Mundo, apostar em alguma equipe, com 100% de certeza, pois é comum a zebra sempre estar presente nestes eventos.

Mas Brasil e Alemanha sempre serão favoritas em uma competição deste nível, principalmente a seleção brasileira, que mesmo apresentando um futebol pouco convincente, sempre será favorita. Desta vez não será diferente, e as outras equipes também apostam na qualidade para ser surpresa da copa.

No Grupo A, a Rússia e o Uruguai não devem ter problema diante de Egito e Arábia Saudita. No Grupo B, Portugal e Espanha devem se classificar com facilidade enfrentando Irã e Marrocos. No Grupo C, a Austrália deve ficar um pouco para trás, e a Dinamarca tem um bom futebol. O Peru pode ser a surpresa neste grupo, que deve ter a França como primeira classificada.

No Grupo D é muito difícil cravar um prognóstico. A Nigéria aposta em seu preparo físico, a Croácia pode ser uma surpresa, Argentina e Islândia são as equipes que devem mudar o panorama no grupo, pois a Argentina também não fez uma boa campanha nas eliminatórias.

O Grupo E terá o Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia, e acredito que o Brasil deve passará à próxima fase, mas entre os três restantes é difícil definir quem será a segunda equipe a se classificar. O Grupo F reúne Alemanha, México, Suécia e Coréia do Sul, e os dois primeiros devem avançar sem muitas dificuldades.

No Grupo G, Inglaterra e Bélgica deverão se classificar, jogando contra o Panamá e a Tunísia. E no Grupo H a Polônia apresenta um bom futebol, o Senegal pode surpreender pelo preparo físico, o Japão aprendeu muito com suas participações em Copa, e a Colômbia vem praticando um bom futebol. Qualquer um deles pode surpreender.

TIME DO TITE
Até que ponto o torcedor brasileiro pode acreditar no time treinado pelo Tite? Ele é endeusado atualmente por quase toda a imprensa do país, é tratado como herói, intocável, pois classificou a seleção brasileira para a Copa do Mundo, pois antes dele o time corria grandes riscos e ele mudou a história do time.

Afinal de contas, o que pode acontecer com a nossa equipe? A imprensa mundial já diz que somos, ao lado da Alemanha, o melhor time, o mais preparado na Copa do Mundo. Até que ponto a soberba de alguns jogadores e também a máscara podem nos prejudicar dentro de campo?

Neymar, Gabriel Jesus e Daniel Alves, ganham qualquer prêmio de “máscara” do futebol mundial. A soberba do escrete pode trazer muitos prejuízos para o nosso futebol, e está provado que hoje não somos praticantes do melhor futebol do planeta, temos adversários perigosos e ainda não ganhamos de nenhuma seleção europeia.

Empatamos com a Inglaterra, que ainda está em formação, e só no ano que vem vamos enfrentar a Rússia, que é uma outra escola de futebol, confronto que será muito importante para o treinador acertar o time para render o necessário para buscar a vitória.

Já sabemos que o futebol europeu evoluiu muito, assim como o futebol asiático, e que não há nenhuma partida fácil em uma Copa do Mundo. Além de tudo, é preciso ter muita humildade para que possamos nos tornar campeões mundiais mais uma vez.

LEMBRANÇAS
Aleixo, Zé Bié, Nilo, Bigode, Ildeu, Alaírton, Samarone, Edinho Pastor, Balbino, Osvaldinho, grandes atletas e dirigentes que fizeram a história do futebol de Ipatinga.

roberto50mg@hotmail.com.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário