10/10/2017 17:46:00

Incêndio no bairro Forquilha destrói vegetação e prejudica moradores

Umas das moradoras lamentou a destruição da vegetação, que contribui para um clima ideal no bairro, além de proteger nascentes



Wôlmer Ezequiel


Fumaça do incêndio no bairro Forquilha podia ser vista de longe na tarde passada

Moradores do bairro Forquilha, em Ipatinga, lidam com os efeitos de um incêndio que se alastra há quatro dias, destruindo uma mata na encosta do bairro. O medo do fogo se espalhar pela mata e atingir as casas próximas é uma das preocupações que a comunidade enfrenta atualmente. Segundo uma das diretoras da Associação de Moradores do Bairro Forquilha, Vera Lúcia de Souza, algumas pessoas tentaram subir o morro na esperança de conter o fogo, que teve início na sexta-feira (6). “Os próprios moradores foram ao local para apagar o fogo quando perceberam o que estava acontecendo. Até hoje tem alguns que ainda vão para a mata, de vez em quando. Os bombeiros também estiveram aqui ao longo desses dias para tentar acabar com a destruição”, afirma.

A diretora acrescenta que, além da preocupação com as chamas que podem se alastrar ainda mais, os moradores do bairro são incomodados com a fumaça. “Estamos tendo aquele pó preto, que fica caindo dentro da nossa casa e ainda tem a fumaça, que prejudica a gente. Tem até um morador aqui que usa cilindro de oxigênio por causa de problemas respiratórios. Ele não pode ficar perto de fumaça de jeito nenhum, porque certamente vai agravar ainda mais o quadro de saúde dele”, conta.

Vera Lúcia de Souza e Lucas da Silva explicaram sobre o incêndio

Vera Lúcia lamenta a destruição da vegetação, que contribui para um clima ideal no bairro, além de proteger nascentes. “Esse incêndio destrói a nossa natureza. Essa brisa que sentimos aqui vem da mata, então se a perdemos, acaba com o nosso frescor”, salienta.

Outro morador do bairro, Lucas da Silva, de 13 anos, conta que tentou ajudar no combate ao incêndio com os amigos, mas eles não obtiveram êxito. “Fomos à mata, à noite, pegamos uma madeira e começamos a bater no fogo, mas mesmo assim não resolveu. Tenho medo desse incêndio se alastrar, queimar mais ainda a nossa mata, acabar com a nossa nascente e prejudicar o nosso solo. Além disso, quase queimou a casa de um homem que mora no mato”, ressalta.

Corpo de Bombeiros
O capitão do Corpo de Bombeiros em Ipatinga, Hoberdan Inácio, que coordenava a equipe no combate ao incêndio, fez uma avaliação da operação ao Diário do Aço. O fogo começou do outro lado da serra. “Chegamos ao bairro Pedra Branca e foi visualizado que não tinha mais incêndio. No bairro Limoeiro e no distrito de Barra Alegre também houve focos de incêndio, mas foram debelados. Depois, chegamos ao bairro Forquilha e verificamos o foco de incêndio em um local de difícil acesso. Até agora não conseguimos encontrar um meio de alcançar o fogo”, explica.

Militares do Corpo de Bombeiros percorrem área de difícil acesso

Segundo o capitão, não é possível apontar qual foi o motivo ou como teria começado o incêndio. “Não podemos afirmar a causa ainda, não temos conhecimento. Enquanto isso, estamos aqui com uma autobomba, picape e sete militares trabalhando nessa operação”, afirma.

O oficial acrescentou que não é aconselhável aos moradores, sem treinamento específico, insistirem nas tentativas de apagar o fogo em matas. “O ideal é que o Corpo de Bombeiros seja acionado, porque temos equipamentos adequados e treinamento específico para esse tipo de ação”, pontua.

INCÊNDIO NO BAIRRO FORQUILHA DESTRÓI VEGETAÇÃO





Reação dos Leitores





Comentários

Sacapó

12 de Outubro, 2017 | 08:14
Fogo, não inicia queimada sem ação de alguém. Quem pôs o fogo?
Cacête nele.

3 Amigo do Justiceiro

11 de Outubro, 2017 | 19:28
E uma falta de respeito o que a secretária do meio ambiente está fazendo,,eles não vieram no bairro fazer uma estratégia para apagar o fogo,,,nós moradores do bairro temos pedido de acero,,no mês de janeiro,,e até hoje não vieram limpa ,,nós moradores vamos entra com uma ação contra a prefeitura,,não está nem aí com a mata ,,está area a preservada por Apa Ipanema ,,e não faz nada,,,, prefeitura omissa

Outro Amigo do Justiceiro

11 de Outubro, 2017 | 16:11
o fogo continua pegando e vcs n fez nd o bairro Forquilha ta fumaça pura e ainda a mto sinal de fogo na mata, tem dois local que o fogo está alastrando, toma atitude e melhora essa situação rápido

Outro Amigo do Justiceiro

11 de Outubro, 2017 | 16:10
o fogo continua pegando e vcs n fez nd o bairro Forquilha ta fumaça pura e ainda a mto sinal de fogo na mata, tem dois local que o fogo está alastrando, toma atitude e melhora essa situação rápido

Dias

11 de Outubro, 2017 | 11:27
MORO NO VILA CELESTE E ONTEM Á NOITE ESTAVA DIFÍCIL RESPIRAR, TIVEMOS QUE FECHAR TODAS AS PORTAS E JANELAS.

Amigo do Justiceiro

10 de Outubro, 2017 | 23:10
O bairro já está totalmente tomado pela fumaça do incêndio os bombeiros vem olham mais nada além disso ja está difícil respirar aqui e nenhuma atitude é tomada.

Justiceiro

10 de Outubro, 2017 | 22:26
O principal são os animais,as nascentes,a vegetação do local,e tbm está faltando mais empenho dos bombeiros .

Marcio

10 de Outubro, 2017 | 19:54
No meio ambiente, na água, nos animais...isso quase ninguem se preocupa
Envie o seu Comentário