05/10/2017 17:56:00

Mudas frutíferas são furtadas de pomar urbano em Ipatinga

O terreno havia sido cercado para evitar a ação de animais, mantendo-se apenas um pequeno acesso para as pessoas



Secom PMI


Plantio do pomar foi concluído dia 28, com todas as 84 mudas, mas a maioria já foi furtada por ladrões


Das 84 mudas de laranja, limão e tangerina do Pomar Urbano em fase de implantação na entrada do no bairro Veneza II, próximo à avenida Londrina, mais da metade, 46 foram furtadas. A Polícia Militar foi acionada quarta-feira e registrou o caso.

Trata-se do primeiro entre três pomares urbanos que serão criados somente neste ano pela atual administração. Ele seria inaugurado nos próximos dias, mas a ação dos vândalos retardou esse ato.

O espaço foi ocupado no contexto de um trabalho de recuperação ambiental que vem sendo realizado em várias regiões. A área fica na entrada do bairro, ao lado do antigo pontilhão de ferro, antes ociosa, e passará a servir à comunidade local. A ideia é melhorar a arborização urbana, com o sombreamento para a população do entorno, além de proporcionar benefícios na composição do meio ambiente e fornecimento de frutas quando as mudas alcançarem a maturidade.

O terreno havia sido cercado para evitar a ação de animais, mantendo-se apenas um pequeno acesso para as pessoas.

Conforme o artigo 163 do Código Penal, Lei nº 2.848/40, a destruição do patrimônio público é crime tipificado, e o infrator está sujeito à pena de detenção de seis meses a três anos e multa, além da pena correspondente à violência praticada.

Para a criação dos pomares urbanos é feita a preparação do terreno com uso de adubos químico e orgânico. Também é usado o hidrogel, a fim de se assegurar a umidade necessária para o desenvolvimento das mudas. Estacas são usadas para garantir a estabilidade das mudas.



Reação dos Leitores





Comentários

Cici

06 de Outubro, 2017 | 23:06
A três anos tenho um projeto nesse local ( Circuito Novo Centro ) e uso uma parte dessa área para promovendo a entregação e qualidade vida para uma parte da população do bairro Veneza l ,l l e adjacente .E fato que ate hoje nunca tiver um apoio de politico e nem um.Quando cheguei nessa área a vegetação era alta e a iluminação precária que continua ate hoje e que passa nessa local pode confirma pra mim, que só nesse pedaço que não foram colocado as lampadas de LED. Agora fala que área ante ocioso pode ser que vocês não são moradores dessa região mesmo . Sou contra a qual que ato de vandalismo e furto pois vejo nessa área a oportunidade de se construído um escola ,cheche ou ate mesmo uma academia popula .O que me deixa triste e a matéria fala que a área ante era ociosa estou toda terça e quinta das 19;30 as 20 ;30 para da apoia a população só pra finaliza o meu trabalho e voluntario e sem fins lucrativo .Espero que as mudas seja recuperadas eque a prefeitura faça algo que a população realmente vem usufruir beleza

Capitão Nascimento

06 de Outubro, 2017 | 09:19
Como sempre os suspeitos são noiados. Mata essas merdas logo polícia isso é só problemas pra sociedade.

Auryn

06 de Outubro, 2017 | 07:50
Me desculpem população Ipatinguense....que Matéria mais idiota.....um LOTE BEM NA ENTRADA DO VENEZA II....impossível NINGUÉM ver uma AÇÃO DE VANDALISMO DESSA...numa área toda aberta...onde o fluxo de PESSOAS é intenso...me poupem viu...e vc que fez o comentário ae citando que foi DOIS NOIADOS que fizeram tal....LIGA 181...e AJUDA AGENTE AE...NÃO PRECISA SE IDENTIFICAR...vc fala com mta convicção de DOIS NOIADOS...

Cleuzeni Torres

06 de Outubro, 2017 | 05:57
ESSAS MUDAS FORAM FURTADAS POR NOIADOS DE CRACK QUE AS VENDERAM PARA COMPRAR PEDRAS. BASTA A POLÍCIA INVESTIGAR QUE VAI CHEGAR AOS DOIS QUE FIZERAM O FURTO.
Envie o seu Comentário