11/08/2017 18:13:00

Bruno Tabata



[imagemd13820] O jovem talento, que durante muitos anos pertenceu às categorias de base do Atlético Mineiro e se transferiu para o futebol português, esteve durante a temporada 2015/2016 na segunda divisão do campeonato daquele país, disputando pelo Portimonense, e foi um dos responsáveis pelo acesso do clube à divisão de elite do campeonato português. Na estreia do time no campeonato, derrotou o Boa Vista pelo placar de 2x1, com Bruno Tabata fazendo o gol da vitória e sendo escolhido o melhor jogador em campo.

Ele vem provando ser um jogador talentoso, contrariando muitos que diziam que não poderia vencer. Com dedicação, trabalho e responsabilidade, vem superando os obstáculos. Bem adaptado ao futebol europeu, busca seu espaço na equipe titular, confirmando que o clube fez uma boa contratação.

Tabata passou pela escolinha da Aciaria, Usipa e Ipatinga. Nas categorias de base do Atlético conquistou o título da Copa do Brasil sub-17, e foi eleito o melhor jogador da competição. Tabata já está sendo sondado pelo Vitória de Guimarães, e há uma possibilidade de ser transferido ainda nesta temporada. Tabata é filho de Edvaldo Ramos e Márcia Souza, que sempre acreditaram em seu talento e na postura ética de um jovem que sempre trilhou os caminhos do bem.

O QUE FAZER?
Qual a postura que o Atlético deve tomar agora que foi eliminado da Libertadores por uma modesta equipe da Bolívia? Agora resta só pensar na salvação no campeonato brasileiro, não há outra solução, visto que o ano foi perdido no meio do caminho.

Afinal de contas, o que pode ter acontecido com uma equipe que tem uma folha de pagamento girando em torno de 10 milhões de reais, com jogadores experientes, acostumados com grandes decisões? A maior deficiência do time são as finalizações. Sem medo de errar, o Galo tem um dos melhores grupos de jogadores do país, mas não tem o melhor time, não tem o melhor conjunto e não tem nenhuma eficiência até o momento.

Robinho foi um jogador importante no ano passado, e hoje se limita a estar no banco de reservas, sem contar a quantidade incrível de gols perdidos. E ninguém consegue achar uma razão para isto, nenhum treinador conseguiu resolver este problema. No ataque, apenas Fred tem se salvado da situação de desânimo que tomou conta da equipe, que se não tomar cuidado, corre o risco de entrar na zona do rebaixamento e terá dificuldades para sair.

Neste domingo, no Independência, estará recebendo a equipe do Flamengo, e só um resultado positivo interessa. A torcida, que sempre esteve presente, apoiando o time em todas as situações, precisa estar de novo no estádio, para buscar juntos uma saída para a crise.

CRUZEIRO
O Cruzeiro, que também não se acertou neste campeonato e passa por altos e baixos, vai enfrentar o desespero da equipe do São Paulo, na casa do adversário, e mesmo Mano Menezes tendo acertado a equipe em alguns pontos, principalmente no meio de campo e ataque, vem em alguns momentos tendo dificuldade para compor o setor defensivo da equipe. Ele busca um acerto para deixar a equipe menos vulnerável, mas as constantes contusões tornam a situação muito complicada.

O Cruzeiro se prepara para a disputa das semifinais da Copa do Brasil, e terá um adversário – o Grêmio - qualificado e em boa fase no campeonato brasileiro (é o vice-líder). Serão duas partidas bem disputadas, e o time vai precisar poupar alguns jogadores nas partidas do brasileiro, para que cheguem em condições de igualdade na decisão da Copa do Brasil.

SELEÇÃO BRASILEIRA
O treinador da seleção brasileira ainda não conseguiu achar um goleiro que seja o titular da equipe, e vem fazendo várias experiências com goleiros medianos do nosso futebol. Muitos treinadores deixaram de dar oportunidade para Fábio, do Cruzeiro, que poderia ser o goleiro da seleção, sem nenhuma dúvida, pois durante vários anos foi considerado o melhor do Brasil. Mas por pressão da direção da CBF ele nunca teve esta oportunidade, o tempo passou e ficamos órfãos deste grande goleiro.

Hoje a seleção brasileira tem que conviver com Alisson, Cássio, Ederson, Muralha, que nunca deram qualquer segurança aos seus times. Eles até passaram por momentos razoáveis, mas não têm qualidades para estar na seleção brasileira. Por outro lado, o time conta com excelentes jogadores, mais uma vez convocados para as eliminatórias em partida que vai acontecer dia 31 de agosto, contra o Equador, em Porto Alegre.

A convocação para a partida não tem nenhuma surpresa, e com o grupo praticamente definido, o treinador fará algumas experiências para não ter nenhuma dúvida com os convocados para a Copa do Mundo no ano que vem.

NOVO TREINADOR
Acredito que o papel do Rogério Micale, este ano, será salvar o Atlético da degola. E posso apostar que, na próxima temporada, o novo treinador do Atlético poderá ser Cuca, que não anda com muito prestígio no Palmeiras. Ele teve uma passagem vitoriosa pelo clube, e tem potencial para realizar as mudanças que o time precisa. O Galo tem elenco, mas falta qualidade a todo o time. Com certeza Cuca teria prazer em dirigir o Atlético, onde foi campeão da Libertadores em 2013.

LEMBRANÇAS
Cloves, Tone, Raimundo, Expedito, João Eber, Pedro, Tião, João Daniel, José Franco, Ginaldo, José Sales, Luciano, Calu. Este era o time do Vila Nova de 1955. (Fonte: Livros do historiador José Augusto de Moraes).
Contato com a coluna: roberto50mg@hotmail.com.


Reação dos Leitores





Envie o seu Comentário