26/10/2017 09:09:00

Quando o aço também produz cultura



Nilmar Lage/Divulgação ACS CCU


Fachada do Centro Cultural Usiminas, no Shopping Vale do Aço
Além do Hospital Márcio Cunha e do Colégio São Francisco Xavier, a população do Vale do Aço também tem na Usiminas uma forte promotora da cultura, esporte e do desenvolvimento social. Desde sua fundação, em 1993, O Instituto Cultural Usiminas já investiu mais de R$ 250 milhões em aproximadamente 2 mil projetos para os mais diferentes públicos.

Apenas em 2016, foram 31 iniciativas patrocinadas e cerca de R$ 5 milhões investidos. “O acesso à cultura e ao esporte são fatores fundamentais na construção da cidadania e base de transformações relevantes na sociedade. Hoje, o Vale do Aço conta com uma das mais diversificadas programações culturais do interior do estado, com apresentações de teatro, música e dança, além de oficinas e exposições de arte que tiveram a participação de mais de 150 mil pessoas”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas.

Nilmar Lage/Divulgação ACS CCU


O moderno teatro já recebeu atrações de todos os estilos
A celebração dos 15 anos do teatro do Centro Cultural Usiminas ocorreu na noite de domingo (22), com uma apresentação mais do que especial do espetáculo Santinhas do Pau Oco, da Cia. Corpo de Prova. Com distribuição gratuita de ingressos para a comunidade, o público lotou o espaço para ver uma reapresentação da peça que mais foi encenada no local neste período.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, destacou a importância do espaço como palco de movimentação cultural. “Presentear a comunidade com uma sessão gratuita da peça que mais se apresentou neste teatro é motivo de muita alegria. Nossa principal estrela é o público, que dá vida ao que fazemos. Ao abraçar a Cia. Corpo de Prova, homenageamos a todos os produtores locais que por aqui passaram”, declarou a diretora. 

Nilmar Lage/Divulgação ACS CCU


O público lotou o espaço para comemorar os 15 anos do teatro
O Teatro do Centro Cultural Usiminas possui 724 lugares e uma moderna infraestrutura, renovada com investimentos contínuos. No início do mês, o Grupo Corpo apresentou as coreografias “Suíte Branca” e “Dança Sinfônica”, abrindo as comemorações dos 15 anos do Teatro, pela Série Spettacolo de Dança, do Instituto Cultural Usiminas, com patrocínio da Usiminas e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário