15/08/2017 22:30:00

Conheça os Lençóis Maranhenses



Fotos: Divulgação


Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.

O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.

Por via terrestre, saindo de São Luis, a capital do estado, percorre-se 58 Km até Rosário, e a partir daí mais 22 Km até Morros e 162 Km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos.

Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.

A sede do Parque fica a 2 Km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as Dunas e Lagoas de água doce.



Há três alternativas para se chegar, partindo de S. Luís – MA:

Carro ou van fretada: Saindo de São Luís, capital do Maranhão, percorre-se durante 3 horas em uma estrada nova, a Translitorânea – MA402, até uma cidade do interior do Maranhão, chamada Barreirinhas (principal portão de entrada do parque).

Ônibus: Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís. A duração do percurso é, em média, 4 horas.

Avião bi ou monomotor: Há também a opção de táxi aéreo a partir de São Luís. A duração do percurso é, em média, 50 minutos. A vantagem desse meio de transporte é poder apreciar as belíssimas paisagens aéreas dos Lençóis.

O que levar?

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar onde você terá contato direto com uma natureza original e quente. Portanto, nem pense em trazer roupas pesadas.

– Somente shorts, camisetas, sandálias, chapéu/boné e roupa de banho.

– Repelente, óculos escuros e protetor solar não podem ser esquecidos de colocar na bagagem.

Para quem tem peles sensíveis ou muito claras, é necessário um cuidado redobrado, afinal, nas dunas, não há sombras e não tem como você se esconder no sol. É recomendável que você recoloque o protetor solar com frequência, seguindo a recomendação dos fabricantes do produto.



Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses?

Lençóis Maranhenses

Existem dezenas de atrações no Parque dos Lençóis, para conhecer todas podem ser precisos até 7 dias de estadia, não se limite às principais lagoas, se quer mesmo aproveitar a viagem, faça todos os passeios, procure uma agência de passeios e aproveite!

Mas se você tem pouco tempo, 2 dias são suficientes para conhecer o básico, como as duas lagoas Azul e Bonita.

São Luis

Aproveite para conhecer melhor a cidade de São Luis, capital do Maranhão, entre seus atrativos principais está o centro histórico, com suas construções e arquiteturas coloniais.

Vale a pena fazer um turismo gastronômico, pois, em São Luís, você encontra ótimos restaurantes com comidas regionais simplesmente maravilhosas! A exemplo disso, é a Cabana do Sol.



Aproveite!

Qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

Qual é a melhor época para visitar os lençóis maranhenses? Existe mesmo uma época correta para se visitar os Lençóis Maranhenses?

Existe sim um período mais favorável!

Durante todo o ano é possível visitar os lençóis maranhenses e encontrar lagoas para se banhar mas, como as lagoas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano.

Chove durante todo o primeiro semestre, de dezembro a junho, e as chuvas costumam terminar pouco antes do início das festas juninas, que inauguram o início da alta temporada no Maranhão.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário