14/08/2017 16:59:00

Coronel Fabriciano investe na preservação e em ações de conscientização ambiental



ACS PMCF


Junto com alunos de CMEI Aroldo Brande, prefeito Marcos Vinicius planta mudas de árvores em comemoração ao Mês do Meio Ambiente em Fabriciano
Com o crescimento industrial e populacional acelerados, o consumo por riquezas naturais e minerais têm atingido níveis cada vez mais críticos.

Assim, Coronel Fabriciano foca na preservação do meio ambiente, pois é nele que estão os recursos naturais necessários à nossa sobrevivência. Desde o início do ano, a administração municipal promove ações de preservação e conscientização ambiental.

Historicamente, alguns pontos da cidade sempre alagam nos períodos chuvosos, principalmente nos bairros mais baixos que cortam o ribeirão Caladão.

Partindo dessa premissa, a primeira medida emergencial foi fazer a limpeza e desassoreamento do manancial nos bairros Caladão, Judith Bhering, Contente, Primavera, Manoel Maia e Frederico Ozanan, de onde foram retiradas mais de 200 toneladas de entulho.

Codema
A reestruturação e reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), que tem o dever de zelar pela preservação ambiental e proteção da ecologia, foi um fator importante.

Uma de suas ações decisivas foi a deliberação favorável às intervenções para a construção das elevatórias de esgoto, marco importante para a concretização da Estação de Tratamento de Esgoto na cidade, que já está em fase final.

Outra ação foi a conscientização dos moradores sobre a importância da preservação. As equipes da secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente promovem atividades de educação ambiental nas escolas, mostrando a importância da reciclagem, economia de água e a plantação de mudas.

Blitz educativas também são realizadas informando a população sobre o consumo consciente da água, descarte correto do lixo e a doação de mudas nativas e frutíferas, produzidas no Viveiro Municipal. A administração ainda conta com outros projetos em desenvolvimento.

ACS PMCF


Cachoeira do Aníbal, na Serra do Cocais, em Coronel Fabriciano
Dia da árvore
No dia 21 de Setembro é comemorado o Dia Mundial da Árvore, um grande símbolo da natureza e uma das mais importantes riquezas naturais.

Para celebrar a data e estimular uma reflexão nos moradores, a Gerência de Meio Ambiente, em parceria com a Coordenadoria de Parques e Jardins, promoverá blitz ambiental para despertar a importância da conservação e proteção ecológica e consequente proteção dos recursos hídricos, além da doação de mudas de espécies variadas do viveiro municipal, bem como cadastro e horários para solicitação de mudas e sementes.

Selo Verde
Está em fase de implantação o Selo Verde Municipal, que irá atestar a empresa que obedece aos padrões da qualidade, proteção e preservação ambiental, sendo recomendada e indicada ambientalmente pelo município. Coronel Fabriciano tem cerca de três mil indústrias e pequenos negócios, que têm potencial poluidor e degradador.

Assim, a administração adota medidas de controle e monitoramento ambiental com visitas, orientações e recomendações relativas aos parâmetros ambientais a serem observados em cada segmento. A empresa que seguir as normas recebe o selo verde.

Renasce Fabriciano
A Secretaria de Planejamento também desenvolve um projeto para recuperar áreas de preservação permanente de nascentes, nas áreas urbana ou rural. Todos os bairros têm ao menos uma nascente.

O objetivo é levantar e cadastrar as nascentes, promovendo a recuperação da vegetação e as funções ecológicas, envolvendo os moradores, ONG´S e associações no projeto, incentivando o comprometimento com o meio ambiente, além de informá-los sobre fatores de degradação, como a presença de animais, espécies invasoras, fogo, erosão e resíduos.

ACS PMCF


Fabriciano lança Selo Verde para incentivar ações ambientais nas empresas da cidade
Esse trabalho será feito no período chuvoso, entre setembro de 2017 a janeiro de 2018.

Fundo Municipal
Para o recebimento de verbas pelo município, visando proteger o meio ambiente, deve-se criar o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

A implantação é de extrema importância, pois garante que as compensações financeiras decorrentes de empreendimentos que causam impacto ambiental sejam feitas de forma correta e transparente na reparação e/ou reconstituição do dano.

O Fundo Municipal é o órgão responsável pela captação e gerenciamento de recursos destinados ao meio ambiente. A minuta de lei para a criação do Fundo já está sob análise jurídica para aprovação.

Bota-fora e Entulho
Um dos maiores problemas ambientais enfrentados pela população de Coronel Fabriciano está sendo solucionado. O município começou o recolhimento de entulhos da construção civil nos bairros mais atingidos.

Em virtude do vencimento da Autorização Ambiental de Funcionamento do bota-fora, em março de 2016, e após constatar que a cidade está em dívida ativa por intervenção ambiental desde 2007, a Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, resolveu o impasse e faz a coleta em pontos emergenciais.

Já foram recolhidos aproximadamente 6 mil toneladas de entulho, e a previsão é que em três meses a situação esteja normalizada. Um calendário de recolhimento está sendo elaborado.

Aliado a isso, o departamento de meio ambiente realiza ações de conscientização nos bairros, através de palestras sobre o descarte correto e regular dos resíduos, além do atendimento de demandas diárias.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário