09/08/2017 07:41:00

Eficiência energética em prol da saúde

Ronaldo Gomes de Abreu



Divulgação

O investimento em soluções para promover o uso inteligente dos equipamentos e reduzir o desperdício de energia é um compromisso que os segmentos produtivos devem à sociedade e ao meio ambiente. Quando essa prática é feita por meio da eficiência energética e empregada em proveito dos hospitais, a saúde e toda a população são beneficiadas.

Cinco de agosto é considerado o Dia Nacional da Saúde. A data, alusiva ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, que dentre outros feitos descobriu o mosquito transmissor da febre amarela, inspira a Cemig e sua subsidiária integral Efficientia a investirem em projetos que colaboram com a saúde de Minas Gerais.

Somente neste ano, 47 hospitais mineiros terão um investimento de R$ 9,3 milhões, viabilizados por meio dos programas Energia Inteligente e Eficiência Energética. O objetivo da Cemig e da Efficientia é permitir que essas instituições diminuam os gastos com energia, podendo, dessa forma, aprimorar o atendimento e a infraestrutura oferecidos aos pacientes com os recursos economizados.

As iniciativas se destacam, principalmente, por favorecer um setor em que o funcionamento de todo o aparato elétrico e eletrônico é vital. Nesse sentido, a Cemig possibilita e incentiva o uso de equipamentos modernos, como é o caso da substituição de autoclaves - equipamentos utilizados para esterilização em hospitais - antigas por outras mais eficientes. Para receber os equipamentos, as instituições interessadas devem estar situadas em municípios da área de concessão da Cemig.

Além disso, os programas priorizam a implantação de sistemas de aquecimento solar, que já se tornaram peças-chave quando se pensa em economia de energia. Para se ter uma ideia do quanto se pode reduzir com essas intervenções, a diferença no consumo de energia faturada dos hospitais beneficiados pode chegar a 135 MWh (megawatts-hora) por mês, que são suficientes para abastecer cerca de 900 residências.

A redução no consumo de energia é um ganho para toda a sociedade, pois evita-se a operação de usinas térmicas, mais poluentes, por exemplo. No entanto, por se tratar de um setor tão indispensável quanto a saúde, a atenção ao povo mineiro é, sem dúvida, um motivo de grande satisfação para os empregados da Cemig em todo o Estado de Minas Gerais.

Vale lembrar que são beneficiados desde hospitais que fazem o primeiro atendimento a populações de cidades de pequeno e médio porte até instituições com alta capacidade de atendimento da capital mineira e de polos regionais.

Ao realizar os projetos de eficiência energética, o objetivo maior da Cemig é demonstrar a importância da economia de energia, pois ações como essas servem de exemplo para toda a sociedade, podendo gerar inúmeros benefícios para a atual e as futuras gerações.

* Diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig.


Reação dos Leitores





Envie o seu Comentário