12/08/2017 14:00:00

SES-MG alinha ações enfrentamento a arboviroses no Vale do Aço

o objetivo da atividade foi alinhar as ações, que devem ser desenvolvidas pelos municípios com apoio do Estado, para estruturar um plano de ação na região



Divulgação


A reunião ocorreu no auditório da CDL de Coronel Fabriciano
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, realizou no fim de semana, no auditório da CDL de Coronel Fabriciano, reunião com representantes de 12 municípios da região onde foi identificado aumento de casos de chikungunya e que estão em alta e média transmissão da doença, no ano de 2017.

Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), Rodrigo Said, afirmou na reunião que o objetivo da atividade, na sexta-feira (11), foi alinhar as ações, que devem ser desenvolvidas pelos municípios com apoio do Estado, para estruturar um plano de ação na região e também estratégias de enfrentamento às arboviroses.

“Devemos agora fazer um cronograma de visitas técnicas aos municípios com apoio da Regional de Coronel Fabriciano, para discutir as estratégias considerando os eixos de atuação: atenção ao paciente, vigilância epidemiológica, controle vetorial e as atividades de mobilização, visando garantir uma resposta mais adequada para provável epidemia de chikungunya no Estado de Minas Gerais”, ressaltou Rodrigo Said.

Rejane Balmant, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional, destacou que a reunião serviu de alerta aos municípios e organização de um trabalho de retaguarda e enfrentamento ao Aedes Aegypti.

“Estamos no inverno, período do ano com um alto índice de casos de dengue e chikungunya, que não é comum. Com a chegada do verão, período quente e chuvoso, estes números podem avançar ainda mais. Por essa razão, o momento é de alerta aos municípios. Temos ainda outro agravante que é a circulação comprovada do vírus em uma região de municípios próximos e integrados”, informou Rejane.

Rodrigo Said, Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG

Para Elaine Vasconcelos, Diretora da Atenção Básica do Município de Santana do Paraíso, a reunião fortalece os municípios para um trabalho unificado e uma ação que se realizada de forma organizada irá refletir de forma positiva em toda região.

“Podemos ver que os municípios querem trabalhar e aceitaram bem as propostas do Subsecretário. A união entre o Estado e municípios agora é fundamental”, concluiu Elaine Vasconcelos.

A reunião contou, ainda, com a participação da Equipe Técnica da Subsecretaria Estadual de Vigilância e Proteção à Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Unidade Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.




Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário