10/10/2017 17:15:00

Perto da classificação



Divulgação

O Ipatinga vive mais uma vez um momento histórico em sua vida. Depois de ter passado pela mesma situação, em anos passados, quando da sua fundação, o Tigre recomeça a sua caminhada em busca da elite do futebol mineiro, e sábado será um dia muito importante na sua história.

Quatro pontos colocam o time no módulo B do Campeonato Mineiro. A vitória sobre o Atlético, no sábado, praticamente consolidará 90% de chances para o time subir para a outra divisão, e é preciso que a torcida prestigie o time em busca deste objetivo.

O empate com o Democrata de Sete Lagoas, jogando fora de casa, foi um ponto importante, pois chegou a 29 pontos ganhos e necessita apenas de mais quatro, tendo que enfrentar, além do Atlético B, o Poços de Caldas e o Ponte Nova, na última rodada.

Portanto, uma vitória será muito importante para dar tranquilidade à equipe, pois em seis possíveis pontos, o time necessitará de apenas um empate, o que não deve ser difícil de conseguir, diante das circunstâncias que seus adversários têm apresentado no campeonato, com risco até do não comparecimento de algumas delas em suas partidas finais.

O Ipatinga tem apresentado um futebol de muita força e qualidade, e os resultados não poderiam ser diferentes, o time é líder da competição, e tem plenas condições de conseguir o seu acesso. Caso haja um empate no sábado entre Democrata e Inter de Minas e uma vitória do Ipatinga, aí sim, o Ipatinga já estará classificado e jogará as duas últimas partidas apenas para cumprimento de tabela, pois o objetivo já terá sido alcançado. Mas caso busque o título do campeonato, terá que vencer as duas partidas após o jogo contra o Atlético B, para se tornar campeão.

ATLÉTICO
O Galo recebe o São Paulo hoje, no Independência, partida importante para as pretensões do clube, de continuar fugindo da zona do rebaixamento. Uma vitória será importante para quem ainda sonha com uma vaga no G-6, onde o time poderia sonhar também com a volta à Taça Libertadores da América. Depois de cinco anos consecutivos disputando a competição, o time ainda corre sério risco de ficar fora da disputa.

Este foi um ano atípico, a equipe reunia um grande número de jogadores experientes e com grandes conquistas por onde passaram, mas nesta temporada não conseguiram vencer nenhuma competição, visto que o campeonato estadual não conta para a temporada que prometia grandes conquistas. A incompetência da diretoria, trocando de treinadores, não conseguiu produzir um ano de sucesso. Fica o alerta de que o time precisa de uma reformulação, devendo deixar o novo treinador trabalhar algumas temporadas para que o time tenha sucesso.

FUTEBOL IPATINGUENSE
O futebol ipatinguense vai bem, dentro e fora das quatro linhas, com as competições acontecendo e o presidente Roberto Xavier vencendo as dificuldades costumeiras, buscando recursos para o esporte amador da cidade, como aconteceu com o projeto apoiado pela Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, que abriu as portas da empresa japonesa, para apoio das categorias de base. O resultado foi bastante positivo, com possibilidade de renovação e ampliação para o próximo ano.

No fim do ano teremos as eleições da Liga de Desportos de Ipatinga, e vários setores se movimentam para buscar apoio dos clubes. Notícias dão conta que teremos apenas uma chapa de consenso para a disputa, mas outras informações de bastidores afirmam que haverá mais de uma chapa para tentar vencer o pleito.

O que se espera é que a política não interfira na vida dos clubes, como já aconteceu antes, e que não haja nenhuma pressão para que os presidentes dos clubes tenham tranquilidade para escolher o que eles entenderem ser melhor para o esporte amador da cidade.
É preciso tranquilidade para que o futebol amador continue crescendo e tenhamos sempre a possibilidade de buscar recursos governamentais e de empresas privadas para benefício ao esporte.

PISTA JUVENAL DOS SANTOS
Uma das pistas mais importantes do Estado de Minas Gerais nunca teve os olhares de representantes políticos de nossa região, para que ela pudesse ser modernizada, principalmente o piso, que poderia ser reformado e trocado, tornando-se um dos principais centros de revelação de atletas e eventos no país.

Em Uberlândia, o Centro Esportivo do Sesi, um dos melhores do país, é procurado por vários atletas do país para os seus treinamentos e aperfeiçoamento. E a pista do clube da Usipa, que há vários anos vem lutando para se manter, não teve ainda uma atenção dos nossos políticos.

O esporte é a grande arma para o desenvolvimento de crianças e adultos, é onde a formação de um atleta pode render grandes frutos para o país, mas a dificuldade de conseguir incentivos para a prática esportiva e a falta de uma política séria para o esporte vai sempre deixar o nosso país bem longe dos holofotes de conquistas, pela falta de patrocínios e incentivos.

Muitos países com expressão e recursos menores do que os do Brasil conseguem obter resultados expressivos em Olimpíadas, e nós estamos deixando que nossos atletas abandonem o país, indo para a Europa ou Estados Unidos para conseguir uma melhor performance. Enquanto isto, os nossos centros esportivos continuam jogados às traças, por falta de interesse em conseguir recursos para dotá-los de condições mínimas para o surgimento de vários atletas.

LEMBRANÇAS
Da época de ouro das corridas de rua promovidas pela Corvaço, que sempre lutou com dificuldades. Hoje não temos mais notícias da entidade. Nilson Salvador foi um dos grandes incentivadores e promotores destas corridas, um importante desportista e atleta que sempre incentivou o esporte e merece todas as homenagens que se pode fazer a um atleta nesta cidade.

roberto50mg@hotmail.com.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário