11/11/2017 06:50:00

Jovens que desejam retornar à escola em 2018 têm até o dia 25/11 para se inscrever

Ação faz parte da Campanha VEM, promovida desde 2015 pela Secretaria de Estado de Educação




Jovens que por algum motivo abandonaram a escola antes de concluir os estudos e desejam retornar em 2018 devem ficar atentos ao chamamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Até o dia 25 de novembro (sábado), eles podem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível neste link, e assegurar uma vaga na rede estadual de ensino para o próximo ano letivo.

A diretora de Juventude da SEE, Priscylla Ramalho, destaca a importância dos jovens ficarem atentos ao prazo de inscrição. “A campanha vai levantar as demandas de vagas para o próximo ano, por isso, é importante que todos que têm interesse em retornar os estudos se inscrevam”, afirma.

A ação faz parte da Campanha VEM. Promovida pela SEE, ela é umas das frentes da Virada Educação Minas Gerais que foi criada com o objetivo de trazer de volta para a escola o jovem em situação de evasão. O mote da campanha deste ano é “A escola só fica completa quando você faz parte dela”.

Desde 2015, a SEE busca meios para sensibilizar os jovens sobre a importância de retornar aos estudos. A campanha é direcionada especialmente para as pessoas que ainda não concluíram o Ensino Médio e que desejam retornar para o ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que o Cadastramento Escolar 2018 deste ano contemplou também a EJA Ensino Fundamental.

Ao manifestar o seu interesse por meio da inscrição no site da SEE, o candidato será então encaminhado a uma unidade escolar e terá a sua vaga assegurada na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2018.

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, explica que a Campanha VEM faz parte de um movimento de mudança na escola, um esforço da secretaria em escutar a juventude e discutir com toda a comunidade escolar estratégias para criar uma escola mais afinada com a realidade dos estudantes.


“Estamos empenhados em ouvir a juventude e pensar ações que respondam as suas demandas para construirmos coletivamente. Realizamos rodas de conversas, pesquisas diagnósticas, encontros e diversos momentos de escuta e mobilização, que desde o início desta gestão estão pautando nossas principais ações".

"Podemos destacar a ampliação da nossa Política de Educação Integral e Integrada em todo o Estado, com o atendimento de mais de 150 mil estudantes, e que, a partir deste semestre, passou a contemplar também 44 escolas de ensino médio; a Educação Profissional, que hoje já conta com mais de 44 mil alunos matriculados em cursos técnicos na rede estadual; o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio; a criação do Programa de Convivência Democrática; a ampliação do ensino médio noturno e reorganização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre várias outras ações”, destaca a secretária.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário