15/07/2017 16:00:00

Mais 20 toneladas de pneus inservíveis em Ipatinga são destinados à indústria

Os pneus inservíveis são utilizados pela indústria como base para a produção de asfalto, cimento e borracha



Secom PMI


A equipe do Desurb prepara o caminhão para levar os pneus velhos à cidade de Matozinhos


A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma) realizou nesta sexta-feira (14) uma nova retirada de pneus velhos e inservíveis do Ecoponto localizado no pátio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), no bairro Cidade Nobre. Foram recolhidas 20 toneladas.

Esta é a terceira limpeza realizada no local este ano. A maioria dos pneus que são depositados no local é originária de borracharias do município, particulares ou encontrados em área de descarte irregular durante limpeza de entulho e lixo, feita por equipes do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb).

O objetivo é desafogar o espaço do Ecoponto, que está passando por reforma, com ampliação da cobertura do galpão, onde são depositados os pneus.

Além disso, o recolhimento evita que o material continue poluindo o meio ambiente e servindo como foco de proliferação de mosquitos. A expectativa é que na próxima sexta-feira (21) ocorra uma nova retirada, sendo a carga enviada para reciclagem na cidade de Matozinhos, Região Metropolitana de Belo Horizonte, como já ocorreu no fim dos meses de março e junho. Os pneus inservíveis são utilizados pela indústria como base para a produção de asfalto, cimento e borracha.

A retirada desta sexta-feira foi feita por meio de parceria existente entre a Prefeitura de Ipatinga e a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada por empresas fabricantes de pneus e ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). O organismo mantém uma rede nacional de postos de coleta e destinação adequada para os pneus descartados.

A ação está em conformidade com a Resolução 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que trata sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário