08/11/2017 10:08:00

O Dia do Trigo



GB Imagem


O trigo é cultivado pelo homem há mais de 8 mil anos
O trigo é muito importante na alimentação humana. Tanto que o Dia do Trigo é comemorado em 10 de novembro. Este cereal é cultivado em todo mundo, e seu grão é um alimento básico, usado para fazer farinha e, com esta, o pão. A China é a maior produtora de trigo do mundo, seguida pela Índia, Rússia e Estados Unidos.

O trigo é cultivado há mais de 8 mil anos pelo homem. A moagem é o processo de retirada do endosperma - ou farinha - do grão de trigo. O endosperma compõe cerca de 75 a 80% do total do grão, e para separá-lo da casca ou farelo, o grão deve ser umidificado e repousar.

Isso faz com que o farelo se torne flexível, possibilitando a retirada da farinha que fica agregada ao mesmo. Para separar o endosperma da casca podem ser usados rolos de moagem em bancos de cilindros, seguidos de uma peneiração. O trigo passa diversas vezes pelos rolos até ocorrer a separação completa.

Para os grãos inteiros ou com grande quantidade de farelo agregado são usados rolos raiados. Nas primeiras passagens pelos rolos raiados se tem a geração de sêmolas ou partículas de endosperma que variam de 200 a 1.000 microns de tamanho, e abaixo disso ela já pode ser classificada como farinha.

As sêmolas, por sua vez, são classificadas de acordo com sua pureza e seguem para bancos de cilindros com rolos lisos, para serem reduzidas, depois são peneiradas de novo e voltam aos cilindros para serem comprimidas, e assim sucessivamente até terem a granulometria de farinha ou farelo.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário